Nosso quinto RockBreja + Prosa é com o vocal do Terra Prima, Daniel Pinho.
Terra Prima é uma banda de metal de Recife, criada em 2004 e uma das referências do metal em Pernambuco, abriu para o Iron Maiden em 2011 na turnê do disco “The Final Frontier” e ainda seu último trabalho foi o elogiado “And Life Begins” de 2010. Eles tocaram pela primeira vez em São Paulo, fomos conferir como foi junto ao nosso parceiro da Calango Bootlegs.
Daniel contou um pouco sobre a banda, shows, novo álbum e de suas preferências no mundo cervejeiro:
ROCKBREJA: Como surgiu o Terra Prima?
Daniel Pinho: Antes de tudo, queria mandar um abraço a todos os brejeiros, sejam leitores ou colaboradores do RockBreja. É uma grande satisfação conversar com vocês. O Terra Prima surgiu em 2004, comigo, Diego Véras e Pedro Diniz (ex-baixista). Na época eu tinha um amigo do colégio que tocava teclado mas após o primeiro show ele resolveu se dedicar à universidade. E o nosso batera na época ficou até o Abril pro Rock em 2006, quando Tiago Guima assumiu. A banda ainda trocou 2 vezes de guitarrista antes de Otávio entrar em 2008. Ano passado Pedro resolveu se dedicar a outros projetos, quando entrou Gabriel Carvalho, restando apenas eu e Diego de membros originais.
ROCKBREJA: Com o lançamento do álbum “And Life Begins” em 2010, abriu muitas portas para a banda, como foi nesta fase de produção do disco?
Daniel Pinho: O And Life Begins é um disco adolescente, por assim pensar, pois existem composições nele até antes do Terra Prima, coisas que já vinha compondo quando ainda idealizava ter uma banda, a exemplo das músicas “And Life Begins” e “Await The Story’s End”. A produção mesmo durou cerca de 5 anos, pois a banda trocou de formação algumas vezes, de 2004 até 2008, e em 2009 gravamos no Mr. Som, com Marcello Pompeu e Heros Trench, ambos do Korzus.
ROCKBREJA: Na turnê “The Final Frontier” do Iron Maiden em 2011, vocês foram o grande nome para representar o metal de Recife no show da banda. Conte como foi sentir aquela massa de fãs fervorosos pelo Maiden e ter a responsabilidade de abrir para uma grande banda:
Daniel Pinho: Tocar pra muita gente é incrível. Acabar a música e sentir a multidão devolver a energia é um momento realmente sublime na vida de qualquer músico. Aquele tapete de camisas pretas emociona demais. O povo nos recepcionou incrivelmente bem, nos abraçou e nos ajudou a fazer um grande show.
ROCKBREJA: Em 2012 o Terra Prima voa em solos europeus junto a banda Overtures, um continente totalmente diferente e com culturas quase similares a de São Paulo, qual foi a sensação durante estes dias fazendo a excursão por vários países?
Daniel Pinho: Foi outra grande experiência. Conhecer pessoas diferentes, com idiomas, etnias, culturas distintas mostra o quanto nosso planeta é rico. Até discordaria na relação com São Paulo, apesar da descendência europeia que existe no estado, mas já “brasileirou” muito. Se imaginar a Europa como um país, cada estado teria seu próprio idioma (no nosso caso seria o sotaque) e costumes. Andar num metrô em Paris, por exemplo, você escuta alemão, espanhol, português, inglês, francês, tudo isso no mesmo vagão. É uma mistureba só! rsrsrs
ROCKBREJA: Este ano a banda, completa 10 anos de carreira, estão fazendo algo de especial para a comemoração?
Daniel Pinho: Além de gravar o segundo disco, provavelmente faremos camisas comemorativas e também shows com repertório especial, englobando tudo que fizemos ao longo desses 10 anos.
ROCKBREJA: Em maio vocês irão tocar junto ao Angra, como estão os preparativos para este grande show?
Daniel Pinho: Vamos enfatizar o “And Life Begins” e já tocar algumas músicas do novo, portanto teremos novidades todos os quatro shows.
ROCKBREJA: Quando teremos o Terra Prima em outras cidades do Brasil?
Daniel Pinho: Só chamar! A gente quer tocar em cada cidade onde tenham pessoas de camisa preta que curtam metal, rock n’ roll e muita breja nesse país. Rsrsrs Produtores interessados podem acessar nosso site ou a nossa página do Facebook pra saber como proceder.
ROCKBREJA: Vocês já estão em fase de produção do segundo álbum, o que podemos esperar deste novo trabalho?
Daniel Pinho: Como disse acima, o “And Life Begins” é um disco com composições de mais de 10 anos. Nesse novo começamos tudo do zero e as nossas influências foram somadas. Os fãs vão começar a entender o que é a sonoridade do Terra Prima nesse disco. Estamos mais maduros, mais estudados e experientes, portanto resolvemos ousar mais, mostrar, de verdade a sinergia dos 5 músicos da banda. Enquanto o And Life Begins tinha coisas semelhantes a outras bandas do metal, como Edguy e Angra, esse novo tem uma sonoridade distinta e, honestamente, não poderia dizer uma banda que pratica o mesmo som. Espero que as pessoas comecem a ouvir e dizer: “isso é Terra Prima”. Estamos buscando identidade bem própria. As músicas têm harmonias mais ricas, sonoridade mais densa, melodias mais caprichadas. Estamos ansiosos pra ver o trabalho na rua.
ROCKBREJA: No mundo cervejeiro, quais são suas preferências de cerveja (tipos)?
Daniel Pinho: Eu gosto mais da Lager e Ale.
ROCKBREJA: Tem alguma cerveja que você gostou e recomenda experimentar?
Daniel Pinho: Fácil, longe da segunda, a melhor cerveja que já tomei é a Czechvar, uma lager incrível da República Tcheca, de uma cidade chamada Ceské Budejovice, produzida desde 1265. Ou seja, quando chegou a notícia que o Brasil tinha sido descoberto, provavelmente eles brindaram a novidade com um belo copo dela. rsrsrs
ROCKBREJA: Mande um recado para os rockeiros e brejeiros do Rockbreja:
Daniel Pinho: Grandes brejeiros, muito obrigado pelo espaço e pelos minutos que vocês gastaram lendo essa entrevista e escutando o Terra Prima. Curtam nossa página no Facebook e sigam a gente no Instagram. Espero que vocês se tornem terráqueos também. Como últimas palavras, deixo: Se for dirigir não beba, mas se for beber me chame!!!
Links:
http://www.terraprima.net/
https://www.facebook.com/terraprimapage?fref=ts
https://www.facebook.com/terra.prima?ref=ts&fref=ts
https://twitter.com/terra_prima
http://www.youtube.com/terraprima