fbpx

A Fuller’s é uma das mais antigas cervejarias no Reino Unido e quando se trata de excelência em cervejas inglesas, eles são as primeira opções!

Aqui no Brasil a cervejaria além de ser opção em provar cervejas inglesas, é matéria de estudo para os cursos voltados a área, afinal, diferenciar as cervejas de outras escolas cervejeiras, ela ajuda e muito (eu quem o diga!).

E por ter essa adoração e anos com a Boxer do Brasil, importadora da marca no país, trouxe novamente a edição da requisitada Vintage Ale ao Brasil. A edição claro, é a de 2018 tanto em garrafa quanto em chope que vem pela primeira vez, porém, num evento exclusivo para a mídia (nós), teve a degustação vertical das outras edições até 2013.

O interessante de uma degustação vertical é sentir como a cerveja pode tanto evidenciar notas não sentidas no ano de seu lançamento quanto o equilíbrio ao decorrer do tempo da cerveja.

Você pode adquirir algumas das edições da Vintage Ale ou outras da Fuller’s na loja virtual da Boxer no link abaixo.

https://www.boxerbeers.com

Vamos as degustações?

Vintage Ale 2018 (Estilo: English Strong Ale / ABV: 8,9% / IBU: 40)

O tema da edição 2018 foi Best of British, em homenagem a boa amizade que a cervejaria tem com os seus parceiros e colegas de industria e fornecedores. Teve a adição de novos ingredientes como o lúpulo britânico Olicana. O resultado é uma cerveja de coloração âmbar, aroma de malte remetendo a caramelo, biscoito e toffee que no paladar fica em equilíbrio. Corpo é médio/baixo, amargor médio/médio, final seco.

Vintage Ale 2017 (Estilo: English Strong Ale / ABV: 8,5 % / IBU: -)

Neste edição que completou 20 anos, trouxe a de nº21 com a estreia da nova cervejeira da casa, Georgina Young e novas combinações do malte e lúpulo jamais vista na Fuller’s. A cerveja ficou bem interessante, de coloração âmbar, aroma de malte remetendo a caramelo, tosta, leve amendoim que condiz no paladar. Corpo médio/baixo, amargor baixo e final seco.

Vintage Ale 2016 (Estilo: English Strong Ale / ABV: 8,5 % / IBU: -)

Apesar do estilo ser English Strong Ale, alguns dizem que ela pode ser considerada uma Barley Wine, além que nesta edição teve a adição do lúpulo Nelson Sauvin, resultando numa coloração âmbar, aroma de malte, tosta, caramelo e frutado que condiz no paladar evidenciando o dulçor. Corpo e amargor médio/baixo, final seco.

Vintage Ale 2015 (Estilo: English Strong Ale / ABV: 8,5 % / IBU: -)

A edição de 2015 celebrou os 50 anos do malte Maris Otter ou seja, teve malte britânico para karalha na receita! Porém parece que ela foi melhorando com 3 anos de guarda. De coloração âmbar, aroma de malte, caramelo, toffee, leve herbal e madeira que condiz no paladar. Corpo médio/baixo, amargor baixo, final seco.

Vintage Ale 2014 (Estilo: English Strong Ale / ABV: 8,5 % / IBU: -)

A nossa preferida! Para diversificar, a de 2014 resolveu explorar os lúpulos americanos com a adição do Cascade e Liberty em sua receita, além da validade ser bem longa para deixar de guarda, 31/12/2024. Quem ainda tem, aproveita e guarda por mais um tempo! A cerveja tem uma coloração âmbar, aroma de malte, toffee, caramelo leve frutado que no paladar ficam em equilíbrio com o álcool no aftertaste. Corpo e amargor médio/baixo, final seco.

Vintage Ale 2013 (Estilo: English Strong Ale / ABV: 8,5 % / IBU: -)

A ediçaõ de 2013 também foi voltada aos lúpulos ingleses resultando numa cerveja de coloração âmbar, aroma de malte, caramelo, toffee que condiz no paladar. Corpo médio/baixo, amargor baixo e final seco.

Neste resultado da degustação vertical, as melhores que tiveram mudanças positivas em suas características são as de 2014 e 2015, onde o dulçor e notas do malte ficaram melhores com o tempo. 2018 apesar de ser novinha, com o tempo ela pode melhorar por uns 2 anos de guarda, assim vale para a de 2017.

Para a trilha dessa ótima degustação vertical, vamos revisitar um grande sucesso repaginado….

Cheers!

 

#QualeuBebo

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.