fbpx
Foto: Camila Cara

A tour US+Them do Roger Waters chegou ao Brasil em um momento bastante conturbado, afinal, anos de eleições presidenciais e opiniões bastantes divididas.

Mas quem conhece toda a carreira do músico, sabe que ele sempre foi e sempre será um ativista em prol dos direitos humanos e suas criticas por diversos líderes no mundo, serão mencionados com ou sem polêmica, mas isso é assunto para depois, agora sobre o grande show….

O palco já é uma atração e tanto, com um telão bem nítido que faz uma grande interação a cada canção que é apresentada e também é aberto, ou seja, se chovesse, haveria pequenos problemas.

Foto: Camila Cara

A tour que passou por diversas cidades brasileiras foi focado principalmente nos grandes sucessos do Pink Floyd em apresentações espetaculares, destaques para ‘Time’ e ‘Wish You Were Here’ que encantou o público na primeira parte do show. Um dos pontos máximos claro foi a ‘Another Brick In The Wall’ Parte 2 e 3 com adolescentes nas camisas os dizeres ‘Resist’, onde daria o início de toda polêmica nas apresentações do músico no país. (Vídeo completo em nosso IGTV)

Antes do começo da segunda parte, Roger Waters sempre lista os nomes de líderes mundiais que são considerados Neo-Fascista, e no Brasil o nome de Jair Bolsonaro acabou aparecendo em sua primeira apresentação no dia 9 de outubro, e a reação foi inesperada até pelo músico. Já no segundo show, no qual, este que estou ‘resenhando’, ele se ‘auto’ censurou e cobriu o nome do político e ecoou palmas, vaias e diversos gritos de #EleNão, mas claro que o show tinha que continuar, afinal, teria a parte 2 a caminho. (Vídeo completo em nosso IGTV)

Começando o clássico Dogs indo para o destaque ‘Pigs’ e seu porco gigante que rodeava o Allianz Parque e mensagens de protesto que Roger mostrava durante a apresentação, porém poucos acharam ofensivo, já que o Allianz, estádio do Palmeiras, tem o seu mascote justamente um porco, mas nada que fosse diretamente ao clube esportivo.

‘Money’ chega com mais peso as criticas para os líderes que fazem tudo por grana sem pensar no próximo e com ataques ao líderes e também o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump junto a imagens fortes de desigualdade social que ainda é realidade no mundo. Os ânimos que começa se acalmar aos poucos com a linda ‘Us an Them’ e ‘Smell The Roses’, canção do álbum do músico que justamente em sua divulgação no Brasil, fez uma montagem na capa de seu disco com a imagem do então presidente Michel Temer e o dizeres #ForaTemer em relação ao suposto golpe aplicado a antiga presidenta Dilma e seu impeachment.

‘Eclipse’ deu um show à parte com os efeitos nos lasers no palco mas desta vem sem a mensagem de #EleNão, como segundo o músico, não era para ter aparecido naquele momento, e também por conta do grande barulho que dividiu opiniões no show anterior.

O encore foi especial com Mother e Confortably Numb, que nos deixou com aquele gostinho de quero mais mas os ânimos foram acalmados pela bela apresentação mas com um Roger menos agressivo em seus protestos.

Os fãs que estavam lá, sabem que boa parte das canções do Pink Floyd tem um cunho ‘pesado’ ao assuntos do mundo, vide exemplo ao icônico The Wall e a história de Roger Waters com sua família que deixou ainda mais critico ao que acontece no planeta e com o seu poder de informação, faz isso uma grande alerta e ao mesmo tempo um lindo show com uma visão bem diferente.

Foto: Camila Cara

Setlist

Breathe (Pink Floyd song)
One of These Days (Pink Floyd song)
Time (Pink Floyd song)
Breathe (Reprise)(Pink Floyd song)
The Great Gig in the Sky (Pink Floyd song)
Welcome to the Machine (Pink Floyd song)
Déjà Vu
The Last Refugee
Picture That
Wish You Were Here (Pink Floyd song)
The Happiest Days of Our Lives (Pink Floyd song)
Another Brick in the Wall Part 2 (Pink Floyd song)
Another Brick in the Wall Part 3 (Pink Floyd song)

Set 2:
Dogs (Pink Floyd song)
Pigs (Three Different Ones)(Pink Floyd song)
Money (Pink Floyd song)
Us and Them (Pink Floyd song)
Smell the Roses
Brain Damage (Pink Floyd song)
Eclipse (Pink Floyd song)

Encore:
Mother (Pink Floyd song)
Comfortably Numb (Pink Floyd song)

Agradecimentos: Fellipe Aquino (BM)

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.