fbpx

Neste dia 13 de julho, Dia Mundial do Rock, resolvemos citar alguns dos principais festivais que aconteceu e que acontecem ao redor do mundo e manter a chama do nosso estilo favorito ainda mais acesa do que nunca!

A nossa lista cita alguns eventos nos quais, o rock não esteve em 100%, mas fato que suas apresentações marcaram gerações, por isso, não poderia faltar. Relembrar é viver!

Os saudosos…

Hollywood Rock

O festival teve 8 edições (1975, 1988, 1990, 1992, 1993, 1994, 1995 e 1996) e foi revezando entre Rio de Janeiro e São Paulo e em todas as edições contou com grandiosas bandas do rock mundial como Titãs, Pretenders, Supertramp, Bob Dylan, Bon Jovi, Skid Row, Paralamas do Sucesso, L7, Nirvana, Robert Plant, Ugly Kid Joe, The Cure e entre outros. Por conta da Lei Ordinária nº 9.294, aprovada em 1996, o evento não pode ser mais realizado por conta de estar envolvendo um nome de um produto fumígero, no caso, o cigarro Hollywood. (Quem se lembra do Free Jazz Festival, justamente do cigarro Free?)

Skol Rock

O festival patrocinado pela cervejaria, veio com a ideia de trazer novos nomes do Rock, mas em 1997 resolveu investir pesado (MESMO) e trouxe ao Brasil nomes como Ronnie James Dio, Scorpions e Bruce Dickinson em sua carreira solo. No line up teve também Jason Bonham Band e Dr. Sin que substituiu o Angra por conta dos compromissos do grupo em sua turnê. Nos anos seguintes participaram Raimundos, Foo Fighters, Beastie Boys e Red Hot Chilli Peppers, todos em sua melhor fase! Bons tempos!

Live ‘N Louder

O festival de metal que contou com 3 edições (2005, 2006 e 2013), foi realizado somente no Brasil e México, trouxe nomes do metal nacional e mundial em sua melhor fase do estilo naquele ano. Nightwish, Shaman, Stratovarius, Massacration, After Forever, ambos em grande sucesso no país, foram bastante disputados pelos fãs na compra dos ingressos. As duas primeiras edições foram realizadas no Estádio do Pacaembú (2005) e Arena Anhemi (2006), somente em 2013, um pouco menor, foi feito no Espaço das Américas e trouxe as bandas Twisted Sister, Metal Church, Molly Hatchet,Loudness, Sodom e Angra.

Os Festivais BR!

João Rock

Realizado desde 2002 em Ribeirão Preto, o festival é principalmente voltado para o Rock mais abrangente, não somente para as bandas grandes, como as alternativas. Nomes como  Charlie Brown Jr, Pitty, Planet Hemp, CPM 22, Detonautas e Raimundos, marcaram presença. Este ano aconteceu e contou com o apoio da Colorado que fez a cerveja especial pro evento. (clique aqui)

Abril Pro Rock

Evento que acontece (óbvio) em abril desde 1993 e já está em sua 26ª edição, tem o total apoio das bandas alternativas além dos grandes nomes do rock que incrementam a edição. Quando surgiu o festival, coincidiu com a explosão do Manguebeat, como Penélope, Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Eddie, Devotos e Faces do Subúrbio que tiveram reconhecimento nacional. Estivemos na edição de 2018 e resenhamos sobre o evento aqui.

Roça ‘N Roll

O festival realizado desde 1998 em Varginha (MG), criado por um grupo de amigos, traz bandas de peso do mundo metal e rock divididos em três palcos. Torture Squad, Matanza, Almah, Salário Minimo, Lothlöryen, Sepultura e entre outros, tiveram sua presença marcada no evento. Infelizmente, este ano o Roça ‘N Roll teve que ser cancelado por falta de patrocínio e investismentos e até agora não há previsão de volta, uma pena.

Sampa Music Festival

Criado em 2009, o evento tem intuito de revelar ao público o que há de melhor no rock nacional. Nomes do rock dos anos 90/2000 se dividiram nos dois palcos realizados na capital paulista. Fresno, CPM 22, Aliados, Strike, Restart, Gloria, Forfun, são alguns dos nomes que marcaram o festival.

Os gringos…

Ozzfest

O festival idealizado por Ozzy Osbourne e Sharon, nasceu depois de um ‘negado’ de sua participação ao outro festival que estava em crescimento, o Lollapalooza. Por conta disso, o Princípe das Trevas resolveu fazer o seu próprio grandioso evento e se tornou ao decorrer dos anos, como um dos principais do metal no mundo. Danzig, Pantera, Megadeth, Slayer, Disturbed, Linkin Park, Korn, além de Ozzy ou Black Sabbath se revezaram como atrações principais do evento. Curiosamente em 2005, o Iron Maiden substituiu o Black Sabbath, e recebeu uma chuvarada de ovos por conta da mudança. (vá entender!)

Dowload Festival

O festival inglês, é realizado desde 2003 e traz os nomes do Metal no quente verão britânico. Com o passar dos anos, bandas do rock moderno, começou a figurar o line up do evento, mas nada que fosse um terror, muito pelo contrário, só somou ao grande festival que é o Dowload. Figuraram por lá: Iron Maiden, Evanescence, Arch Enemy, Cradle Of Filth, Biffy Clyro, Hatebreed, Hoobastank, Slipknot, My Chemical Romance e entre outros.

Wacken Open Air

O grandioso festival alemão, teve em sua primeira edição, cerca de 800 pessoas e atualmente, chega ao expressivos 70 mil fãs loucos pelo metal mundia. Bandas de diversas nacionalidades já passaram por lá, e um dos assuntos bastante comentados pelos sites ao redirfor globo, inclusive o nosso, foi dos tubos de cervejas que foram instalados para sanar a sede dos fãs. (clique aqui). Within Temptation, Angra, Blind Guardian, Doro, Alice Cooper, Dream Theater, Volbeat, Tarja Turunen, Epica, Deep Purple, Ozzy Osbourne e Paul Di’Anno foram algums que estiveram no line up.

HellFest

Nascido em 2006, o evento anos antes tinha outro nome, Furyfest, onde contou com um público de 7 mil a 22 mil pessoas, mas com a mudança do nome do festival realizado em Clisson, França, saltou de 22 mil para 150 mil e juntou os principais nomes do metal extremo e figurando como um dos principais festivais de música na Europa. Megadeth, Motörhead, Avenged Sevenfold, Slayer, Angra, Dream Theater, Mötley Crüe, Marilyn Manson, Manowar, Alice Cooper, Iron Maiden, Judas Priest, ZZ Top, Lordi, Guns N’ Roses, Def Leppard, Rammstein e Linkin Park, são algumas das ótimas bandas que passou no festival.

70000 Tons of Metal

Já pensou fazer um cruzeiro de navio ao som do mais puro metal ao vivaço? Pois bem, desde 2011, o festival em alto mar, traz as melhores bandas de metal ao redor do mundo tudo isso em 4 dias de pura viagem. Gamma Ray, Saxon, Edguy, Nightwish, Tankard, Overkill, Symphony X e Xandria estiveram neste cruzeiro nada ruim para o público.

Rock am Ring

Desde 1985, o festival alemão que acontece no autódromo Nürburgring, reúnem cerca de 80 mil pessoas e o sucesso é tão grande que acontece também o Rock am Park, que juntos, dão cerca de 150 mil pessoas reunidas para ouvir boa música. U2, Joe Cocker, Simple Minds, David Bowie, Fleetwood Mac, INXS, Bryan Adams, Oasis, The White Stripes, The Verve e The Offspring foram alguns dos nomes.

Ponte Brasil X Resto do Mundo

Monsters Of Rock

O festival que acontece desde 1980, já passou por diversos países como Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Suécia, Itália, França, Argentina, Bélgica, Polônia, Chile e Brasil, trouxe os principais nomes do rock/metal mundial como  AC/DC, Kiss, Judas Priest, Motörhead, Ozzy Osbourne, Ronnie James Dio, Saxon , Rainbow, Helloween, Iron Maiden. Só aqui no Brasil, o evento aconteceu em 1994, 1995, 1996, 1998, 2013 e 2015. Está na hora de voltar né?

Maximus Festival

O novinho festival tem somente duas edições, 2016 e 2017 e acontece no Brasil e Argentina, e diferente do grandioso Monsters Of Rock, ela tem o objetivo de trazer o novo rock ao evento. Ego Kill Talent, Woslom, Bullet For My Valentine, Linkin Park foram alguns dos destaques, além dos gigantes do metal Slayer, Ghost, Rob Zombie e Rammstein.

Lollapalooza

O evento foi criado para a despedida de Perry Farrell de sua banda, o Jane’s Addiction em 1991, que acabou dando tão certo, que continuou até 1997. Em 2003 o festival foi retomado e percorreu a America do Norte, mas ao decorrer dos anos, ele foi crescendo e novos países estavam na lista, e eis que em 2012, o Brasil foi o escolhido para a edição do evento que até é realizado. Em 2019 terá novamente 3 dias de muita música, não somente rock. Amy Winehouse, Alice in Chains, Tool, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, The Cure, Primus, Rage Against the Machine, Soundgarden, Arcade Fire, Nine Inch Nails, Nick Cave, L7, Janes Addiction, X Japan, The Killers, Siouxsie and the Banshees, The Smashing Pumpkins, Muse, Hole, 30 Seconds to Mars, The Strokes, Arctic Monkeys, Foo Fighters e Green Day, foram algumas das grandes atrações.

Rock In Rio

O festival que levo o nome ‘Rock’ nunca foi e nunca será um evento voltado somente ao gênero. Mas de fato, os gigantes do rock marcaram presença nas primeiras edições 1985, 1991 e 2001. O festival deu uma pausa no Brasil e se internaciolizou em 2004 com a primeira edição em Lisboa, que foi até 2010, e no ano seguinte ele retorna ao país com grandes nomes da música mundial. Rock In Rio além do Brasil e Portugal, teve sua edição em Madrid e Las Vegas. 2019 já está confirmado por aqui! Com certeza a apresentação mais marcante de todas edições, foi a do Queen e o seu ‘Love Of My Life’.

 

#DiaMundialdoRock

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.