Canábicos – Intenso

Banda de rock formada em 2012, vinda da cidade de Araguari/MG, fundada pelo guitarrista Murcego Gonzáles e pelo vocalista Clandestino.

Na bagagem de 5 anos de existência, tem 4 discos lançados (incluindo o Intenso!) e muita história para contar, ou melhor, para “tocar”.

Todos os 4 integrantes são excelentes músicos, é o que se sente ao ouvir este disco incrível.

O disco abre com Planeta Estranho, que é puro Rock´n Roll visceral sem economizar nos riffs das guitarras, marca registrada da banda. Embora esta seja a menor faixa do disco, cerca de 2 minutos e 30 segundos, tem um som curto e grosso.
Inclusive virou clipe que você pode conferir aqui.

Logo em seguida temos a Fora da Lei, uma faixa menos rápida que a anterior, mais compassada, porém os riffs marcantes continuam, com uma levada mais swingada na bateria.

Na sequência temos a faixa título do disco, Intenso, que começa sem pretensão nenhuma, mas toma uma proporção gigantesca, é impressionante como ela cresce, e olha que ela só tem 8 linhas de letra. Há um erro de grafia, porém acredito ser de digitação, pois o vocalista canta corretamente, mas isso não deixa de abrilhantar em nada esta bela faixa. É a melhor faixa do disco!

Na quarta faixa, Não Faz Sentido, é bem diferente das demais, seu andamento é sempre “quebrado”, as guitarras acompanham e “cantam” com os vocais praticamente em toda a música, além de ter um solo bem psicodélico. Música totalmente atípica.

As duas próximas, Lei do Cão e Viagem Espacial, são Rock´n Roll furioso. Nestas faixas percebemos a versatilidade e habilidade de todos os músicos, um vigor de dar gosto.

A sétima faixa, Rotina, tem uma letra bem interessante e nela há uma brincadeira com a bateria e guitarra, ficou bem legal. É algo que não se espera numa música dessas.

O disco fecha com Eu Não Sei O Que Vai Ser De Mim. Esta faixa é a mais longa do disco, com quase 8 minutos, tem uma levada bem compassada e a marcação do riff sempre presente, o baixo aparece mais nesta (que bom! Pois é um instrumento ingrato em alguns momentos por quase não se ouvi-lo!). A única crítica para esta música é o desperdício de, praticamente 1 minuto, que ela tem no final de uma risada que parece não ter fim.

Arte
Muito bem feita! O desenho, a tipografia e cores utilizadas na capa ficaram incríveis, de muito bom gosto.
Eu só mudaria duas coisas na arte: voltaria com o logotipo “Old School” e deixaria mais em evidência as fotos da banda que ficaram bem “na penumbra“, poderiam ficar mais claras até mesmo para identificarmos com mais rapidez cada integrante.

No Geral
Em alguns momentos, em algumas canções, penso que a voz poderia estar um pouco mais alta, pouca coisa.

Dois itens muito importantes neste disco: a primeira é que não é um disco conceitual, ou seja, abordam vários temas e a segunda é que é cantado em português, ou seja, é mais direto para podermos entender o que é cantado.

Murcego, um dos guitarrista e fundadores é também, desde 2015, guitarrista do Uganga (também de Minas Gerais)

Intenso é Rock´n Roll visceral com 8 faixas distribuídas em pouco mais de 30 min de som. A banda é muito competente e os caras estão há mil por hora.

Este trabalho, praticamente, acaba de ser lançado, e fiquei sabendo que a banda já tem material para um novo disco.
Realmente os integrantes estão com a bagagem bem carregada, pronta para ser descarregada novamente. Mas é claro que tudo à seu tempo, vamos curtir este filho que acaba de nascer, vamos curti-lo o suficiente para o próximo também tenha seu espaço na vida da banda e dos fãs.

O título Intenso espelha o resultado do disco como um todo, tudo foi bem intenso, com uma energia única, o processo de gravação, de composição, do feeling entre os músicos e produtor.
É disso que precisamos: de bandas com mais vigor e energia para descarregar todo seu talento nas letras, acordes, melodias e músicas. Estão de parabéns! Vão levar 8 cervejas!

Formação
Murcego González – Guitarra, Baixo, Bandolins e Voz
Mestre Mustafá – Bateria, Percussão e Voz
M.M. – Guitarra e Baixo
Clandestino – Voz

Canábicos – Intenso (2017 – Monstro Discos)

TrackList
1- Planeta Estranho
2- Fora da Lei
3- Intenso
4- Não Faz Sentido
5- Lei do Cão
6- Viagem Espacial
7- Rotina
8- Eu Não Sei o que Vai Ser de Mim

NOTA: 08/10

 

Agradecimentos: Susi dos Santos e Eliton Tomasi (Som do Darma)

About Alex Silva

Headbanger desde que se conhece por gente, Design Gráfico de formação, fissurado por discos de vinil de bandas de hard/rock/metal/punk nacional dos anos 80/90´s, no entanto um apreciador de uma boa música, independente de estilos.

Check Also

Roger Waters traz a tour ‘Us + Them’ para o Brasil em outubro de 2018

Comentários no Facebook

Comentários

%d blogueiros gostam disto: