fbpx

Um show previsível onde o destaque foram os fãs.

Como todo show de uma grande banda, um Morumbi bem movimentado,  uns já “chapando” outros tirando suas fotos em frente ao estádio e é claro, o pessoal que chegou cedo já entrando para ficar no lugar mais estratégico para ver a banda, no meu caso me restou a Arquibancada e até que foi interessante, assim você tem uma visão geral de como é o show por completo.

Mas não irei contar a minha ida ao show e sim a performances do Metallica e da banda de abertura, o Raven.

Com atraso, a banda Raven inicia e visivelmente prejudicada por cantar pouco no show e com o som não estar em 100% perfeito. Por uns momentos ouvia somente um ou outro cantando, mas quase no final, o som foi quase, disse quase foi ficando bom. Apesar disso, eles empolgaram o público com os sucessos da carreira e com solo do sucesso de Sabbath, “War Pigs” e encerrando com a canção cover da mesma banda, “Symptom of the Universe”.

Com a chuva já dominando o Morumbi e também com atraso, o Metallica já começa a se preparar, mas antes com um vídeo falando sobre a turnê “By Request”, eles deixam claro que o show é somente de vocês e são suas escolhas, já começamos a ter uma prévia que seria nosso show. Antes disso, durante a espera, os fãs teriam mais uma chance de votar em mais uma música via SMS para entrar no setlist. Escolhido pela banda as 3 músicas, gerou polêmica entre os fãs mais “antigos” com os mais “novos”, já que a votação estava entre “Ride The Lightning” (Ride The Lightning – 1984), “The Day That Never Comes” (Death Magnetic – 2008) e “The Memory Remains” (Reload – 1997). “Ride…” e “The Day…” estavam brigando entre si tanto na votação quanto no público presente, mas aparentemente a torcida estava em peso para a primeira opção, falarei mais adiante quem ganhou.

Com a abertura clássica da banda, “The Ecstasy of Gold”, a banda entra com a seleção de músicas escolhidas pelos fãs, abrindo com “Battery”, com um estádio completamente lotado (ingressos esgotados), mostrou o poder e peso do Metallica. Com a chuva tomando conta do fervoroso estádio, nem fez efeito nos fãs e para a banda que tocou sem problemas e sem falhas. Vale destacar que o show foi dedicado aos fãs do começo ao fim, poucas vezes você vê no show do Metallica pequenos grupos de fãs junto ao backstage como se fossem uma parcela deles presente no estádio junto a banda. Mas o destaque foi a seleção de três fãs para conversar com a banda e anunciar as canções “Sad But True”, “Creeping Death” e “Whiskey In The Jar” e com um bônus de mais um fã tocar a intro de “Sad But True”, coisa que estes em si nunca irão esquecer. Ponto para o Metallica!

Sobre o show, um dos pontos altos foi os clássicos, “Master Of Puppets”, “Welcome Home (Sanitarium)”, “The Unforgiven”, “One “, “Nothing Else Matters”, “Enter Sandman” e “Whiskey In The Jar”. Como prometido nesta turnê, a banda tocou a inédita “The Lords Of Summer” que foi aprovada por todos presente. Porém antes de encerrar com a “Seek & Destroy”, tinha votação da canção do dia por SMS e por controvérsias dos fãs mais antigos, quem acabou ganhando com uma diferença bem expressiva foi “The Day That Never Comes”, única canção que foi tocada do último trabalho inédito. Um detalhe, se não tivesse esta votação, não teria nenhuma dela na turnê brasileira, apesar do álbum ser aprovado por todos os fãs (vá entender…).

Para mim o ponto alto do show foi a canção do álbum “Garage Inc.”, “Whiskey In The Jar”, e muito bem escolhido pelos fãs, afinal foram quase 16 anos de espera para ver esta canção ao vivo, nunca então executada em suas turnês brasileiras. Ponto para o Brasil! Porém por ser uma turnê “By Request” ficaram muitas canções ótimas de fora (“Ride The Lightning” é um exemplo), claro que poderiam escolher outras canções, mas clássicos são clássicos e os fãs mais fiéis não iriam esquecer na escolha da votação via internet. Pena que os fogos de artificios durante a canção “One” não rolou por causa da chuva :(, e teve até um “desconforto” durante a conversa de James com o público que sem querer soltou uma fumaça fora de hora, que resultou em um “esporro grátis” na produção.

Uma noite para o fã e a banda que irão ficar na memória, um show sem surpresas no setlist mas como se fosse inédito para cada um.

Metallica – “By Request” (Estádio do Morumbi – São Paulo, SP 22/03/2014)

Setlist Raven

“Take Control”
“Rock Until You Drop”
“Faster Than the Speed of Light”
“War Pigs” (Black Sabbath cover) (guitar riff only)
“Symptom of the Universe” (Black Sabbath cover)

Setlist Metallica

(Intro) The Ecstasy of Gold (Ennio Morricone song)
“Battery”
“Master of Puppets”
“Welcome Home (Sanitarium)”
“Fuel”
“The Unforgiven”
“Lords of Summer”
“Wherever I May Roam”
“Sad but True”
“Fade to Black”
“…And Justice for All”
“One”
“For Whom the Bell Tolls”
“Creeping Death”
“Nothing Else Matters”
“Enter Sandman”

Encore:
“Whiskey in the Jar” (Lena Bourne Fish cover)
“The Day that Never Comes” (Escolha do público via SMS durante o show)
“Seek & Destroy”

Foto tiradas do celular:

IMG_20140322_201548192 IMG_20140323_240309750 IMG_20140323_240506755

Fotos: Flavio Moraes/G1 – Mais em http://glo.bo/1h9dnU3

metallica_spmetallica_sp2 metallica_sp3

Post da banda pós-show em São Paulo:

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.