fbpx

Nos dias 11 a 14 de março, Blumenau sediou mais uma vez a nova edição do Festival Brasileiro da Cerveja no Parque Vila Germânica em meio a pandemia coronavírus.

Digo isso por conta que logo no primeiro dia de evento, foi constatado 4 casos em Blumenau e o evento como todos sabem, tem aglomerações, troca de copos, abraços, beijos e isso estávamos fazendo sem a menor preocupação (depois caiu aquele desespero…), mas isso é outro assunto, vamos focar no Festival…

Concurso Brasileiro da Cerveja

Como todo FBC, o que antecede são os premiados do Concurso onde foi realizado no Biergarten da Eisenbahn e reuniu os cervejeiros que seriam ou não reconhecidos pelos seus trabalhos. Claro que como toda premiação, gera uma certa indignação por cervejas que ganham, porém, não é nem culpa da organização e nem dos jurados, já que todos não sabem quais serão as cervejas a serem julgadas, porém é preciso mudar as regras de envio.

Colorado

Feira Brasileira da Cerveja

Em paralelo ao FBC, a feira é exclusivamente para o cervejeiro, microempreendedor que precisar dar um up na sua marca e ou cervejaria com produtos, insumos e outros itens essenciais para que a empresa funcione da melhor maneira. Eu como não tenho cervejaria, corri apenas para garantir meu Growler dos Beatles feita pela My Growler. 😀

My Growler

O Festival Brasileiro da Cerveja

Assim como foi informado pela assessoria de imprensa, o público caiu cerca de 12% em comparada a edição de 2019, no qual já era esperado por conta do coronavírus, porém, o interessante foi o aumento de pessoas no primeiro dia do festival, cerca de 14% a mais que no ano anterior. Isso mostrou que o público estava afim de conferir o quanto antes e curtir o evento com mais tranquilidade com diversas cervejas boas.

Fonte de Cerveja (SQN)

Assim mantendo o formato de 2019, os estandes foram bem organizados, principalmente pelas marcas que geram ‘buzz’ assim espalhando nos dois pavilhões da Vila Germânica. O que notamos foi o número maior de ativações no evento para ‘Instagramar’ e marcar as cervejarias. Teve bola de Cristal da Solerum, o mago da Antídoto, Cowboys, Índias, Mascotes e entre outras atrações.

Cervejaria Irmãos Ferraro

Atrações

O FBC escolheu bem as atrações que não se reservou somente ao Rock, afinal, estamos no Brasil e a diversidade musical é grande, mas podemos ver shows de rock, samba, folk, reggae e entre outros que agitaram os 4 dias de evento.

As cervejas…

Assim como acontece todo ano, é bem complicado seguir uma lista de qual cerveja tomar, sendo que na hora surgem outras que não estavam na lista, aproveitamos e provamos para não perder. Este ano, além de focar nas premiadas, aventuramos em outras que não tomamos em outras edições, além de experimentais. Com o consumo responsável, cerveja + água, estava bem confuso identificar quais pontos eram o de água de reuso (limpeza de copos) com o de água potável. É necessário identificar certinho na próxima edição galera!

Separamos alguns chopes destaques que gostamos de tomar:

  • Catharina Sour Maçã e Hortelã (Lohn Bier)
  • Black IPA (Eisenbahn & Three Monkeys)
  • Oroboro Wood Aged (Verace)
  • Elevação Espiritual – Sour com Framboesa e Limão Siciliano (Devaneio do Velhaço)
  • Brut IPA Framboesa (Leuven)
  • Salada Duca – Wild Ale com Frutas Vermelhas (Cozalinda)
  • Akbar – Catharina Sour com Manga e Arruda (Liffey)
  • Alzira – Fruit Beer com Romã (Solerun)
  • IPA com Coco Queimado (Container)
  • Donas da P@#$% Toda – Catharina Sour com abacaxi, alecrim e pimenta rosa (Antidoto & Donas da P@#$% Toda)
  • Guava Berry (Everbrew – convidada Startup Brewing)
  • Engesa Oil – Coffee Edition – Russian Imperial Stout com café (Salvador Brewing)

Gastronomia

Este ano achei interessante as opções de gastronomia, que não só focou no Pão com Bolinho e comida alemã, destaque para a coxinha ótima que provamos por lá além do bom café da Blums (recomendo conhecer o espaço deles) e drinks que infusão de cerveja. Item que encontramos no estande da Maniba.

Não precisava…

Presenciamos e ouvimos relatos da tamanha truculência por conta dos seguranças contratados no evento a conter pequenas ‘ações’ causadas por algumas pessoas na festa. O evento é uma celebração, e sim, pode ter algumas pessoas que acabam passando dos limites, mas muito desnecessário a forma de abordagem que foi realizada. A festa é muito bonita para ter este tipo de atitude.

A edição 2021 já tem data marcada, será nos dias 10 a 13 de março e torcemos para que seja novamente um evento que abrace o público com boas as cervejas. Nos vemos lá!

Cheers!

#RockBrejaNosRolê

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

One thought on “Festival Brasileiro da Cerveja 2020: Estávamos em um mundo paralelo!”

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.