fbpx

Os rótulos da belga De Halve Maan enfim chegaram a solos brasileiros. De inicio estarão disponíveis quatro rótulos para o público: a Brugse Zot Blond, Brugse Zot Dubbel, Straffe Hendrik Tripel e Straffe Hendrik
Quadrupel.

A vinda de mais rótulos está previsto para o primeiro trimestre deste ano, mas isso é assunto para outro post. Agora que tal uma breve história sobre a cervejaria, vamos lá?

A De Halve Maan está no centro de Bruges, uma cidade medieval pequena localizada a 100km da capital de Bruxelas, na Bélgica. Em 1564, teve o primeiro registro da cervejaria, porém só no século 19 a família Maes se tornou proprietária da empresa.

Todas as cervejas da De Halve são produzidas dentro da parte medieval na cidade e engarrafadas em uma moderna planta engarrafadora também localizada em Bruges, mas fora da área tombada pela Unesco. É praticamente um dos pontos de visitas para quem for viajar para a Bélgica, afinal você pode visitar o restaurante  da cervejaria, comer o prato belga e ainda ter uma vista belíssima do alto da cervejaria.

Os dois rótulos da cervejaria tem seus fundamentos bem diferentes, a Brugse Zot que surgiu em 2005, e em português significa “O louco de Bruges” já tem uma atitude mais divertida e isso acabou chamando atenção na região e seu sucesso foi reconhecido pelo público cervejeiro.

Agora a Straffe Hendrik que voltou para a De Halve Maan em 2008 (ela tinha sido vendida para outra cervejaria) tem uma linha mais séria e voltada principalmente para o público cervejeiro mais apurado.

Uma das ideias que a cervejaria adotou e que vem dando resultado são os planos de crowdfunding com a ideia de economizar transportes de caminhão e evitar a emissão de gás carbônico e preservação da cidade. Para isso, a empresa colocou três tipos de assinatura em parcela única aonde você vai receber as cervejas da De Halve pelo resto de sua vida.

Os planos são: Ouro (7.500 euros), Prata (800 euros) e Bronze (220 euros). Em cada um deles você recebe além da cerveja, um copo personalizado da cervejaria e de acordo com o plano você pode até ser convidado para uma festa exclusiva na inauguração do cervejoduto. Infelizmente o Brasil ainda não faz parte desta ação. (Choremos..)

Agora vamos às cervejas..Brugse Zot Blond (Estilo: Belgian Ale / Teor Alcoólico: 6%)

Brugse Blond

A Blond tem uma coloração dourada com uma boa formação de espuma. Seu aroma e sabor tem um equilíbrio do malte remetendo a frutas amarelas como manga e pêssego. Com um amargor médio-baixo, possui uma boa carbonatação e um final seco.

Brugse Zot Dubbel (Estilo: Dubbel / Teor Alcoólico: 7,5%)

Brugse Dubbel

De coloração acobreada e uma bela formação de espuma, essa dubbel tem no aroma notas de caramelo mais puxado para o toffee, frutas secas, biscoito e um adocicado encantador. Seu sabor segue o aroma com o malte em menor evidencia. Com um final longo e um leve amargor, ela possui um final seco e boa carbonatação.

Straffe Hendrik Tripel (Estilo: Tripel / Teor Alcoólico: 9%)

 

Straffe TripelA Tripel tem uma coloração cobre alaranjado e uma ótima formação de espuma. Seu aroma possui um adocicado, um frutado lembrando notas amarelas e uma leve picancia. Na boca a sensação é licorosa, com um dulçor, o frutado e um leve caramelo bem presentes. Com uma boa carbonatação, tem um leve amargor e final seco.

Straffe Hendrik Quadrupel (Estilo: Quadrupel / Teor Alcoólico: 11%)

 

 

Straffe QuadrupellA minha eleita da noite, essa cerveja possui notas bem evidentes de ameixas, frutas passas, baunilha e uma leve tosta. Seu sabor segue o aroma com notas de chocolate e uma leve picancia. Com um corpo licoroso e um amargor presente no final, sua carbonatação é boa e o final é seco com o dulçor persistente. Uma ótima cerveja

 

Os rótulos da De Halve Maan você pode encontrar mais info neste link.

Links:
https://www.facebook.com/Cerveja-Straffe-Hendrik-Brasil-462076680661855
https://www.facebook.com/Cerveja-Brugse-Zot-Brasil-952446708162428/

https://www.facebook.com/brouwerijdehalvemaan/
http://www.halvemaan.be

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.