fbpx

Chegamos na última edição do resumão cervejeiro da semana de 2022 e o que será que foi assunto? Começando com…

Coleção

Foto: Isla Creative Hub @isla_hub

Unindo criatividade, tecnologia e sustentabilidade, a cerveja Corona acaba de lançar uma nova coleção de roupas. A novidade — que contempla peças femininas, masculinas e sem gênero — combina elementos que reforçam o conceito de “This Is Living”, convidando as pessoas a se conectarem com a natureza e aproveitarem a vida ao ar livre e sob o sol. O lançamento reúne peças divididas em três linhas diferentes, reforçando o compromisso de Corona com a redução dos impactos ambientais.

Na linha básica, a marca da Ambev traz criações feitas em uma malha 100% algodão, que minimiza o impacto químico da produção das roupas e ainda economiza 20% em energia elétrica no processo de tingimento. Já a linha 50% reciclada reaproveita resíduos plásticos ou têxteis com peças feitas 50% em malha reciclada e 50% em malha de algodão, enquanto a linha 100% natural é feita a partir de materiais crus, com tingimentos naturais e estampas à base de água.

“Buscamos ir além da nossa atuação como uma cerveja, conectando as pessoas com um estilo de vida livre e autêntico, mais leve e natural. O lançamento dessa coleção permite que possamos expressar ainda mais os nossos valores e o nosso lifestyle”, comenta Rodolfo Carvalho, head de marketing de Corona no Brasil.

Além disso, a marca desenhou uma coleção para todos, com bermudas e shorts para a parte de baixo em modelagem masculina e feminina e, para a parte de cima, opções sem gênero com modelos que atendem a todos os públicos, entre eles camisetas e regatas em tamanhos que vão do PP ao GG. Os produtos estão disponíveis com vendas para todo o Brasil na Netshoes.

Breja para o Natal

Foto: Divulgação

Se o Natal nos filmes produzidos no Hemisfério Norte são marcados pela neve, no Brasil a reunião das famílias é marcada por brindes refrescantes para lidar com o calor. A cerveja, claro, ocupa destaque neste espaço. Para celebrar a data com uma opção com a cara do Brasil, a Cerveja Blumenau apresenta um lote limitado da Blumenau Summer Warmer, uma versão tupiniquim das cervejas belgas produzidas especialmente para o Natal. O rótulo tem edição limitada e está disponível em barris e garrafas de 500ml.

O rótulo tem 8% de teor alcoólico e 15 IBUs (unidade de medida de amargor, que vai de 0 a 120). Tem cor dourada intensa e espuma abundante. No aroma, traz notas de frutas amarelas cristalizadas e especiarias – combinação inspirada no tradicional panetone. A sugestão de harmonização é com assados de Natal e panetones.

O cervejeiro Marcos Guerra comenta que tanto o nome quanto a receita fazem referência às Winter Warmer, cervejas geralmente escuras, alcoólicas e temperadas com especiarias quentes servidas no inverno europeu. “Nós fomos para o aposto: uma cerveja dourada, com especiarias que trazem a sensação de frescor. Uma cerveja para celebrar o Natal do nosso jeito, no nosso verão”, explica.

Lata de cerveja mais bonita do Brasil

Foto: João Alexandre da Silva Júnior

As cervejarias que, ao longo deste ano, produziram as latas de cerveja mais bonitas, coloridas e criativas do país foram premiadas na última terça-feira (6/12), durante cerimônia da segunda edição do Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil, realizado pela Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio), no Rio de Janeiro.

“As latinhas vêm conquistando a preferência dos consumidores brasileiros dia após dia. Premiar a mais bonita do Brasil é uma tarefa difícil com tantas cores, rótulos, desenhos e tamanhos. Recorremos a uma equipe de designers e profissionais especializados e contamos com milhares de votos do público consumidor”, explica o presidente da Abralatas, Cátilo Cândido. Ainda segundo ele, a entidade realiza o prêmio justamente para valorizar o trabalho de ponta feito pelas cervejarias nacionais.

A escolha das latinhas campeãs passou pela avaliação de jurados e pela votação do público, que escolheu as três mais bonitas, nas três categorias da competição.

Microcervejarias

Criada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a cerveja “Às Mulheres”, da cervejaria Masterpiece, do Rio de Janeiro, foi a campeã na categoria microcervejaria. A latinha vencedora tem o desenho de duas mulheres, feito pela artista Pri Barbosa para representar a força feminina.

“Ficamos muito honrados e felizes com o resultado porque é a materialização de um projeto que foi pensado para ser todo executado por uma equipe de mulheres do início ao fim, desde a produção da lata física até o envase final, tudo foi feito por profissionais femininas. Foi um projeto especial e estamos muito felizes”, afirmou o CEO da Masterpiece, André Valle.

Médias Cervejarias

Já na categoria médias cervejarias, a cerveja “Wienbier 59 Session IPA” da Newage, de São Paulo, conquistou o primeiro lugar. Seguida da “Wienbier 60 APA”, da mesma cervejaria, e da “Bierbaum Lager”, da Bierbaum, de Santa Catarina.

Grandes Cervejarias

A Ambev levou para casa todos os prêmios da categoria grandes cervejarias. Com a cerveja “Colorado Indica”, em primeiro lugar, a “Goose Island Midway Session IPA”, em segundo, e a “Patagonia IPA”, em terceiro, dominou o pódio e se consagrou como o destaque de grandes cervejarias da edição do Lata Mais Bonita 2022.

Por falar em premiação…

Foto: Divulgação

O concurso Mbeer Contest Brazil anunciou na última terça-feira (06/12) as melhores cervejas artesanais do Mondial de la Bière 2022. Foram escolhidos 12 rótulos dentre os mais de 300 inscritos na competição pelos expositores do festival.

Pela primeira vez realizado antes do início do festival, o Mbeer Contest Brazil é uma competição de degustação profissional de cerveja em que só participam os expositores do festival. Nesta edição, a carioca OverHop levou a medalha de platina, o maior prêmio da noite, com empate técnico entre os rótulos Pash e Bolo de Laranja da Tia Mey. Já os rótulos ouro ficaram com: Alpendorf (Margherita Gose), Bamberg (Rauchbier), Brewing2Go (Foguete Não Dá Ré), Cervejaria Criatura (Cervejaria Criatura), Cervejaria Dádiva (Dádiva Saison Printemps 2022), Cervejaria Noi (Noi Bárbara), Mistura Clássica (Goiaba) e OverHop com os rótulos Amora, Aeternum e Unleash the Chaos.

Skate Queer

Com a ideia de unir mentes criativas e fazer crescer uma conversa que transita por territórios urbanos, Goose Island, que traz um estilo street em seu DNA, reuniu diferentes artistas e criadores que vivem a cidade por meio da arte, fotografia, moda, culinária e música para cocriarem o filme documentário “SE EU BOTAR O SKATE NA CABEÇA EU VIRO O CHÃO”.

A partir das visões de Chuchu Kamel, Lucca Alvarenga, Kim Terra, Patty Skater, Pipa Souza, Rodrigo Kbeça Lima e Tereza Skateira, o curta traz uma ideia do universo do skate queer e abraça o movimento para descontruir estereótipos tradicionais no movimento cultural do skate. Desassociando do formato tradicional agressivo e masculinizado, a prática esportiva vem para lutar contra diversos preconceitos e situações vividas pelo público LGBTQIAP+ no Skate.

“Desde quando fui convidada para fazer parte do projeto, eu fiquei muito curiosa para entender o que aquele grupo de criativos poderia fazer para extrair algo dessa experiência e deixar para o público final. Fui para os papos com a ideia de colocar para fora uma necessidade pessoal sobre falar mais de skate queer. E no final, eu vi que consegui colocar o tema para fora da minha bolha”, conta Pipa Souza, skatista há 18 anos que hoje é uma grande entusiasta do skate feminino e queer. Além de dedicar tempo e energia em cima das rodas, Pipa vai além das manobras, sempre fotografando e filmando tudo que pode.

O processo de produção e criação do filme foi 100% gerado entre a marca e a comunidade. Na trajetória, foi realizada uma imersão com palestras e bate-papos, além de “personagens-chave” do meio, as quais foram parte ativa na criação da linha do documentário.

Usando a cultura urbana como cenário, o vídeo mostra a perspectiva das personagens e sua relação com as ruas, conquistas e dificuldades nesse ambiente com tantas barreiras e preconceito.

“Goose Island é uma cervejaria artesanal de Chicago e traz em seu DNA um pilar de extrema importância na cultura urbana. Acreditamos que o filme chega para somar e dar luz a histórias que marcaram a evolução do esporte e ajudar a valorizar o mundo dos skatistas LGBTQIAP+.” conta Eduardo Mahtuk, gerente de marketing de Goose Island no Brasil.

E para somar com o filme, o grupo trouxe mais um resultado do projeto: uma cerveja do estilo Altbier com leve toque de laranja. Criada com aroma e sabor maltado, que dá sensação de biscoito e toffee, o frutado da laranja torna a Goosehood uma cerveja equilibrada e fácil de beber com 5,5% ABV e 30 IBU. Hoje, a inovação está disponível somente no Torneira Bar, como parte de uma parceria com a Goose Island.

A iniciativa faz parte da grande conexão entre o filme, que abrange o movimento skate queer, com o propósito do Torneira, considerado um ‘bar de todes para todes’, um empreendimento que tem como objetivo desenvolver projeto de diversidade, abraçando a pauta de LGBTQIAP+ e fortalecendo as cervejas artesanais. O Torneira fica localizado no bairro Vila Madalena (Rua Inácio Pereira da Rocha, 121), em São Paulo.

Veja o vídeo:

Outdoor bebível

Entre os dias 10 e 11 de dezembro, a Colorado instalou “outdoors” bebíveis no Parque do Ibirapuera para os consumidores se apaixonarem pelo sabor de brasilidade da marca. Todos que estiveram no parque, entre às 13h e 18h, resgataram, de forma gratuita, goles de Colorado em um espaço personalizado e exclusivo, em frente ao Pavilhão das Culturas Brasileiras. Com um copo de Colorado, o consumidor escolheu entre três sabores que quer degustar e puxar a torneira para liberar o seu próprio chopp.

A ação faz parte da campanha “Basta um gole para se apaixonar por Colorado”, que foi ao ar no dia 29 de novembro, e que promete valorizar os ingredientes brasileiros de sua receita para fazer o consumidor se apaixonar ainda mais pela cerveja. Mais que falar em seus anúncios sobre a brasilidade de Colorado, a marca está convidando as pessoas a darem um gole nos seus sabores de Colorado. Afinal, um gole vale mais do que mil imagens.

Além da ação no Parque do Ibirapuera, a Colorado está disponibilizando goles em sua página do Instagram e em “outdoors bebíveis” em diversos locais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em cada um desses lugares, há um QR Code, então, basta direcionar seu celular e escaneá-lo para gerar o cupom.

O resgate dos goles pode ser feito nas unidades do Bar do Urso, em bairros tradicionais de São Paulo e em cidades paulistas como Franca, São Bernardo, Mogi das Cruzes, além da famosa praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, Vitória (ES) e Maringá (PR).

Converse com ela

A partir da ideia comprovada cientificamente de que falar com as plantas faz com que elas cresçam mais bonitas e saudáveis, a cerveja Petra Puro Malte lançou uma ação bastante original nas plantações de cevada próprias da marca: instalou alto-falantes no campo e convidou os consumidores a mandarem áudios com mensagens para serem reproduzidos para as plantas. O objetivo, ao final da ação, é produzir uma edição limitada da cerveja Petra com a cevada que cresceu com as vozes dos consumidores. Essa edição não será comercializada, vai ser direcionada para influenciadores digitais.

A campanha, criada pela BETC HAVAS em parceria com a Petra, ganhou um filme digital e está no ar no Instagram, Facebook, YouTube e Twitter da marca e no perfil de alguns influenciadores parceiros.

Esse fenômeno acontece porque as plantas reagem às ondas sonoras da voz humana que emitem vibrações com frequências entre 50 e 500 hertz. Segundo estudos, as plantas são influenciadas por todas as mudanças ambientais ao seu redor. Elas respondem às vibrações do som próximo que ativa dois genes-chave dentro delas que influenciam seu crescimento.

Consumo de cerveja no BR

O consumo de cerveja está mudando no Brasil. O brasileiro está consumindo cerveja com mais qualidade e com mais moderação. Nesse sentido, a indústria vem inovando para trazer novas opções que tragam ainda mais conveniência e custo-benefício ao consumidor.

Acompanhando essa tendência, as embalagens com 269 mililitros (ml) de cerveja, ainda menores das recomendadas internacionalmente pelo National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAA), registraram aproximadamente 90% de crescimento de 2016 para 2021, atingindo o patamar de 30% das vendas no varejo, segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International. O NIAA define como quantidade padrão igual ou inferior a 1 dose de bebida alcoólica, que são 350 mililitros (ml) de cerveja.

“O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo atrás da China e Estados Unidos e com peculiaridades positivas em seu consumo quando comparamos com o restante do mundo. O fato de os brasileiros terem uma opção de consumo moderado nas prateleiras como regra é grande avanço para nossa indústria”, destaca o superintendente do SINDICERV, Luiz Nicolaewsky.

Apesar do expressivo resultado registrado com as embalagens de 269 ml, as tradicionais de 350 mililitros seguem em alta. De acordo com projeções da Euromonitor, a expectativa é que essa categoria represente 52,45% das vendas, em 2022.

 

Atualizados? Agora o resumão da semana volta em 2023! Boas Festas e Boas Cervejas! Cheers!

#beerewindSemana49

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.