fbpx

Banda de São José do Rio Preto/SP, formada ha 12 anos (2006), que possuem em sua bagagem os discos “H.U.C.” (2010), “Unpuzzle!” (2011) e um EP de covers “The Trick Side Of Some Songs” (2016), além do maravilhoso “Espresso Della Vita: Solare” (2018), motivo deste review.

Solare” é a primeira parte de uma obra conceitual complementada por uma futura parte chamada “Lunare“. Estes dois trabalhos sugerem uma observação da vida humana como “se fosse uma viagem de trem“, segundo o vocalista Fabio Caldeira.

As 12 horas do dia são representadas por estas 12 canções de “Solare” e o próximo volume se chamará “Lunare” e também terá 12 faixas representadas por 12 horas da noite.

Quem assina a produção é o renomado mestre Adair Daufembach e que também toca todas as guitarras do disco.

Faixas progressivas na medida certa, solos de guitarras concisos, bateria literalmente lapidada à mão e baixo, por muitas vezes, ressaltado aos nossos ouvidos! Timbres incrivelmente limpos e pesados ao mesmo tempo, tudo muito técnico e não repetitivo.

Me fez lembrar de bandas como Dream Theater, Angra, Genesis e Pink Floyd das quais gosto muito.

Destaques para as músicas:
Origami“, uma “Intro” que já mostra com clareza a ambientação do disco, ou seja, uma locomotiva adentrando nossas vidas, mentes e sentimentos;

I a.m. Living” com seu refrão marcante e com boas “palhetadas” de baixo;

Rooster Race” extremamente rápida com pitadas de baião;

A épica faixa “The Seed” com seus mais de 15 minutos de duração;

E, minha faixa favorita: “Penitência“. Única música cantada em português e conta com uma participação mais do que especial. Estamos nos referindo à D.Rose, avó do vocalista Fabio Caldeira que canta um trecho da música. Esta é a faixa mais pesada e atípica do disco.

Arte
Pessoal, se tem uma coisa que eu aprecio são os detalhes gráficos dos trabalhos que recebemos para review e vou registrar aqui algo bem atípico: o material que recebi é algo ímpar, único e feito com muito bom gosto, feito com muito carinho e dedicação.

Recebi uma sacola parda com o logotipo da banda contendo:
2 adesivos com logo da banda, CD Espresso Della Vita: Solare e uma cópia de uma carta da banda, feita à mão, agradecendo o carinho de todos os envolvidos e a importância deste trabalho tanto para os integrantes quanto para fãs e amigos. E no final todos autografam como forma de registrar que todos os integrantes aprovam e assinam tudo o que foi feito.

Tanto a capa e encarte são assinadas pela artista plástica Juh Leidl.

No encarte, além das letras também encontramos agradecimentos, detalhes da arte, produção, ficha técnica, fotos dos integrantes, percussão e etc, além da ótima diagramação .

No Geral
Um ótimo disco com sonoridade progressiva calcado em bandas dos anos 70 mas que também navegam por mares oitentista e sem perder sua identidade contemporânea.
Estamos ansiosos pelo próximo volume!
Vão levar 8 brejas extremamente geladas!

Formação
Fábio Caldeira – Vocals, piano
Renato Somera – Baixo, backing vocals
Heitor Matos – Bateria, percussão
Neemias Teixeira – Teclados

Track List
01. Origami
02. I a.m. Living
03. Rooster Race
04. Daily View
05. Water Birds
06. Keep Trying
07. The Seed
08. Far West
09. Across the River
10. Penitência
11. Hijos de la Tierra
12. Trainsition

NOTA:  08/10

Agradecimentos: Susi dos Santos e Eliton Tomasi (Som do Darma)

By Alex Silva

Headbanger desde que se conhece por gente, Design Gráfico de formação, fissurado por discos de vinil de bandas de hard/rock/metal/punk nacional dos anos 80/90´s, no entanto um apreciador de uma boa música, independente de estilos.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.