fbpx
Foto: Clovis Roman

A querida Tarja Turunen trouxe a tour Act II para a América Latina e claro, o Brasil como de tradição esteve na rota de uma das cantoras de metal bem sucedidas da Finlândia.

Mais um vez o palco da atração em  São Paulo foi o saudoso Tom Brasil que nos permite uma boa comodidade e visão de palco quando se trata de grandes apresentações, já estive por lá em shows com cadeiras na pista e sua acústica me agrada quando passo por lá.

O público como sempre, já estava na ansiedade pela apresentação, e enchendo os arredores da casa de shows com as filas no aguardo da abertura dos portões, apesar de estar agendado às 20h, não custava ter aberto antes para não comprometer os horários dos shows, mas nada alarmante.

Antes da musa do metal vir com sua tour, tive a grata surpresa de ver a apresentação ao vivo da banda Rec/All, soube 1 dia antes que eles iriam abrir o show na capital, e confesso que deveria ter ouvido melhor a banda antes, porque a qualidade musical do grupo é impressionante.

Não poderia ser também, o Rec/All é formado por dois grandes nomes do Angra, Felipe Andreoli e Marcelo Barbosa, além do vocalista Rod Rossi, que tem seu trabalho conhecido nas trilhas de séries de anime como Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z, e você acha que não teve uma delas no show? Claro né!

Foto: Kenia Cordeiro – Acesso Music

O curto show se concentrou em canções do Angra, Almah, seu o trabalho do grupo lançado em 2017 e a épica canção do Cavaleiros do Zodíaco. (Lá em nosso IGTV tem a performance dessa canção). O que me chamou atenção foi a qualidade de voz que Rod tem, poderia fácil ser vocalista justamente do Angra, se o grupo quisesse alguém na linhagem dos dois vocais anteriores (André e Edu), ele já é um fã confesso do grupo, onde elogiou os músicos Felipe e Marcelo durante a apresentação. Essa banda tem um futuro bastante positivo.

Foto: Kenia Cordeiro – Acesso Music

Passado o show da banda Rec/All, vamos ao show da noite, a nossa Tarja! A cantora já começa com a ótima “No Bitter End” e deixa o Tom Brasil em êxtase e a recepção da cantora é a mesma. Ela é sempre muito calorosa com o público brasileiro, e sua vivência na Argentina, país onde as pessoas tem também essa receptividade fez bem a ela, já que ela vem de um país onde o calor humano não é tão demostrado com desconhecidos.

Foto: Clovis Roman – Acesso Music

Mas voltando ao show, a tour foi baseado no último CD/DVD que foi lançado este ano, o ACT II, onde inclui diversos sucessos da carreira dela, covers e performances exclusivas que foi no caso da sessão acústica e gerou um certo ‘frisson’ com o que vimos. Na parte mais slow tivemos além de canções da musa, covers do Paul McCartney e dos Paralamas do Sucesso, a chiclete ‘Lanterna dos Afogados’, que mostrou uma Tarja começando a se adaptar com a língua portuguesa. Parece que a canção onde foi vista pela primeira vez no disco do Moonspell, chamou atenção da cantora. (Confira a performance em nosso IGTV!)

Foto: Clovis Roman – Acesso Music

Em resumo, os canções da tour brasileira foram divididas no disco The Shadow Self e covers, além dos outros quatro trabalhos lançados. Ainda fiquei na expectativa de ver “The Living End” ou “Underneath” porque para mim, são lindas canções e ao vivo devem ser emocionantes mas não rolou 🙁 . Lembro de “Medusa” na tour do disco ‘Colours In The Dark’ que foi uma viagem maravilhosa (clique aqui).

Foto: Clovis Roman – Acesso Music

Um dos picos altos durante o show na capital, foi um fã que jogou a bandeira LGBT e Tarja com bastante respeito pegou e ergueu para alegria do público. Já está bastante na hora do público entender que o rock/metal é de todos, independente do que você é.

Mesmo que a cantora veio em 2017, sempre é um novo show, um novo acontecimento e novos fãs que conhecem de perto o trabalho dela, será quem em 2019 ela virá ao país? A chances são grandes, afinal, Tarja é brasileira de coração pelos brasileiros!

Setlist

No Bitter End
500 Letters
Demons in You
Little Lies
Eagle Eye
Diva
Calling from the Wild
Supremacy (Muse cover)
Tutankhamen / Ever Dream / The Riddler / Slaying the Dreamer (Nightwish cover)

Acoustic
Until Silence
The Reign
Mystique Voyage
House of Wax (Paul McCartney cover)
Lanterna Dos Afogados (Os Paralamas do Sucesso cover)

The Phantom of the Opera (Andrew Lloyd Webber cover)
Love to Hate
Victim of Ritual

Encore:
I Walk Alone
Innocence
Die Alive
Until My Last Breath

 

Agradecimentos: Miriam Martinez e Damaris Hoffman

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.