Existe rock bom na década de 2010? Sim!

Quando entramos na década de 2010, parece que o ‘boom’ da música mundial entrou em colapso!

O r&b e hip hop cada vez mais forte nos Estados Unidos, indie rock em alta no Brasil e no mundo, o funk e o sertanejo chegou em um nível que é até difícil diferenciar as duplas e MC’s, mas o nosso o bom e velho rock n’ roll mesmo estando fora das grandes rádios do país, continuou seguindo e contagiando quem encontrasse, e não é à toa que apesar desta mudança no mundo da música, surgiram ótimas bandas e artistas deste gênero e claro listamos algumas delas por aqui.

Jake Bugg (Surgiu em: 2012 / Álbuns lançados: 4 e 1 EP)

Jake quando surgiu, os classificaram como o novo ‘Bob Dylan’ por sua simplicidade e vocal bem maduro. O músico começou a ficar conhecido graças a BBC Radio que veiculava suas canções e ainda teve uma delas como tema da cerveja Greene King IPA, a “Country Song”.

The Lumineers (Surgiu em: 2012 / Álbuns lançados: 2)

Apesar da banda ter começado em 2005, foi apenas em 2012 que teve seu sucesso com o primeiro álbum lançado ao mundo. “Ho Hey” foi o single de estreia e com a onda ‘folk’ que anda em alta nesta década, não seria diferente a tamanha repercussão.

The 1975 (Surgiu em: 2012 / Álbuns lançados: 2)

Assim como The Lumineers, o 1975 que se iniciou em 2002, teve seu lugar ao sol em 2012 com o lançamento do EP ‘Sex’ e presença garantida na BBC Radio. A banda que é definida como “rock alternativo”, geralmente faz uma travessia ao synth pop em boa parte das canções.

Of Monsters And Men (Surgiu em: 2012 / Álbuns lançados: 2)

A banda que explodiu com o single “Little Talks”, abriu portas para se apresentarem em diversos festivais ao redor do mundo, incluindo o Brasil na edição de 2013 do Lollapalooza Brasil. Suas canções em si transitam muito pelo indie, folk e alternativo.

The Leprechaun (Surgiu em: 2012 / Álbuns lançados: 3 )

Chegando em solos brasileiros, o folk também abriu portas para as bandas daqui mostrarem sua musicalidade e a The Leprechaun é uma dos destaques neste estilo, principalmente no elogiado álbum “Long Road” lançado em 2014 e com direito a entrevista com a vocal Fabiana Santos aqui.

The Neighbourhood (Surgiu em: 2012 / Álbuns lançados: 2 e 3 EPs)

A banda Neighbourhood mistura muito músicas do estilo hip hop com rock nas influências musicais nas faixas dos seus únicos dois álbuns. Eles que criaram uma identidade de aparecerem em imagens na TV ou fotos apenas em preto e branco. Em 2018, eles estarão na edição do Lollapalooza Brasil (clique aqui).

Plutão Já foi Planeta (Surgiu em: 2016 / Álbuns lançados: 2)

Plutão que começou em 2013, teve sua aparição três anos depois com sua participação no reality show musical, ‘Superstar’ da Rede Globo, chegando a ser vice campeã da edição. A banda que começou tocando covers de grandes nomes da música brasileira, teve bastante peso para as composições dos dois primeiros álbuns de sua carreira.

Sioux 66 (Surgiu em: 2012 / Álbuns lançados: 2 e 1 EP)

A banda brasileira que traz o peso do hard rock, ganhou destaque logo com o lançamento do seu EP em 2012 e o reconhecimento foi logo de imediato, já que o primeiro álbum saiu no ano seguinte. Com toda sua experiência e qualidade, o Sioux 66 acabou tendo seu álbum distribuído pela Sony Music e colheu frutos por abrir shows do Aerosmith e Papa Roach no Brasil.

Royal Blood (Surgiu em: 2013 / Álbuns lançados: 2 e 1 EP)

Royal Blood é considerado por alguns críticos, uma das salvações do Rock no meio comercial, afinal a banda ou duo que traz uma mistura de garage rock e blues rock, chamou atenção pelo dono do Rock In Rio que convocou para a participação da edição de 2015 no Palco Mundo. Tem um post que fizemos sobre eles no Papo de Rockeiro aqui.

Prophets of Rage (Surgiu em: 2016 / Álbuns lançados: 1)

A formação do Prophets of Rage, vulgo “super grupo”, são ex integrantes do Rage Against The Machine, um deles, Tom Morello, e integrantes do Public Enemy. Com o peso do Rap Rock, o grupo teve notoriedade de banda grande e foi presença na edição 2017 do Maximus Festival em São Paulo.

Far From Alaska (Surgiu em: 2012 / Álbuns lançados: 2 e 1 EP)

O grupo que tem integrantes de várias partes do BR, mudou para a capital de São Paulo para ter mais oportunidades na carreira e parece que deu bastante certo! O banda foi convidada para as edições do Lollapalooza Brasil (2015), Maximus Festival (2016) e recentemente no Download Festival na França. O single “Relentless Game” feito em parceria com o Scalene foi participação na trilha sonora da novela da Rede Globo Rock Story.

Maieuttica (Surgiu em: 2012 / Álbuns lançados: 1)

Assim como o folk está em alta nesta década, o metalcore vem seguindo a mesma linha e mais bandas novas deste gênero vem surgindo no mundo, uma delas é daqui, os cariocas da Maieuttica. Ganhando bastante notoriedade com o lançamento do primeiro álbum da carreira, ‘Por Árduos Caminhos Até as Estrelas’ em 2014, foram presenças em festivais importantes no Brasil, como o Sampa Music Festival. Este ano eles estão preparando o sucessor do primeiro álbum, previsto para este ano.

Amaranthe (Surgiu em: 2011 / Álbuns lançados: 4 e 1 EP)

A banda é uma das representantes deste novo ‘metal’ além do fato de transitarem pelo melódico, power e uma linha de três vocalistas, gutural, feminino e limpo. Com isso, o primeiro disco autointitulado teve aceitação fácil pelo público. Mas com os anos se passando a banda acabou passando por reformulações nos integrantes, a última delas foi a saída de Jake E, um dos vocais por não estar concordando com ‘nova fase’ da banda, que em comparado aos primeiros álbuns, a linha metal não está com bastante peso. Este ano banda vem ao Brasil, informações aqui.

Babymetal (Surgiu em: 2014 / Álbuns lançados: 2)

O grupo que se formou em 2010, apenas em 2014 teve seu sucesso reconhecido com o lançamento mundial do álbum autointitulado. O trio japonês faz um metal de extrema qualidade e é mais uma das bandas na lista do ‘novo metal’.

Nervosa (Surgiu em: 2012 / Álbuns lançados: 2 e 2 EP)

Assim como o Babymetal, onde as mulheres mandam benzasso, a Nervosa não é diferente! O trio feminino traz uma potência forte no metal nacional e sendo até colocada em comparações com bandas grandes como Slayer, Suicidal Tendencies, Exodus por tamanha qualidade musical.

Worst (Surgiu em: 2011 / Álbuns lançados: 3)

A cena hardcore seguem muito bem firme com bandas importantes aqui no Brasil e na década de 2010, o Worst veio para adicionar uma boa fase que o estilo tem no país. Com três álbuns lançados, a banda já tocou em diversos festivais no Brasil e uma tour na Europa.

Noturnall (Surgiu em: 2013 / Álbuns lançados: 3 )

A banda que antes era a nova versão do Shaman, iria lançar um álbum chamado Noturnall, mas resolveram mudar e formar a superbanda e lançar oficialmente o disco em 2014 e a recepção foi imediata. As criticas foram bastantes positivas, inclusive um 10 em nossa resenha do DVD gravado em São Paulo (clique aqui)

Reckoning Hour (Surgiu em: 2011 / Álbuns Lançados: 1 e 1 EP)

O grupo vem se destacando com o seu debut álbum ‘Between Death and Courage‘ lançado em 2016, onde foi feito pelo financiamento coletivo toda a produção final.  A banda também abriu o show do Suicide Silence e abrirá o do In Flames no Brasil além de participações de grandes festivais como o Hell In Rio.

Faltou alguma banda? Comente aqui outras que são bastante boas!

#2010

About Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Check Also

Taurus, Nervochaos, Coldblood e Velho se apresentam juntos em dezembro no Rio de Janeiro

Comentários no Facebook

Comentários

%d blogueiros gostam disto: