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Foto: Divulgação

O direito sobre o próprio corpo é uma das principais lutas das mulheres ainda em 2016. Esse debate permeia a canção “Revida”, que a banda paulistana Bratislava lança nesse 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A letra conta a experiência de uma mãe que tenta amamentar em uma viagem de trem na cidade, e retrata a opressão dos que a cercam. A canção ganha também um vídeo que mostra os bastidores do processo criativo em estúdio. A música tem participação da cantora Luiza Lian, que ganhou destaque em 2015 com seu álbum autointitulado.

Foram menos de duas semanas entre composição da letra e da estrutura harmônica e a finalização da faixa. O lançamento-relâmpago foi incentivado pela data, em que questões relacionadas à liberdade, igualdade e respeito à mulher são trazidas à tona. “Revida”, mais do que uma nova música da Bratislava, é uma força-tarefa para engrossar o coro sobre a realidade da mulher no Brasil.

“Criamos gravando e editando ao mesmo tempo. Fechamos a porta do estúdio no sábado e só abrimos no domingo à noite. A mixagem foi feita de domingo pra segunda, enquanto os vídeos da gravação iam sendo editados”, conta Victor Meira, vocalista da Bratislava. Além disso, Victor produziu a faixa, ao lado de Pedro Rizzi (Sobre Amor e Outras Coisas, Labirinto). Pedro também ficou responsável pela engenharia de som, enquanto Adam Matschulat fez a mixagem e masterização em Londres. Adam integra o duo Godasadog ao lado de Victor, e traz no currículo trabalhos de trilha sonora e design de som para projetos musicais, de cinema e TV do Brasil, Reino Unido e Espanha, entre outros. Luiza Lian completou o time de peso que trabalhou na faixa. Já a captação de cenas foi feita pela própria banda, Pedro e Ian Fonseca (Supercolisor), e a edição é de Victor Meira.

Tudo isso para que o compositor conseguisse transformar em música uma cena que o inspirou. “Escrevi ‘Revida’ na quinta-feira, 25/2, há menos de duas semanas, durante uma corrida de trem entre as estações Pinheiros e Santo Amaro, da CPTM. Eu tinha acordado mal nessa manhã. Quando isso acontece, tendo a ficar muito perceptivo, observo as coisas com mais clareza. Tive umas ideias ainda no ônibus, antes de chegar ao trem, e vinha registrando outra ideia quando, antes de embarcar no vagão, vi uma mãe com seu bebê no colo e a imagem me pegou, de modo que o motivo da narrativa de Revida tomou o lugar do que eu vinha escrevendo antes. Ao fim da corrida, a ideia estava registrada e a letra completa. Nos dias seguintes, trabalhei na criação de uma base musical pra ela, e gravamos nos dias 5 e 6 de março”, relembra Victor.

Na letra, a cena ganha contornos de uma outra realidade: a das mulheres que passam por uma censura social ao amamentarem em público – um direito que, algumas cidades do Brasil, precisou ser garantido por lei para ser respeitado. O ato, símbolo de vida e crescimento, leva à reação de uma mulher insultada pelos olhares que a condenam. O que a mãe faz? “Revida”:

“Ela se sente violentada pelos olhares, pelo julgamento alheio, pelo machismo disfarçado de pudor. Ela se sente ofendida, mas não esmorece: peita o covarde que vem mexer com ela e o manda cuidar de sua vida. A denúncia crucial à brutalidade do machismo está no trecho em que o homem chega para a mulher e solta ‘mulher indecente’. Ela se assusta, para de amamentar, o bebê chora – a tensão se instaura nesse momento suspenso. Então ela toma controle da situação e enfrenta o covarde com um visceral ‘cuida da tua vida!’. Então é sobre reação, sobre defender um direito seu, sobre combater qualquer resquício que se tenha da ideia de indecência ou de obscenidade no ato de amamentar em um lugar público. É luta contra ideias machistas velhas e perversas”, desabafa Victor.

“Revida” é o primeiro lançamento da Bratislava desde o álbum “Um pouco mais de silêncio”, de 2015, disponibilizado digitalmente e no formato de zine interativo após um bem-sucedido financiamento coletivo com o apoio dos fãs. A banda, formada em 2010, soma três discos e foi escolhida pelo jornal Estadão como uma das promessas de 2016. Atualmente, a Bratislava concorre na categoria de Rock’n Blues no Prêmio Profissionais da Música.

Assista ao vídeo de “Revida”:

Letra:

REVIDA

A mãe dá leite morno
a duzentos olhos famintos
segunda-feira no forno /do trem

A multidão se alimenta
devora a teta inchada da mãe

Todos desnutridos
homens nunca saídos da placenta
encaram invadem sentenciam

Gente da pior espécie

A mãe dá leite morno
a duzentos olhos famintos
segunda-feira no forno /do trem

Até que um deles vem e grita
“mulher indecente”
e a nutrição é interrompida

A criança desemboca e berra
e agora quem encara o homem
é o peito todo, o mamilo cor de terra

O leite escorre com a lágrima
do bebê, da mãe
do seio, da boca, dos olhos

Mas o peito da mãe terra permanece
afetado e ferido no trajeto
se incha novamente e recomeça
a nutrição interrompida

Refeita, se recompõe e revida:
“cuida da sua vida”

FICHA TÉCNICA:
Revida, por Bratislava
Composição: Victor Meira
Produção: Pedro Rizzi e Victor Meira
Arranjo: Bratislava
Engenharia de som: Pedro Rizzi
Mix e Master: Adam Matschulat
Participação especial: Luiza Lian
Captação de cenas: Bratislava, Pedro Rizzi e Ian Fonseca
Edição de vídeo: Victor Meira

 

Fonte: Build Up Media

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

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