fbpx

Ahooooy seus vermes! Opa, me desculpem caros leitores, é que tantas idas à este bar pirata magnífico tiveram efeitos maiores em mim do que eu esperava. E se tem uma coisa que o Brewpub Weird Barrel nos mostrou nesse começo de 2019 é que não está pra brincadeira.

Weird Barrel – Cervejaria Pirata de Ribeirão Preto / Foto: Aline Dias
Weird Barrel – Cervejaria Pirata de Ribeirão Preto / Foto: Aline Dias

Primeiramente quero agradecer mais um vez o espaço no RockBreja para relatar a delícia que é morar em uma cidade que, embora interiorana, tem um movimento cervejeiro promissor como muitas grandes capitais. Muitos já devem ter visto eventos consolidados em Ribeirão Preto/SP como Slow Brew Ribeirão Preto e IPA Day, que fazem a alegria dos sedentos por uma breja de qualidade.

Porção de nome inusitado: culhões do capitão e no copo a deliciosa Fruit Beer Bad Luck

Foto: Aline Dias
Foto: Aline Dias

Mas o que dizer do Weird Barrel?!? Sua autenticidade é destaque na cidade e a razão de eu estar escrevendo sobre esse bar é que, em abril de 2019, eles completaram quatro anos de existência com uma carta de cerveja de extrema qualidade e um espaço único. Aproveitei as diversas comemorações ao longo do mês para conversar com um dos sócios (Rafael Moschetta) e tentar entender de onde surgiu essa ideia maluca e de sucesso que atrai desde beberrões a grupos de amigos com seus familiares. É rotineiro encontrar pelo bar crianças brincando e cachorros à vontade, criando um ambiente super agradável e uma fidelização de respeito.

A cada Ale os sócios vão pensando em coisas bem irreverentes! Já teve sábado de feijoada durante a visita da Cervejaria Beau’s All Natural Brewing Co, 1º Campeonato Weird Barrel de Dados Mentirosos, 1ª Batalha de Bandas onde os clientes votavam na campeã – no caso a On The Road – para tocar no dia do aniversário. E inclusive uma corrida de 4km no final deste mês que, como eles mesmo disseram, ajudaram os marujos a “alongar as pernas de pau”.  Não posso deixar de destacar uma espécie de tributo aos VIPiratas. Os 15 clientes mais fiéis são homenageados durante a produção de cervejas sazonais do bar ao longo do ano; fazendo uma divertida bagunça, com direito à cerimônia e até a foto colada num hilário painel!

Painel dos VIPiratas

Foto: Aline Dias
Foto: Aline Dias

Banda On The Road (@projeto.ontheroad) e o aquecimento da 1ª Corrida do Pirata

Foto: Aline Dias
Foto: Aline Dias

Num primeiro momento minha maior curiosidade foi sobre o começo dessa ideia de um bar pirata nesse brewpub . O Rafael – formado como Sommelier de cerveja em 2011 –  “estava cansado da “frescalização” da cerveja”. Comparando com o cenário do vinho,  ele se incomodou em como o meio cervejeiro estava se tornando cheio de regras. Na procura de livramento desses dogmas, eles chegaram à tal da pirataria com uma contextualização histórica da India Pale Ale. Com a colonização do Caribe “ a gente chega numa história de um navio que se perde e estão desesperados que acabou o rum e se deparam com um navio inglês indo para a Índia, Quando eles saqueiam esse navio encontram um barril estranho (Weird Barrel).”.

No começo a “dificuldade foi trazer uma proposta diferente. Quando a gente chegou no conceito de pirataria a gente se prendeu muito na história do incomum. A gente não queria ser uma pirataria do Walt Disney tipo Piratas do Caribe, queríamos o nosso pirata. Então criamos um lema que era produzir cervejas incomuns para quem não tinha medo do desconhecido e gostava de uma irreverência.”. (Obrigada por isso!)

Rafael Moschetta / Foto: Aline Dias

Mesmo com resistências ao desconhecido, do receio da proposta não dar certo no interior de São Paulo, eles seguiram em frente. Participante de parcerias (Polo Cervejeiro), organizadores do IPA Day e etc., eles estão consolidando cada vez mais sua marca; percebendo, acima de tudo, que o público está captando sua personalidade.

E seguem firmes e fortes! Ao indagar se costumam receber críticas pelo estilo único do bar (desde textos bem-humorados até não ter uma clássica American Lager no cardápio) o Rafa reafirma  que estão “criando uma identidade”. Mas também reforça que não é excludente. Tem estilos com características que “não decepciona um cara que já toma cerveja mas não choca o cara que é leigo.”.

IPA DAY 2017 / Foto de Aline Dias

Em 2015 conheci esse espaço numa vinda como turista e se tem algo que posso afirmar, com propriedade, é que nenhum entusiasta cervejeiro que estiver em Ribeirão Preto se arrependerá de visitar esse lugar. O Weird Barrel é o resultado de que “a galera que tem vontade de experimentar o novo” E seguirão sempre inovando, cientes dos desafios que virão, mas sem deixar de nos surpreender. Questionado sobre o futuro, soube até que estão interessados em expandir. Estão “desenhando diferentes formatos de operação mais simples até replicar o brewpub”. Que a polícia ou o governo não me entendam mal ao dizer isso mas VIDA LONGA À ESSA PIRATARIA! Cheers!

Um pouquinho mais do espaço…

Foto: Aline Dias
Foto: Aline Dias

By Aline

Historiadora por formação e Sommelier de Cerveja e Mestre em Estilos por paixão! Formada pelo Instituto da Cerveja Brasil, fico cada dia mais maravilhada por esse universo cervejeiro e sua diversidade. Atualmente moradora de Ribeirão Preto/SP, aproveito o clima quente da cidade pra usar de desculpas e beber mais. Cheers!

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.