fbpx

Bora conferir o que foi assunto no mundão cervejeiro e que separamos aqui no BeeRewind! Começando o resumão com…

Flow Voice

Foto: Divulgação

A Ambev está marcando presença no maior encontro de tecnologia do mundo com uma novidade que promete auxiliar os consumidores para um consumo responsável de bebidas alcóolicas e que poderá também aumentar a segurança nas estradas e em locais públicos. Durante o Web Summit, a empresa fez o pré-lançamento do Flow Voice, inteligência artificial que consegue identificar o consumo de álcool pela voz.

A expectativa é que no futuro a tecnologia auxilie as pessoas a tomarem melhores decisões para um consumo responsável, e que seja também utilizado por empresas e em políticas públicas para promover segurança nas estradas.

“A partir do lançamento, o Flow Voice vai passar por uma série de testes e hipóteses de uso para entender qual a melhor forma de explorar seu potencial, que vão desde sistemas de segurança veicular: permitindo o bloqueio da partida caso seja identificado sinal de álcool consumido na voz, contribuindo para a segurança viária, até em dispositivos vestíveis (smartwatches e pulseiras): para fornecer informações em tempo real sobre o nível de embriaguez do usuário, contribuindo para o consumo responsável”, afirma Rodrigo Moccia, Diretor de Relações Institucionais na Ambev.

Para realizar o teste, o usuário do Flow Voice deverá gravar áudios seguindo as frases indicadas na plataforma. A IA analisa mais de 120 aspectos da voz humana para identificar se há presença de álcool no organismo. A partir da análise, ele dá dicas de ações para um consumo moderado, sugerindo a indicação para a pessoa beber água ou comer algo, por exemplo.

A novidade é mais um lançamento do Smart Drinking Lab, área da Ambev que tem como objetivo disruptar a forma de fazer e promover o consumo responsável, utilizando a inovação para traduzir os conceitos de consumo responsável em produtos. “Como uma empresa que tem a bebida no centro do seu negócio, incentivar e promover a moderação é algo fundamental e necessário. Sabemos que a tecnologia pode contribuir muito para um bem maior, por isso estamos investindo em soluções que irão promover mudanças e incentivar o consumo responsável. O Flow Voice é um dos projetos que temos no nosso pipeline de inovação, que conta com outras soluções e produtos em diferentes etapas de desenvolvimento, desde pesquisas, prova de conceito, teste clínico e pilotos em curso”, afirma Moccia.

A tecnologia do Flow Voice foi desenvolvida em parceria com a Metatimbre AI, startup curitibana acelerada pela Ambev em 2021 através do programa Social Lab, na temática de iniciativas inovadoras para consumo responsável. A empresa usa IA para criar soluções em diversos segmentos de mercado, principalmente em segurança do trabalho e viária. “Estamos muito contentes de poder lançar a nossa solução em parceria com a Ambev, sabemos que temos no Flow Voice o potencial de impactar a vida de milhões de pessoas promovendo mais segurança e incentivando o consumo responsável”, afirma Cassiano Ferreira Novo, CEO e fundador da Metatimbre AI.

Cashback

Foto: Divulgação

A reciclagem de vidro ganhou mais um aliado no Rio de Janeiro. Sete unidades do supermercado Prezunic – Botafogo, Itaoca, Barra, Méier, Jauru, Freguesia e Campinho – receberam máquinas 4R Glass, de coleta e moagem de garrafas e embalagens de vidro, desenvolvidas pela Seiva para o Programa Volte Sempre, da Heineken.

Ao ser depositado no equipamento, o material é triturado, removido e enviado para cooperativas recicladoras, de onde retornam para a indústria como novas. Ao depositar as garrafas, os clientes recebem cashback a ser utilizado na compra de produtos do portfólio da Heineken.

Números da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) mostram que o Brasil produz mais de 8,6 milhões de unidades de vidro por ano, mas apenas 25% desse volume ou 300 mil toneladas são recicladas. Com a chegada dos equipamentos ao Prezunic, a Cencosud dá continuidade às suas iniciativas de ESG e amplia a ação em parceria com a Seiva e a Heineken, já implementada na Bahia e em Goiás, por meio das bandeiras GBarbosa, Mercantil Atacado e Bretas.

“O vidro não reciclado leva até 5 mil anos para se decompor e contamina o meio ambiente. A parceria fomenta o engajamento com a sustentabilidade, o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e de nossa agenda ESG, além de gerar descontos em produtos da Heineken para clientes”, comenta Sara Lizi, gerente de Relações com Investidores da Cencosud Brasil.

As máquinas 4R Glass aceitam garrafas de vidro long neck, de 600ml, litrão e KS (king size) de 290ml, além de potes e embalagens de vidro em geral, incluindo as de azeite e requeijão. O equipamento não aceita lâmpadas, resíduos de cerâmica, louças ou pedaços de vidro e espelho.

Para participar do programa de reciclagem e receber cashback, o consumidor precisa baixar o app Ponto Caco na Google Play ou App Store e realizar o cadastro. Ao depositar as embalagens de vidro na máquina coletora, são gerados pontos. Cada item aceito pelo equipamento vale R$ 0,10, que é revertido em desconto na compra de produtos do portfólio da Heineken. Para garantir o desconto, é preciso informar o CPF no caixa do Prezunic, no momento da compra. Os pontos acumulados podem ser acompanhados no aplicativo.

Pontos de coleta no Rio – Lojas Prezunic: Botafogo, Itaoca, Barra, Méier, Jauru, Freguesia e Campinho

Nova roupagem

Para fortalecer a identidade visual de seu portfólio, a Eisenbahn apresenta uma nova roupagem para seus rótulos. Agora as embalagens de todos os estilos Eisenbahn se destacam por demonstrar uma percepção de imagem ainda mais premium, trazendo um aspecto de modernidade, mas mantendo a essência e tradição de mais de vinte anos da marca, que foi fundada em Blumenau, Santa Catarina.

A nova identidade visual traz elementos mais contemporâneos que somam para dar um ar ainda mais cool para o portfólio atual de Eisenbahn. A mudança começou a ser implementada de forma gradual e já podem ser encontradas em nossos varejistas até o final de março.

“Há uma necessidade de proporcionar mais facilidade para o consumidor no momento da escolha, mostrando que é possível detectar e diferenciar nossas opções. Por isso, buscamos aliar toda nossa comunicação e expertise a um desejo antigo de trazer ainda mais personalidade a nossas cervejas e, deste modo, oferecer rótulos mais modernos para cada cerveja de nosso portfólio”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.

Os designs inéditos contemplam os SKUs no formato long neck (330 ml) e lata (350 ml).

Jogo de Panelas

Foto: Divulgação

O reality gastronômico “Jogo de Panelas” que está sendo exibido no programa Mais Você, da TV Globo, comandado pela apresentadora Ana Maria Braga, conta com cinco participantes com perfis diferenciados, mas com uma paixão em comum: o amor pela gastronomia. Entre os participantes que estão na competição deste ano está o cervejeiro Marcelo Bonato, de 42 anos, da região de Santo André. Além de Bonato, outros participantes encaram o desafio gastronômico: o correspondente bancário Daniel da Silva Santos, 34 anos, Jaqueline Siqueira de Mattos, 44 anos, motorista de aplicativo, a professora Juliana Barbosa de Faria, 39 anos, e o publicitário Lucas Farias Moreira, 27 anos.

A paixão pela culinária surgiu muito cedo na vida de Bonato. Quando criança, ele adorava assistir sua avó italiana preparando os pratos e as massas na cozinha. Além disso, o cervejeiro também já foi escoteiro, e durante esse período, aprendeu como preparar diferentes pratos. Antes de entrar para o ramo cervejeiro, Bonato trabalhava como analista de sistemas. Seu interesse pelas cervejas surgiu por acaso.

Em 2010 ele fez um curso de produção do líquido a convite de um amigo, Marcelo Leigui, professor da Universidade Federal do ABC. “Nós produzíamos a bebida no prédio onde morávamos, e eu acabei ficando fascinado pelo ramo cervejeiro, então decidi fazer um curso de sommelier e de gestão de negócios da cerveja”, afirma Bonato. As bebidas produzidas durante esse período eram comercializadas nos bares da região de Santo André.

A ideia de participar do reality surgiu por influência de sua irmã, que viu as inscrições abertas para participar do programa e disse para ele se inscrever por conta de sua paixão pela gastronomia. “Participar do reality é um sonho, pois sempre fui apaixonado pela arte de cozinhar e de explorar novos sabores, e eu sempre gostei muito da Ana Maria Braga, tanto por ela ser um ícone da televisão como também pelas receitas preparadas por ela que eu ficava acompanhando o passo a passo”, explica Bonato.

A inspiração para o jantar preparado pelo cervejeiro foi o Egito. Com o tema O Templo de Luxor, o jantar irá contar com Bastão de Gergelim Crocante e Caldo Egípcio de Tomate com Grão de Bico e Frango Desfiado como entrada. Já o prato principal será um Cordeiro ao Molho de Hortelã, além de Arroz Selvagem com Lentilha Amarela e Farofa Marroquina.

A sobremesa será um Merengue de Morango com lascas de Amêndoas. Além do jantar, Bonato terá que preparar uma decoração que remete ao tema escolhido. Sendo assim, o cervejeiro irá se caracterizar com roupas e adereços que remetem ao Egito. Com a ajuda da maquiadora Marisa Dantas e do cabeleireiro Severo Muniz, Bonato irá recepcionar os convidados com um visual que lembra os Deuses Egípcios. Além disso, o jantar irá contar com a apresentação da bailarina Kaamilah Mourad.

Após o jantar finalizado, os adversários terão que dar uma nota para o anfitrião em questão. Depois é a vez dos chefs convidados saborearem o jantar.

Quem conseguir mais pontos é o vencedor da competição. “Está sendo uma experiência incrível participar do reality, jamais pensei que seria possível fazer parte de uma competição tão prazerosa e com chefs renomados avaliando os pratos. Estou bastante confiante e espero conquistar o prêmio”, finaliza Bonato.

Descomplique

A faxina pesada que fica mais leve, a correria do dia no trabalho que vira diversão de noite – se por perto tem uma Skol, aí tem leveza no meio do perrengue! E é essa transformação do complicado para o descomplicado, da pressão para a descontração, que ganha destaque na nova campanha de Skol, a cerveja nacional queridinha que desce redondo. No ar desde o último dia 03, na TV aberta, a ação intitulada “Cara da Leveza Skol” vem marcar um novo momento de comunicação da cerveja com seus consumidores.

“Skol é uma das marcas que mais se conecta com o brasileiro, de um jeito único e cheio de bom humor. Desta vez, queremos ressaltar o que existe de mais leve e divertido nos perrengues do dia a dia, porque, com esse olhar para a vida, tudo fica mais divertido. O convite é para que as pessoas valorizem a forma mais leve de viver, esse lado Skol que a gente quer enfatizar”, afirma Oliver Klingelhoefer, Head de Marketing de Skol.

Criada pela agência GUT, a nova campanha de Skol conta com filmes baseados em fatos reais, inspirados naquelas pessoas que fazem parte do dia a dia, da vizinha engraçada ou da amiga “figura” que todo mundo tem, mostrando situações de leveza que já foram postadas nas redes sociais e viralizaram. Para representar essa realidade de um jeito divertido, a marca convidou influenciadores que estrelam a campanha: Larissa Gloor (@larissagloor), Jeferson Augusto (@jefersonaugusto) e Leozito Rocha (@leozitorochaoficial).

Dessa forma, Skol mantém sua tradição de falar a língua do seu público, em sintonia com o jeito criativo, despojado e divertido de seus consumidores.

Em um dos filmes, Larissa Gloor é a grande protagonista da história. A influenciadora parece fazer exercício de agachamento, mas não tem a ver com academia: ela está, na verdade, colocando uma caixa de Skol na geladeira. A marca segue preparando outros filmes com a mesma ideia, trazendo um perrengue do dia a dia, que no fim acaba se transformando em diversão com Skol. O som da lata sendo aberta, característico da publicidade de Skol, não ficou de fora: o “sssssskkkoool” está nas peças audiovisuais.

“A gente passa por tudo que é tipo de perrengue. Isso é fato. Mas o jeito que a gente encara cada um deles faz toda a diferença. Colocamos Skol como o gatilho da leveza, do ‘agora eu encaro qualquer coisa’. Afinal, o Ssssssskol de uma Skolzinha abrindo significa que abrimos não só uma cerveja, mas abrimos junto o sorriso, abrimos a porta pra um dia mais divertido”, destacam Diego Ferrite e Gabi Marcatto, Diretores de Criação da conta.

Nesse novo momento, Skol retoma a famosa assinatura “desce redondo” – uma forma de reforçar, ainda mais, a leveza do líquido e como a tradição da marca conversa com o brasileiro de um jeito único e cheio de história.

“As pessoas vão se lembrar do estilo de vida Skol na praia, no bar, no churrasco. Viver com leveza é a cara da marca, um jeito mais divertido que pode ser replicado por todos”, conclui Oliver.

 

Prontinho, atualizados! Semana que vem tem mais resumão cervejeiro! Cheers!

#BEEREWINDSemana18

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.