fbpx
Foto: Divulgação

A nossa 24ª edição do RockBreja + Prosa vem direto do Rio de Janeiro e fala com o vocalista da banda Planar, Leonardo Braga! O músico, lúpulomaníaco, contou sobre a fase da banda, o álbum mais recente “Invasão”, paixão pelo rock e sua experiências com a breja.

O Planar é uma banda do Rio de Janeiro formado pelos integrantes Leonardo Braga (vocal), Leonardo Vilela, Ivan Roichmann (bateria) e Alan Lopes (guitarra). Eles lançaram dois EP, mas somente em 2014 que teve seu primeiro debut album chamado “Invasão” e foi muito bem recebido pela critica que considerou como um dos grandes lançamentos daquele ano. A banda segue em turnê de divulgação do disco em diversas localidades no Brasil.

Pegue sua IPA e leia a entrevista!

ROCKBREJA: Obrigado por nos conceder uns minutos em entrevista ao nosso site, me fale um pouco do começo do Planar:

Leonardo: A gente é que agradece o espaço e o convite.

O Planar surgiu cerca de 8 anos atrás, de uma necessidade de tocar e dar vida própria às nossas composições. Na época, alguns de nós estudávamos juntos. De lá pra cá, muita coisa mudou. Desde a sonoridade até os integrantes. A formação atual tem um pouco mais de três anos.

 

ROCKBREJA: “Invasão” é o primeiro álbum da banda (antes do EP “Tanto Mar”), existe uma história por trás nas composições?

Leonardo: “Invasão” é nosso primeiro álbum completo, com onze faixas e que foi distribuído fisicamente por uma gravadora. Existe muita história por trás das composições. É um disco extremamente confessional e autobiográfico.

 

ROCKBREJA: Teve alguma faixa que acabou ficando de fora e pode estar no próximo disco?

Leonardo: Sempre tem. O processo de gravação e composição de “Invasão” foi um pouco diferente do que estávamos acostumados a fazer. Tínhamos algumas músicas e a partir daí escolhemos as que achamos que tinham mais a cara do disco que queríamos lançar. O restante nós fomos compondo ao longo do processo de gravação. Por isso demorou quase um ano.

Nesse processo, algumas faixas ficaram de fora. Uma delas foi “Cabe a você”, que tem um vídeo acústico no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=SpFmEPMBLjA) e volta e meia pedem nos shows. Agora, se vai estar no próximo disco ou não só o tempo vai dizer. Rs

Ainda não pensamos na sonoridade e no caminho do próximo álbum, mas se acharmos que tem a ver com o conjunto, ela entra.

Foto: Divulgação
Planar / Foto: Divulgação

 

ROCKBREJA: O termo “Rock Alternativo” é muito relativo, já que classificam as bandas como um estilo de música que não é tão “popular” como os outros. A sua música é considerada como um “Rock Alternativo”?

Leonardo: Costumamos dizer que o Planar é uma banda de “Rock”.

Vejo o “Invasão” de uma forma bastante plural. Os sub-rótulos se misturam enquanto você passeia pelas músicas. No meio do disco tem uma sequência que, pra mim, ilustra bem isso: “Aqui de Cima”, “Salão de Festas”, “Conversa Debaixo D’água” e “Vendaval”. São músicas que entregam momentos muito diferentes ao ouvinte, mas todos dentro do Rock.

 

ROCKBREJA: Como começou a sua paixão ao Rock?

Leonardo: Começou bem cedo, vendo meus primos e primas mais velhos ouvindo música e tocando guitarra. Eles sempre ouviram rock e isso mexia muito comigo. Foram minhas primas que me ensinaram os primeiros acordes de guitarra e me deram os meus primeiros discos de rock.

5 - Leo_cerveja
Foto: Arq. Pessoal

ROCKBREJA: Nosso site, falamos de cerveja, você gosta de algum tipo de breja?

Leonardo: Sou muito fã de IPA. Pra mim, quanto mais lúpulo, melhor.

 

ROCKBREJA: Tem alguma breja que você tomou e achou interessante o sabor dela?

Leonardo: Para uma pessoa indecisa como eu, esse é o tipo de pergunta que dá nó na cabeça. rs

Já tiveram muitas, mesmo. Mas uma cerveja que me marcou foi a Pliny the Elder, da Russian River. É uma Imperial IPA extremamente bem balanceada. Quando dei o primeiro gole, achei tão incrível que corri pra acordar minha mulher, pra ela provar. rs

plinytheeder
Pliny the Elder (Estilo: Imperial IPA / Teor Alcoólico: 8% / IBU: 100 / Cervejaria: Russian River Brewing / País: Estados Unidos)

 

ROCKBREJA: Rock + Breja o que vem em sua cabeça esta combinação?

Leonardo: Não tem como dar errado. A primeira coisa que me veio à cabeça foi o show do Incubus no SWU de 2010. Foi a banda toda, menos o Alan, que na época ainda não tocava com a gente.

Festivais e cerveja são sempre uma boa combinação.

 

ROCKBREJA: Uma mensagem final para os fãs do Planar no RockBreja:

Leonardo: Gostaríamos de agradecer muito a todos que acompanham e compartilham nosso trabalho. Dividir nossos momentos com vocês é essencial e revigorante. E fica aqui o nosso “bem vindo” aos leitores do RockBreja que estão nos conhecendo agora. Espero que nos encontremos mais vezes.

Links:
http://www.planaroficial.com.br/
https://www.facebook.com/planaroficial
http://www.youtube.com/planaroficial
http://instagram.com/planaroficial
http://www.soundcloud.com/planaroficial

 

Agradecimentos: Nathalia Corrêa (Build Up Media) pela ajuda na entrevista! 😉

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.