fbpx

Em setembro, a TV no Brasil celebrou suas sete décadas trazendo entretenimento, informação, fofocas e o Rock sempre esteve presente nestes momentos.

Na celebração dos 70 anos, listamos o que foi marcante no Rock seja em festivais como até mesmo na requisitada novela, vamos lá?

O início do que seria o Rock no Brasil…

Na TV Record foi criado o programa Jovem Guarda em 1965 apresentado por então Roberto Carlos, com a ajuda dos eternos amigos Erasmo Carlos e Wanderléa, a nova onda transformava a música em linguagem, moda e comportamento, é considerado um dos fenômenos nacionais no século XX.

Nessa década surgiram grandes artistas que contribuíram muito para o Rock como Jerry Adriani, Ronnie Von (e seu rock psicodélico), The Fevers e entre outros.

Foto: Divulgação

Rock nas Novelas

Uma das maiores vitrines de divulgação é ser trilha sonora de novela no Brasil, isso já é um fato comprovado há décadas e surgiram vários hinos marcantes nas novelas, a maioria delas são da poderosa Rede Globo…

  • ‘I Should Have Known Better’ – Jim Diamond (A Gata Comeu – 1985, Rede Globo)
  • ‘Is This Love’ – Whitesnake (Breja & Chique – 1987, Rede Globo)
  • ‘How Can I Go On ‘ – Freddie Mercury & Montserrat Caballé (Que Rei Sou Eu? – 1989, Rede Globo)
  • ‘Noite Preta’ – Vange Leonel (Vamp – 1991, Rede Globo)
  • ‘Cryin’ – Aerosmith (Sonho Meu – 1993, Rede Globo)
  • ‘A Viagem’ – Roupa Nova (A Viagem – 1994, Rede Globo)
  • ‘All By Myself’ – Sheryl Crow (Pátria Minha – 1995, Rede Globo)
  • ‘Easy’ – Faith No More (História de Amor – 1995, Rede Globo)
  • ‘Wonderwall’ – Oasis (Vira Lata – 1996, Rede Globo)
  • ‘Fairy Tale’ – Shaman (O Beijo do Vampiro – 2002, Rede Globo)
  • ‘Misunderstood’ – Bon Jovi (Mulheres Apaixonadas – 2003, Rede Globo)
  • ‘Palavras ao Vento’ – Cassia Eller (Da Cor do Pecado – 2004, Rede Globo)
  • ‘Te Levar’ – Charlie Brown Jr (Malhação – 1999 à 2006, Rede Globo)
  • ‘Charlie Brown’ – Coldplay (Avenida Brasil – 2012, Rede Globo)
  • ‘Serpente’ – Pitty (Totalmente Demais – 2015, Rede Globo)
  • ‘Together’ – The XX (Além do Tempo – 2015/2016, Rede Globo)
  • ‘The Chain’ – Fleetwood Mac (O Sétimo Guardião – 2018/2019, Rede Globo)
  • ‘It Must Have Been Love’ – Roxette (Verão 90 – 2019, Rede Globo)
  • ‘Sentimental’ – Los Hermanos (Amor de Mãe – 2020, Rede Globo)

Ainda falando em novela…

A personagem de Regina Casé, Tina Pepper em Cambalacho (1986 – Rede Globo), fazia uma homenagem a Tina Turner e foi sucesso no Brasil todo.

Tina Pepper / Foto: Divulgação

Teve a febre da Malhação 2004 com a criação da banda fictícia ‘Vagabanda’ que impulsionou a carreira solo de Marjorie Estiano, que era a vocalista da banda, nas rádios brasileiras com o single ‘Você Sempre Será’, que também era a música do grupo.

Esq. para Dir. Guilherme Berenguer (Gustavo), João Velho (Catraca) e Marjorie Estiano (Natasha), personagens da Vagabanda. / Foto: Divulgação

Já em 2016, a novela Rock Story contou a história do roqueiro fictício Guilherme Santiago (Vladimir Brichta) que fez sucesso nos anos 90 e tenta voltar às paradas, porém uma de suas músicas foi roubada por um empresário que gerencia um cantor sertanejo, Léo Régis (Rafael Vitti), no qual estourou no Brasil com a música de Guilherme. A novela também criou a banda fictícia de pop rock, 4.4.

Gui Santiago e Banda 4.4 (Rock Story) / Foto: Divulgação

A trilha sonora que era uma pérola, teve bastante nomes do rock por lá e contamos nesse post aqui.

Shows de Rock na TV…

Com a TV, os público teve a oportunidade ver dentro de casa seu ídolo cantando grandes sucessos da carreia e até mesmo começar a admirar aquele artista. Festivais como Live Aid, Rock In Rio, Lollapalooza foram transmitidos para todo o Brasil.

E o melhor momento ever foi ‘Love Of My Life’ do Queen no Rock In Rio 1985.

Rock na TV

Em 1990, o público jovem ganhou um canal para chamar de ‘meu’, a MTV Brasil. Comprado o licenciamento de transmissão pelo Grupo Abril, a emissora transformou o gosto musical e lançou tendências além de bandas novas. Programas como Fúria Metal, Clássicos MTV, Acústico MTV, Disk MTV e Top 20 Brasil tinham muitos artistas Rock figurando pelo canal musical.

Obrigado MTV Brasil!

Luau MTV Charlie Brown Jr. / Reprodução: YouTube

Com a saída do Gastão da MTV, ele apresentou na TV Cultura, o elogiado ‘MusiKaos’ que trazia nomes do rock tanto conhecidos, como não tão conhecidos pelo público.

Rock em reality show

A onda reality show musicais tomou conta do mundo e chegou no Brasil. Nomes até então desconhecidos, começaram a ganhar uma nova ‘onda’ de fãs graças aos programas que participaram.

Na Rede Globo em 2014 foi criado o programa Superstar, que tinha a missão de soltar ao mercado um novo grupo no Brasil. Na primeira edição, a banda pop rock Malta conquistou o público e jurados que sempre votaram à favor da banda que se consagrou como Campeões. Já na segunda temporada em 2015, tivemos a grata surpresa de ter o Scalene que foram vices e fizeram diversos shows no Brasil por conta da apresentação no reality. Nomes como Supercombo, Versalle, Suricato e Plutão Já foi Planeta estão na lista de bandas que estão na ativa e tiveram grande exposição por conta do programa.

Scalane no Superstar (2015) / Foto: Divulgação

Os 70 anos da TV Brasileira foram muito bem servidos ao Rock e claro que já está nos momentos icônicos da TV. Parabéns!

Cheers!

 

#PapoDeRockeiro

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

One thought on “70 anos da TV no Brasil – O Rock nas telinhas!”

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.