fbpx

Quando recebi a notícia que iria ter uma reunião com a formação clássica do Shaman, me veio um filme louco em minha cabeça ao lembrar da banda.

Lá em 2002 que o grupo surgiu, tive a oportunidade de acompanhar somente em 2003 com o lançamento do Ritualive que foi o álbum pontual para que eu virasse um fã de carteirinha, mas ainda faltava algo, vê-los ao vivo.

A oportunidade aconteceu quando ganhei ingressos na 89 – Radio Rock para vê los no saudoso Kasebre Rock Bar, mas por ironia do destino, não consegui ir, uma pena.

Em 2005, teve então a grande chance de vê los pela primeira vez ao vivo, numa apresentação onde tinha como banda principal, a britânica Nektar e a brasuca Violeta de Outono no Tom Brasil, já neste período, o grupo tinha lançado o disco ‘Reason’, mostrando um lado mais cru da banda, com a ausência da bateria de dois bumbos, marcante ao comando de Confessori.

A expectativa foi mil e o retorno na apresentação foi muito esperado, uma banda afinada, atenciosa e André Matos em seu momento brilhante na noite.

O choque do fim do grupo por conta de ‘novamente’ (vide Angra) conflitos entre os integrantes, segundo o ‘diz-que-me-diz’, deixou uma lacuna que poderia ter sido mais na carreira do Shaman.

Assim, o dia 22 de setembro de 2018, me fez voltar em 2005, com aquela expectativa, ansiedade e agora com os meus 34 anos nas costas (antes com 21), foi uma viagem que não queria voltar a realidade.

O show foi executado ‘LITERALMENTE’ na íntegra os dois saudosos discos da banda, Ritual e Reason, com destaques nos mini docs apresentados antes, e durante o show com os bastidores dos dois álbuns, mas o que mais chamou atenção foi o depoimento de Andre Matos sobre a banda, ele disse que não sabia como seria o futuro da banda, onde o futuro é o agora. Ficou martelando isso, por conta de tudo que ocorreu com os integrantes e parecia que ele saberia desse destino.

Na apresentação, eles começaram a desfilar com o álbum ‘Reason’ e sua explosiva ‘Turn Away’, mas claro que o destaque foi ‘Innocence’ cantada aos pulmões pelos fãs, chegou até arrepiar em diversos momentos (o vídeo está em nosso IGTV no Instagram). Reason para mim, é um disco perfeito do começo ao fim e na íntegra foi até mais do que incrível.

Já na segunda parte da apresentação, o clássico Ritual foi colocado a prova, e foi porrada atrás de porrada! Here I Am, Distant Thunder, For Tomorrow, Time Will Come, Over Your Head até chegar em ‘Fairy Tale’, um dos grandes sucessos da banda, que foi até trilha sonora de novela global, mais precisamente, a novela O Beijo do Vampiro (2002), tema do personagem Bóris (Tarcísio Meira /Igor Pivomar).

Para a participação de ‘Pride’, que no disco tem o Tobias Sammet, foi convidado o Bruno Sutter, o nosso Detonator do Massacration que faz uma bela parceria com o Andre na canção, poderia investir mais nela hein!

Porém, como já sabíamos que era a última, o público gritou em massa ‘Volta! Volta! Volta!…’, em relação ao grupo retomar suas atividades e lançar um álbum de inéditas. Adoraria muito sentir como será o Shaman Anos 10, com um trabalho inédito, já que como grupo e apresentação ao vivo, foi simplesmente mágico e voltar ao tempo com eles foi bastante especial, porém é bom deixar o tempo dizer, após esta tour inesperada, onde iria somente acontecer um único show, justamente neste mesmo dia 22, e que foi maravilhosamente com ingressos esgotados.

Shaman ainda tem folego como um grupo, já que deixou esse vazio entre os fãs, agradeço imensamente por ter participado deste dia histórico no metal brasileiro!

Setlist

Reason
Turn Away (First time live since 2012)
Reason (First time live since 2006)
More (The Sisters of Mercy cover)(First time live since 2006)
Innocence (First time live since 2006)
Scarred Forever (First time live since 2006)
In the Night (First time live since 2005)
Rough Stone (First time live since 2005)
Iron Soul (First time live since 2006)
Trail of Tears (First time live since 2006)
Born to Be (First time live since 2005)

Ritual
Ancient Winds
Here I Am (First time live since 2012)
Distant Thunder (First time live since 2006)
For Tomorrow
Time Will Come
Over Your Head (First time live since 2005)
Fairy Tale
Blind Spell (First time live since 2009)
Ritual (First time live since 2005)
Pride (with Bruno Sutter) (First time live since 2006)

Fotos: Dener Ariani

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.