fbpx

Os rótulos da cervejaria belga Van Steenberge estão chegando através da importadora BuenaBeer trazendo em sua bagagem muita história e tradição em seus produtos. 

A cervejaria que foi fundada em 1791 por Jean Baptist De Bruin e acabou mudando de nome em 1922 para Brewery BIOS. Jozef Van Steenberge começou a usar antigas receitas em colaboração com mosteiro St-Augustijn e partir deste período deram início na fabricação dessas cervejas, isso em 1978.

Paul Van Steenberge foi o primeiro a começar a investir pesado na cervejaria, em 1985 ele já pensava no futuro da empresa. Após seis gerações e várias mudanças, em 2011 Jeff Versele fez um acordo com a poderosa SAB Miller para exportar a cerveja e crescer sua produção. Neste ano foi aplicado um novo investimento para a criação da nova estrutura da cervejaria e assim disseminar a cultura tradicional da Bélgica para o mundo todo através de sua marca, estando presente em cerca de 60 diferentes países.

No dia 08 de julho com a presença de David Wagnon, diretor de exportação da cervejaria foi realizado uma palestra e degustação dos rótulos para os brejeiros e equipe da imprensa e a seguir você poderá conferir a descrição dessas belezuras:

Gulden Draak (Estilo: Belgian Strong Dark Ale / Teor Alcoólico: 10,5%)

O nome que no português significa “Dragão Negro” é uma homenagem a estátua dourada no topo da torre de sino em Gante, cidade e município belga, província da Flandres Oriental.

A cerveja tem uma coloração escura, uma espuma de cor caramelizada e no seu aroma, malte queimado e café. No paladar é possível sentir notas de chocolate, caramelo e do álcool. O Aftertaste é agridoce e longo.

Gulden Draak 9000 (Estilo: Quadruple / Teor Alcoólico: 10,5%)

A nova receita leva três tipos de diferentes maltes deixando a quadrupel com uma cor âmbar dourada e um aroma frutado. Na espuma é utilizado um fermento de vinho que contribui no sabor, tornando um final suave doce e um aftertaste seco.

Celis White (Estilo: Witbier / Teor Alcoólico: 5,0%)

A witbier foi fabricada de acordo com a receita milenar da cervejaria. Eles ganharam o direito exclusivo de produzir e distribuir na região, já que é uma cerveja originalmente belga. A cerveja que é de alta fermentação possui um toque de frutas e ervas e tem um leve sabor que surpreende ao degustar.

Piraat (Estilo: Belgian Strong Ale / Teor Alcoólico: 10,5%)

A cerveja tem uma espuma amarga, picante e maltada. No paladar é possível sentir uma combinação do amargor do malte, lúpulos substituído por um sabor doce ao degustar. Logo no aftertaste ela se transforma em um tom amargo novamente.

Piraat Triple Hop (Estilo: Belginal Tripel IPA / Teor Alcoólico: 10,5% )

A cerveja é bem equilibrada tem um sabor frutado, encorpado de malte misturado com características secas vindo do seu alto nível de álcool. Na sua composição são utilizados quatro diferentes tipos de lúpulos na fermentação.

Os rótulos estarão disponíveis exclusivamente pela BuenaBeer e nos Empórios especializados.

Confira a galeria de imagens:

 

 

Links:
http://www.vansteenberge.com/
https://www.facebook.com/Brouwerij.Van.Steenberge
https://www.facebook.com/ImportadoraBuenaBeer
http://www.buenabeer.com.br/

Agradecimentos: Luiza Malagrino e Marina Lapietra (Ônix Press) pelo convite ao evento!

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.