Fabiana Santos (The Leprechaun)

Fabiana Santos (The Leprechaun)

Entramos em nossa décima edição do RockBreja + Prosa e não poderia passar em branco! Conversamos com vários brejeiros mas nunca com uma brejeira. A escolhida foi Fabiana Santos da banda folk The Leprechaun. A vocalista falou um pouco sobre o mais recente álbum, paixão pelo rock e seus gostos no mundo cervejeiro!

A banda The Leprechaun foi reformulada em 2012, da antiga fase permaneceram os integrantes Eric Fontes (baixo), Fernando Zornoff (bateria) e Rafael Schardosim, que trocou a guitarra por banjo! Sim! Isso mesmo! E com esta mudança eles chamaram a Fabiana Santos para os vocais, no violão Bruno Stankevicius e Paulo Sampaio e no violino Andrew Nathanael, e mostram para todo o Brasil esta energia Punk mas com a essência Folk! Com dois álbuns na bagagem, o seu último trabalho “Long Road” vem recebendo muitos elogios pela critica especializada.

Pegue sua Stout e vem ler!

 

ROCKBREJA: Primeiramente Obrigado Fabiana por conceder um tempo para responder as perguntas em nosso site. Conte um pouco sobre o inicio da banda e a formação:

Fabiana: Todos nós da banda tínhamos projetos distintos, mas foi com o The Leprechaun que a gente realmente se encontrou como músicos. Juntamos todo mundo na metade de 2011 e começamos a compor e ensaiar. Em Janeiro de 2012 saiu o nosso primeiro cd e desde então seguimos fazendo música. A atual formação somos eu (vocal), Eric Fontes (baixo), Bruno Stankevicius (violão), Rafael Schardosim (banjo e gaita), Joseph Andrew(violino), Paulo Sampaio (violão) e Fernando Zornoff (bateria).

The Leprechaun 2014 The Leprechaun 

ROCKBREJA: Seu segundo trabalho, “Long Road” pode se dizer que é uma identidade completa da banda, e ainda foi gravada em uma fazenda, isso ajudou com a tranquilidade para soar o mais natural possível o álbum?

Fabiana: Com toda a certeza! Ficamos lá por dois finais de semana e realmente foi uma experiência única. Serviu inclusive para nos unir ainda mais. Dessa vez tivemos a oportunidade de fazer tudo com calma, de maneira mais divertida, mais leve pra todo mundo. O álbum foi produzido pelo nosso banjista, Rafael Schardosim, e toda a parte gráfica ficou por conta do Fernando Zornoff, nosso baterista e designer gráfico.

The Leprechaun_Long RoadLong Road (2014)

ROCKBREJA: Quais as grandes referências da banda para as composições das canções?

Fabiana: Como referencia procuramos sons variados, de Bob Dylan à Social Distortion e Bad Religion. Procuramos abordar temas comuns no dia a dia, como amor, conflitos internos e um pouco de visão política, que ficou bem mais evidente no segundo álbum. A ideia é fazer um som pulsante que carregue uma mensagem positiva, que te faça refletir.

 

ROCKBREJA: O Folk é um estilo velho e novo ao mesmo tempo, já que nestes anos 00’s bandas como Lumineers e o mais recente a banda Suricato vem trazendo com grande força para a mídia e surgindo outros bandas neste cenário, para você este gênero tende a crescer com maior volume daqui há alguns anos?

Fabiana: Acredito que sim. Por se tratar de um estilo muito fácil de agradar a qualquer público creio que o folk tende a crescer. Nesses anos de banda pudemos presenciar pessoas de todas as idades curtindo o nosso som e isso é muito gratificante, porque nos permite transitar dentro de vários públicos.

 

ROCKBREJA: Um dos fatos curiosos é o de ter uma banda punk com o mesmo nome, claro que vocês são de gêneros diferentes. Existe uma essência punk dentro de você e dos integrantes?

Fabiana: Existe sim, e ela é bem latente e presente na nossa forma de compor. Fora aquele lance do “faça você mesmo”. A gente faz questão de manter o máximo possível o controle de tudo que diz respeito a banda nas nossas mãos, desde página do Facebook à agenda de shows, tudo passa por nós.

 

ROCKBREJA: Poderia rolar um cover da banda punk em versão folk?

Fabiana: Nós costumamos tocar uma versão de “Rock ‘n’ Roll Radio” dos Ramones nos nossos shows, ela levanta bastante a galera, todo mundo dança. Acho que no fundo no fundo todo mundo ama a velocidade, a sagacidade do punk rock. Vicia!

 

ROCKBREJA: Como começou sua paixão pelo Rock e a Breja?

Fabiana: Difícil de dizer exatamente quando teve início essa paixão. Desde muito nova meu pai me ensinou a amar a música. Passávamos horas e horas conversando e ouvindo música, tínhamos aquela coisa de mostrar sons um pra o outro. A breja também sempre foi muito presente nessas nossas horas de conversa e música, então pra mim está tudo conectado, o Rock e a Breja.

Fabiana Smoking

ROCKBREJA: Entrando de vez em nosso mundo cervejeiro, estamos vendo muitas mulheres conhecer muito sobre cerveja do que os homens (temos duas colaboradoras do site que entendem do assunto!), para você como é ver que faz parte de um grupo bem seletivo que entende bem do assunto breja?

Fabiana: É libertador ser mulher e poder sentar em um bar com uma galera, poder fazer parte desse universo do boteco que eu amo! As mulheres vêm cada vez mais conquistando espaço em áreas que até pouco tempo atrás eram consideradas “de meninos”, e isso é ótimo. Mostra que nós devemos e podemos fazer qualquer coisa que a gente queira.

 

ROCKBREJA: Um estilo de breja que para você é sua preferida:

Fabiana: Nessas idas e vindas no boteco já experimentei algumas cervejas diferentes, mas não consigo fugir da Pilsen! É clássica, mais leve e refrescante, vai bem em qualquer ocasião e é preferência nacional.

 

ROCKBREJA: Estamos em nossa 10ª edição da entrevista, e por sem bem especial, recomende 1 breja nacional e 1 importada que você tomou e o que achou delas:

Fabiana: Nacional recomendo a Colorado, de Ribeirão Preto-SP. Gringa gosto bastante da Mermaid Red Ale.

cervejascolorado Cervejas Colorado

CoronadoMermaids-RedCerveja Coronado Mermaid’s Red (American Red Ale – Cervejaria Coronado – Califórnia, Estados Unidos)

ROCKBREJA: Para nós do RockBreja a cerveja que é a cara do Leprechaun é a “Stout” por ser diferenciada e com um paladar bem seletivo, qual seria o estilo de cerveja ideal para a banda?

Fabiana: Acho que uma Guinness é bem a nossa cara mesmo! Encorpada, forte e deliciosa!

 

ROCKBREJA: Rock + Breja, o que passa em sua cabeça esta combinação?

Fabiana: Passa pela minha cabeça a vontade de dançar e rever os amigos, de papear sem pressa e se divertir.

 

ROCKBREJA: Uma mensagem final para os fãs da banda no RockBreja:

Fabiana: Gostaríamos de agradecer a todos que ouvem o nosso som e que apoiam a cena independente nacional. Esperamos encontrar com vocês nos nossos shows ou nas mídias sociais mundo a fora.

Links:
www.leprechaun.com.br
www.facebook.com/lpnpage
www.youtube.com/lpnpage
www.reverbnation.com/lpnpage
www.myspace.com/lpnpage
www.soundcloud.com/lpnpage

 

Agradecimentos: Susi dos Santos (Som do Darma)

About Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Check Also

Bear Republic (Grand-AM / Pace Car Racer / Racer 5 / Hop Shovel / Apex / Hop Rod Rye Ale)

Comentários no Facebook

Comentários

%d blogueiros gostam disto: