fbpx

Aconteceu nos dias 28 de setembro a 14 de outubro, a segunda edição da São Paulo Oktoberfest, mais uma vez no grande espaço que é o Anhembi.

Este ano, diferente de como foi em 2017, não tiveram grandes atrações ‘super‘ famosas para atrair o público, e focou nas bandas alemãs e outras atrações divididas em dois palcos fora do Biergarten, afinal o tema foi ‘Ein Prosit’! Percorreram nos dias de festa alemã em São Paulo, cerca de 80 mil, segundo a expectativa da organização seria de 120 mil, porém foi positivo o resultado final.

Como é inevitável fazer as comparações com a primeira edição, teve diversos pontos positivos além de alguns que podem melhorar nas próximas edições, mas vamos em partes.

Sem divisões

Na primeira edição, para quem gostaria de visitar o Biergarten ou outros pontos da SP Oktoberfest, eram cobrados valores diferentes e assim ninguém tinha acesso ao espaço vizinho, este ano não teve esta divisão, e o público pode percorrer livremente em diversos pontos do espaço.

Cervejas

A patrocinadora master desta segunda edição é a Eisenbahn que dominou os espaços do Biergarten e outros pontos do Anhembi com os estandes temáticos da marca, além do grande espaço dedicado ao Camarote com open beer e open food. Ao todo foram consumidos cerca de 100.000 litros de bebidas incluindo a cerveja!

As cervejas artesanais, que tiveram um local especialmente para elas e agitou a primeira edição, ficou espalhados discretamente junto aos estandes da Eisenbahn, porém, a cada semana era uma cervejaria diferente, onde instigava o público a ser obrigado a ir toda a semana conferir as novidades (ou não).

O ponto positivo, foi da marca Eisenbahn diversificar os rótulos em diversos pontos, em alguns tinham somente a Oktoberfest, Pilsen e Pale Ale, como em outros tinham a Dunkel, American IPA e rótulos da Baden Baden. A novidade foi adição da Berliner Weisse, estilo escolhido na edição do Mestre Cervejeiro 2018 com Anne Vencedora (clique aqui) em alguns pontos, mas não era a cerveja vencedora da edição, que só foi apresentada nas últimas semanas de Oktoberfest Blumenau.

A Eisenbahn trouxe seu espaço #TodosABordo com brincadeiras para o público adquirir o bottom da marca em diversos modelo na competição do #BebaComModeração.

Caneca

Um dos grandes símbolos da Oktoberfest é a tão famosa caneca, que este ano ficou exclusivamente restrita ao camarote, mas era possível encontrar algumas pessoas com o caneca circulando pelos espaços, desta vez os seguranças não ficaram ‘pistola’ quando aparecia alguém com ela. Para não passar em branco, foram vendidos canecas personalizadas da SP Oktoberfest que deram um charme à parte.

Comida

A comida alemã esteve presente mas entrou em disputa com outras opções de gastronomia, como pizzas, baked potato e doces. Nada de anormal mas uma opção para quem não estava empolgado nas suculentas carnes. 20.000kg de comidas foram consumidos nos dias de SP Oktoberfest.

Palcos

O Bierganten se concentrou diretamente com as bandas alemãs e tiveram nomes de peso nesse estilo como a Banda Cavalinho, Vox3 e Mr.Beat. O público que já sabem de boa parte das músicas, se divertiu com as músicas alemãs além de sucessos da nossa música e internacional que foram cantada aos pulmões pelo público. Durante os dias de festa passaram nos três palcos, 110 shows dos mais variados estilos.

O palco Rock foi um dos grandes destaques desta edição, muitas bandas que estão por aí fazendo boa música mas sem os holofotes dos grandes, tiveram espaço neste local que teve bom público para curtir.

O terceiro palco foi bastante misto, por que tinham bandas de outros estilos como bandas com músicas tipicas alemãs, praticamente foi um espaço neutro em relação ao outros palcos e bastante agradável.

Brinquedos

Um dos pontos mais bacanas da Oktoberfest de São Paulo e Blumenau, foram a inclusão dos brinquedos para divertimento do público, mas diferente na edição de 2017, eles ficaram em um espaço dedicado e reservado. A grande atração, a Roda Gigante, ausente na primeira semana, voltou na segunda semana para a alegria do público, mas sem a visão ampla do evento. 🙁

Conclusões finais

No geral, a São Paulo Oktoberfest resolveu deixar as grandes atrações de lado e focar mais na festa típica, onde agradou o público em geral que lotou as primeiras semanas de eventos, porém com os contratempos de clima, a organização foi bastante prejudicada aos Domingos de evento, mas para compensar o público, disponibilizou ingressos para a semana seguinte.

As cervejas artesanais, bastante discreta nesta edição, competiu com a patrocinadora oficial Eisenbahn. As comidas estavam interessante por diversificar e não focar somente em comidas típicas alemãs.

Os brinquedos, reservados nesta edição, poderiam ter uma posição mais privilegiada para ter uma visão ampla do evento em geral principalmente quem iria na Roda Gigante.

Os palcos bem distribuídos não afetava em nenhum momento os outros pontos que aconteciam os shows. O público este ano está de Parabéns que foi muito raro encontrar momentos tensos de brigas no evento.

Anote na agenda: 10 a 27 de outubro, vem aí a 3ª São Paulo Oktoberfest!

Confira alguns cliques da festa:

Agradecimentos: Mara Conti (Cadencia Comunicação)

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.