fbpx

Pensou que íamos publicar nada nesse restinho de ano? Pensou errado! Vem conferir a edição #extra do beerewind, começando com…

Números

Foto: Divulgação

O encontro dos apaixonados por cerveja artesanal, gastronomia, mixologia e entretenimento reuniu quase 35 mil pessoas entre os dias 7 e 11 de dezembro, na Marina da Glória, consolidando o Mondial de la Bière como um dos eventos mais importantes do calendário carioca. Na 12ª edição, o Mondial arrecadou mais de 22 toneladas de alimentos com a modalidade cervejeiro solidário, em que o público paga um valor promocional ao levar 1kg de alimento – a distribuição é feita para instituições necessitadas em parceria ao SESC Mesa Brasil.

O festival chegou de cara nova, com gramados, ativações de marca, espaço amplo e confortável, atraindo famílias, casais e grupos de amigos de todos os cantos do país. Os destaques da edição foram os mais de 1.500 rótulos de cerveja, cinco novos restaurantes comandados por chefs estrelados, drinks inéditos misturando malte, lúpulo e destilados, e dois palcos ao ar livre, reunindo ritmos plurais, com shows de rock, pagode, samba, axé, jazz, pop e MPB.

“É muito gratificante ver de perto o sucesso dos cinco dias de evento. Trabalhamos muito para entregar conforto, uma estrutura organizada, assim como diferentes opções de cervejas artesanais, comidas, drinks e shows para todas as idades e gostos. O público se divertiu, aproveitou cada atração do festival. Temos a sensação de missão cumprida. Ano que vem, tem mais, e certamente voltaremos com novidades e novas experiências”, adianta Gabriel Pulcino, gestor do evento.

Mulheres marcaram presença na edição em 2022, e as expositoras Graciele Mohamad, idealizadora da cervejaria Ouse, e Thais Travagim, do Science of Beer Institute de Florianópolis, notaram o aumento da presença feminina pelos pavilhões da Marina da Glória.

“Estamos no Mondial pela primeira vez, e gostamos bastante da experiência. Fizemos parcerias com outras cervejarias, ganhamos muitos elogios dos mestres cervejeiros, e trouxemos uma novidade: a Ouse é uma cervejaria feita por mulheres de ponta a ponta, com rótulos que homenageiam mulheres”, comenta Graciele.

Já Thais, comenta que se no começo os cursos para amantes de cervejas tinham público majoritariamente masculino, a realidade mudou bastante nos últimos anos.

“Viemos apresentar ao público carioca o nosso curso que vai acontecer no Sesc Tijuca, no fim de janeiro. E muitas mulheres já participam das turmas, formando a metade ou mais da metade entre nossos 30 alunos por classe. Queremos expandir a cultura cervejeira, com harmonização, matéria prima, aulas de café, de vinho e de mixologia para todos os públicos, por hobby ou profissionalmente”, conta.

Um dos sucesso desta edição foram os cinco restaurantes comandados por chefs renomados, que criaram cardápios exclusivos para o evento: o apresentador e chef carioca Pedro Benoliel, o chef paulista vencedor do “Cook Island – Ilha do Sabor”, do GNT, Paulo Yoller, e o chef baiano, Kaywa Hilton, Ex-Mestre do Sabor. Os apoiadores da área gastronômica da edição são: Seara Gourmet, Frescatto Company, Amazonika, Vitalatte, Bread Maker, Wessel, Andorinha e Sequóia.

“Para um primeiro ano de teste, conseguimos trazer novidades na gastronomia, com opções ágeis, diversas e saborosas. O evento trouxe uma energia muito boa, cerveja variada, música para todos os gostos. Fico muito feliz de fazer parte disso e perpetuar o Mondial, promovendo também conforto em forma de comida”, adianta Pedro Benoliel, embaixador da área de Gastronomia do evento.

Já o embaixador da área de Mixologia, Tai Barbin, prometeu e cumpriu: entregou um cardápio sofisticado de drinks para abraçar mais paladares. Uma das novidades foi o NegronIpa, com gin, vermute, campari e cerveja IPA. O NegronIpa ilustrou muito bem a união de dois universos.

“O maior acerto da minha área foi reunir o universo da coquetelaria e da cervejaria artesanal de forma harmônica, podendo quebrar essas barreiras e paradigmas, sabe? É muito bom proporcionar ao público que não bebe normalmente cerveja outras experiências, unindo destilados e também alguns sabores da bebida com malte e lúpulo. O Mondial é ousado por criar tendências e fico muito satisfeito de estar junto nessa cultura de novas “sementes” e paladares”, comenta Tai.

Além da gastronomia e da mixologia, o evento também expandiu a área musical com dois palcos ao ar livre. O DJ e apresentador carioca Rapha Lima é embaixador da área de entretenimento do Mondial 2022, e entregou uma curadoria diversa, com ritmos que vão do samba ao rock, e a apresentação de dezenas de artistas durante os cinco dias de festival. El Miraculoso Samba Jazz, DJ Pivete, Venus Café, Made in Rock, Pagodelas, Vooduo, Dj Saddam e Dj Ingrid foram alguns dos destaques da edição.

Outra novidade que merece destaque são as ativações de marcas espalhadas pelos jardins. As ações, que antes ficavam restritas aos espaços dos estandes, ganham outras roupagens. Espaços instagramáveis na área externa, com a vista da Marina, convidam o público a compartilhar sua experiência no festival.

Bebida e direção não combinam!

Em 2013, quando o Brasil apresentava um cenário de 45 mil mortes no trânsito por ano, a Ambev – que há 20 anos desenvolve projetos e cria ferramentas para conscientizar sobre o consumo moderado de bebidas alcoólicas – deu início a um projeto de cooperação público-privada, com o objetivo de contribuir para uma gestão do trânsito mais eficiente e segura.

Entre os resultados alcançados, a redução de 23% nas mortes no trânsito no estado de São Paulo. Já na etapa de Brasília, iniciada em 2016, a parceria com o setor público contribuiu para queda de 61% no número de óbitos por acidentes de trânsito em quatros anos de execução.

Os resultados bem-sucedidos desses programas superaram a meta estabelecida pela ONU na Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, sendo traduzida para cinco línguas e implementada em mais de 18 países. O programa hoje é parte de um Toolkit de melhores práticas em segurança viária, elaborado em parceria com a UNITAR-ONU.

E, parte dessa trajetória agora está registrada no livro Cooperação: o veículo da mudança – Como público e privado se uniram para fazer a gestão de trânsito no Brasil melhorar, que mostra como o trabalho de gestão elevou o patamar de segurança viária no Brasil a partir dos trabalhos por parte dos governos dos estados de São Paulo, Distrito Federal e Ministério da Infraestrutura, desenvolvido em parceria com a Ambev e Falconi.

Verão

Durante todo o verão, de 17 de dezembro a 26 de fevereiro de 2023, a Mude, maior plataforma de wellness media do mundo, vai oferecer, em parceria com a Amstel Ultra, a única puro malte com 72 kcal por long neck e sem glúten, centenas de atividades gratuitas aos cariocas e turistas na próxima edição da Rio Academia Amstel Ultra, a qual chega maior ainda ao seu segundo ano consecutivo.

Desta vez, a Mude pretende realizar mais de 60 aulas gratuitas por semana, totalizando mais de 600 aulas e mais de 30 mil atendimentos ao público até o fim do evento, o que torna a Rio Academia Amstel Ultra a maior e mais longa ativação de bem-estar da história da orla carioca. Serão mais de 100 profissionais envolvidos, entre professores e staff.

Mais uma vez, o Posto 10, em Ipanema, no Rio de Janeiro, será o point para quem curte atividades ao ar livre, exercícios gratuitos e pôr do sol com música, entre outras atrações. Além da academia completa de musculação ao ar livre, aberta durante 57 horas semanais, o público poderá participar de aulas de yoga, futevôlei, vôlei de praia, muay thai, mat pilates, funcional adaptado, boxe, slackline, beach cycle, fit dance, cross dance, cross training, wolf fit e inner balance. Todas as aulas são agendadas pelo aplicativo da Mude, que também é gratuito e simples de navegar.

Outra novidade deste ano é a possibilidade de empréstimo de guarda-sol, cadeira de praia e bola, que poderão ser reservados por meio do app da Mude.

Aos sábados, iniciando no próprio dia 17, haverá os Sunsets, com programação especial e entardecer ao som de DJs renomados. A abertura oficial do evento contará com as embaixadoras da Rio Academia Amstel Ultra: as criadoras do cross dance (união do crossfit com muita dança) Gabi Zecchinelly e Marcela Gorgulho, que vão proporcionar uma aula especial da nova febre do verão. O som ficará a cargo da MC e cantora Lica Tito, que fará as vezes de DJ durante o pôr do sol.

“Com Amstel Ultra, chegamos com a proposta de incentivar os consumidores a terem um estilo de vida ativo, focados em contar bons momentos ao invés de calorias. Ao oferecermos atividades ligadas ao esporte e bem-estar, apresentamos também nosso conceito que alia movimento e diversão. Por isso, estamos super animados com essa renovação de parceria com a Mude em mais uma edição da Rio Academia Amstel Ultra”, celebra Anna Luisa Dafico, gerente de marketing da Amstel no Brasil.

O projeto segue o conceito da Mude, de impactar positivamente a vida das pessoas, oferecendo atividades físicas gratuitas como uma forma de se movimentar, atingindo um público plural e abrangente. “Somos um ecossistema de bem-estar ao ar livre, e com a Rio Academia Amstel Ultra queremos fazer ainda mais pela população, a partir de uma experiência inigualável que só a capital fluminense é capaz de proporcionar”, alegra-se Marcus Moraes, CEO da Mude.

A respeito do patrocínio máster da Amstel Ultra pelo segundo ano consecutivo, Moraes acredita que o sucesso está na entrega de uma comunicação 360° assertiva: “É um dos projetos de experiência de marca mais extensos da orla do Rio, com mais de 10 semanas ininterruptas, o que proporciona uma visibilidade sem igual às marcas, com a utilização de OOH, DOOH, das nossas professoras influenciadoras e da comunicação digital do aplicativo da Mude”.

Por falar em Amstel…

A Amstel, cerveja puro malte oficial da Conmebol Libertadores e da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, preparou uma iniciativa em pontos de venda parceiros para mostrar que todo mundo deve ser bem-vindo para torcer e acompanhar partidas de futebol. A partir desta quinta-feira, 15 de dezembro, as equipes que atuam nos estabelecimentos Tokyo, Selva, Clube do Minhoca, Cineclube Cortina e Heavy House vão receber braçadeiras com as cores da bandeira LGBTQIAP+, semelhantes às que capitães (ãs) de times de futebol usam, para que utilizem durante o expediente. A ideia é disponibilizar também para o público consumidor, convidando-os a serem livres para serem o que quiserem, reforçando os valores que a marca traz de Amsterdã como diversidade, respeito, autenticidade e liberdade.

Além de fornecer as braçadeiras, a Amstel faz parceria com a Profissas, uma escola de diversidade que apoiará estes estabelecimentos no trabalho de letramento dos profissionais contratados. A ideia é aperfeiçoar o atendimento ao público de modo a oferecer mais acolhimento e inclusão ao público LGBTQIAP+. Serão realizadas palestras presenciais para facilitar o processo de aprendizado das equipes, colocando em debate assuntos como os significados de cada uma das letras da sigla LGBTQIAP+, representatividade, LGBTfobia, microagressões entre outros temas.

Bora?

Considerado um dos maiores expoentes da música independente nacional, o cantor e compositor Tim Bernardes anuncia show extra da turnê Mil Coisas Invisíveis, no Teatro Municipal, em São Paulo, no dia 20 de dezembro. Com ingressos esgotados em poucas horas após a abertura de vendas da primeira apresentação, o artista decidiu presentear os fãs com mais uma apresentação e no mesmo dia da estreia. Será no Municipal, um dos espaços mais tradicionais da capital paulista.

Depois do sucesso de seu aclamado álbum de estreia solo Recomeçar (2017) e de passar por mais de dez cidades em Portugal, entre elas Lisboa, Porto, Ílhavo, Braga e Ourem, Tim mostra ao público paulistano seu mais recente trabalho, Mil Coisas Invisíveis, reunindo 15 faixas que jogam luz sobre as belezas da existência e se transformam em performances ao vivo.

A apresentação será a última oportunidade de os admiradores do artista vê-lo nos palcos ainda este ano. Dono de uma voz marcante, o músico celebra o encerramento da etapa 2022 de sua turnê brasileira, em que tiveram destaques os sucessos BB (Garupa de Moto Amarela); Nascer, Viver, Morrer; Só Nós Dois, entre outros.

Os ingressos para o espetáculo extra estarão disponíveis para compra a partir de terça-feira, 13 de dezembro, com valores que variam de R$ 40,00 a R$ 280,00.

O show conta com o apoio da cervejaria Lagunitas, a IPA mais vendida no mundo. Pertencente ao Grupo Heineken desde 2019, ano em que passou a ser comercializada no Brasil, a marca mantém, entre seus pilares, o apoio à cena musical independente se conectando com diversos artistas nacionais. Em 2023, Lagunitas e Tim Bernades prometem outras ativações para contemplar os fãs de forma intimista.

Ingressos aqui.

Celebração

Foto: Divulgação

Inovação sempre foi o grande foco da tradicional cervejaria artesanal catarinense Das Bier e não seria diferente quando ela chega aos 16 anos. Para seguir com foco na oferta inovadora, a adolescente, porém madura empresa, aposta na ampliação da produção das opções sem álcool. Atualmente, com 10 rótulos, sendo dois não alcoólicos, a cervejaria reforça a recente tendência da busca do consumidor por essas bebidas. “A nossa expectativa para 2023 é dobrar a produção das sem álcool e incrementar as nossas vendas nos nossos espaços e parceiros”, conta a diretora da Das Bier, Larissa Schmitt.

Atualmente, os dois rótulos sem álcool da Das Bier são premiados. A Kaffee Bier conquistou o ouro no Concurso Brasileiro da Cerveja desse ano e a Australian Pale Ale foi medalha de prata no Brasil Beer Cup 2022, o que motivou ainda mais a equipe da cervejaria a colocar em prática o planejamento de ampliação das opções não alcoólicas. Por isso, eles lançam, ainda no mês de dezembro, em comemoração ao aniversário, a versão sem álcool da Catharina Sour, que leva na composição morango e maracujá e é reconhecida por ser refrescante, ideal para o Verão.

Produzida de forma colaborativa com a cervejaria Belgard, o novo rótulo terá produção inicial de 300 litros, mas com previsão de permanecer em linha. “Embora seja uma bebida comemorativa, é um estilo que tem muita procura do público, com um sabor marcante e, por isso, acreditamos que passará a fazer parte da nossa linha de produtos”, afirma Larissa.

Embora recente, a busca dos consumidores por tipos não alcoólicos tem crescido. A diretora conta que os motivos são variados e abrangem casos como a opção para o motorista da rodada, pessoas que estejam tomando algum medicamento, mas não querem abrir mão de degustar uma cervejinha, entre outros. No entanto, uma coisa todos os consumidores têm em comum: buscam rótulos que vão além do tradicional Pilsen existente no mercado. “Eles querem bebidas saborosas, degustar seu estilo favorito e é para agradar esse consumidor que baseamos as nossas produções sem álcool”, explica.

Visando também essa inovação, a Das Bier se tornou uma das primeiras cervejarias artesanais do Brasil a apostar nas opções não alcoólicas, tendo seu primeiro lançamento há dois anos. E para atender a expectativa de aliar sabor e qualidade, adotou uma estratégia diferenciada das cervejarias que já atuavam nesse segmento. “O nosso grande diferencial está na fabricação. Usamos uma levedura que não possibilita chegar ao processo de produção do álcool. E, como em todas as nossas fabricações, prezamos pela qualidade, com fermentos e insumos de primeira, maltes moídos na hora e somos fiéis ao estilo”.

Inovação é uma palavra que guia a Das Bier nas quase duas décadas e, como consequência, a cervejaria segue num crescimento constante. A produção da bebida ultrapassou o dobro, do registrado desde o início.

Fundada com gestão familiar, a Das Bier conta atualmente com uma segunda geração à frente do negócio e passou por uma profissionalização ao longo dos anos. Empreendedora, Larissa reforça o protagonismo e a visão feminina que levam ao mercado um diferencial, contribuindo tanto para a Das Bier quanto para o desenvolvimento do setor como um todo. “O negócio cervejeiro vai além de produção de litros e consumo. Ele envolve inovação, cultura, tradição, gastronomia, entretenimento e lazer, e isso que buscamos oferecer, queremos que a experiência do nosso visitante seja completa”, conta.

Por essa visão, a Das Bier conta com um complexo de lazer, anexo à área de produção. Em um terreno de 48 hectares, o visitante encontra entretenimento com o pesqueiro, pedalinho e ampla área de recreação infantil; e o restaurante típico que oferece o melhor da gastronomia tradicional e harmonização com as cervejas da marca. “Aqui ofereceremos a experiência de vivenciar a nossa cultura com música e pratos típicos, para as famílias aproveitarem o dia ao ar livre e os visitantes terem contato com a nossa tradição”, finaliza.

Novidade

Uma exclusiva Brazilian Ale, que leva lúpulos 100% brasileiros, e uma Saison com Hibisco, duas novidades da Soma Cervejaria lançadas especialmente para brindar às festas de final de ano.

De edição limitada, as duas produções foram pensadas pelo cervejeiro Renato Rodrigues para harmonizar com pratos típicos, ou não, servidos principalmente nas ceias, criando uma brincadeira entre harmonizar e degustar sem pressa algo novo e surpreendente.

A Soma Brazilian Ale (IBU 28 / ABV 4,5%) leva lúpulos 100% nacionais, Comet e Chinook, as estrelas dessa receita, que resultou em uma cerveja de corpo médio-baixo e espuma de cor branca, de boa formação e persistência no copo. Traz no aroma notas cítricas e resinosas, ideal para ser harmonizada com carnes vermelhas ou mais gordurosas.

Em esplendida coloração avermelhada, a Soma Saison com Hibisco (IBU 28 / ABV 7%) traz todo o aroma e sabor frutado desse estilo belga, uma cerveja complexa para ousar com defumados, peixes, frutos do mar, pato e salada de grão de bico.

As duas cervejas em lançamento já podem ser degustadas no tap da cervejaria ou em casa (embalagem para growler de 1 litro gratuito), com take away ou delivery direto. Fora os lançamentos, o brewpub conta com mais 10 rótulos permanentes à disposição.

A Soma Cervejaria fica em Moema e funciona de terça a domingo. Nos dias 24, 25 e 31/12 e 1/1 a casa permanecerá fechada em função das festividades de Natal e Ano Novo.

Novidade 2

A cervejaria hamburguense Fat Bull lançou uma novidade nesse final de ano. Elaborado no método charmat, com uvas Pinot Noir cultivadas na serra gaúcha, o espumante rosé da Fat Bull está disponível nas lojas da marca em Novo Hamburgo, Ivoti e Gramado. O espumante foi produzido na vinícola Montereale, em Flores da Cunha. A parceria entre a microcervejaria e a empresa de vinhos gaúcha promete frutos em 2023. A ideia da Fat Bul é lançar uma novidade a cada estação. Um vinho tinto deverá ser a próxima aposta dos sócios Tiago Bird, Alex Nunes e Dani Jeffman para o inverno do ano que vem.

Em novembro a Fat Bull também anunciou outro lançamento, uma pitaia sour envelhecida em barril de carvalho e envasada em garrafas de espumante, com segunda fermentação na garrafa e alto teor alcoólico. Diferente da clássica pitaia sour da Fat Bull, esta nova versão tem o dobro da fruta e maturação de um ano em barris de carvalho de Bourbon. O resultado desse processo é uma cerveja com carbonatação bem elevada, rica em sabores de pitaia, pitanga, morango e framboesa e notas sofisticadas de madeira.

A pitaia sour envelhecida da Fat Bull possui IBU 20 e ABV de 7%. Na experiência de boca, segundo o cervejeiro Dani Jeffman, ‘lembra muito um vinho espumante’. O fruto, de forte cultivo na região sul do estado, foi adicionado à receita desta nova Catharina Sour nas duas variações: pitaia roxa e branca.

Com valor agregado devido ao método de elaboração, a cerveja já está disponível em todas as operações da cervejaria, em Novo Hamburgo (Garagem e Tap House) e Ivoti (Rancho Fat Bull) e Gramado. Saiba endereços e mais informações em @fatbullbeer e pelo whats app (51) 994399889.

Green Your City

A plataforma Green Your City, da Heineken®, contabiliza resultados positivos e continua promovendo um grande movimento de práticas mais sustentáveis nos processos internos e externos da marca. Para celebrar o primeiro ano da iniciativa e os resultados alcançados, a Heineken® lança a campanha “Um Ano Criando Juntos os Próximos Anos”. Desenvolvidas pela Agência Le Pub, as mensagens repercutem legados importantes como a entrega da primeira microfloresta urbana, a instalação de placas solares e o número de residências e bares abastecidos por energia renovável. Além da campanha digital, que se desdobra ao longo deste mês, a estratégia criativa foi materializada também em peças OOH, que estão sendo veiculadas desde o dia 15 de dezembro em pontos de ônibus, relógios e estações de metrô.

Ainda dentro das comemorações, a Heineken® vai estender a ação inovadora que desenvolveu outdoors formados por painéis solares e instalar a estrutura no Bar AMATA, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Em setembro deste ano, a Heineken® montou painéis solares em um outdoor conectado ao Brewteco, famoso bar carioca localizado na Gávea.

Criada para abrigar projetos nas áreas de sustentabilidade e cultura, a plataforma Green Your City possui compromissos que envolvem os pilares de cidades mais sustentáveis, economia circular e consumo responsável, e engloba as quatro grandes metas de sustentabilidade da marca até 2030:

  • Energia Renovável: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
  • Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken® serão circulares até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, principalmente para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
  • Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken® vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora de qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
  • Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken® investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. O lançamento de Heineken 0.0 representa um forte incentivo para essa mudança de comportamentos. E, até 2030, os esforços serão multiplicados para que nenhum consumidor assuma a direção de um carro após ingerir uma Heineken.

Em 2022, a Heineken® contabilizou importantes avanços nessas metas:

  • Energia Renovável: Mais de 11 mil novos contratos do Programa Heineken Energia Verde assinados em 2022, sendo 2 mil estabelecimentos parceiros e 9 mil residências;
  • Circularidade: 36% de embalagens de vidro circulares em 2022;
  • Microflorestas: Implantação da primeira microfloresta urbana, dentro do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro;
  • Consumo Responsável: Fortalecimento do posicionamento de 0.0, contribuindo para mudança de comportamento.

Green Your City & Programa Heineken Energia Verde

A jornada da marca na construção de um mundo mais equilibrado teve sua gênese com o anúncio, realizado em dezembro de 2020, da produção e envase das cervejas Heineken® com energia 100% renovável nas cervejarias de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), e Ponta Grossa (PR), e até 2023 em Jacareí (SP). Porém, foi no último ano, dentro da Plataforma Green Your City com o Programa Heineken Energia Verde que visa facilitar o acesso à energia renovável a todo o Brasil, que a iniciativa ganhou força, incentivando as pessoas a repensarem as formas de consumo, incluindo o uso de energia elétrica dentro de casa. Além da conscientização, a ação beneficia os participantes com descontos diretos na conta de energia.

O projeto é operacionalizado em parceria com geradores regionais de energia renovável certificada e a disponibilidade do serviço acontece de forma gradual no país. A primeira etapa, ainda em 2021, foi voltada para bares e restaurantes parceiros. Até o momento, dois mil estabelecimentos parceiros aderiram ao programa em todo o país.

Devido ao grande sucesso, o movimento foi estendido para a casa dos brasileiros, e consumidores residenciais que vivem em regiões com a cobertura do programa puderam optar pela participação, de forma gratuita, e ter acesso em suas próprias casas, à energia 100% renovável. Ao longo de 2022, nove mil consumidores residenciais receberam o benefício.

Para trazer holofotes à ação, a Heineken® criou ainda uma campanha que impactou 20 milhões de pessoas quando foi ao ar numa mesma noite simultaneamente nos principais canais da TV aberta do país, como Globo, Record e Band, apresentando um anúncio criado apenas com telas sem luz

Green Your City & Festivais mais verdes

Um dos principais objetivos da plataforma Green Your City é desenvolver experiências que aliem o propósito de sustentabilidade da Heineken® com entretenimento. Com a retomada cultural, após os difíceis anos de pandemia, a participação da marca em grandes eventos, como os festivais de música, passou a ser totalmente pensada com base no conceito de cidades e festivais mais sustentáveis.

A jornada de ativações passou por eventos como MITA, Queremos!, MECA e Popload, festivais realizados neste ano e que contam com o patrocínio da Heineken®. Em todos eles, os consumidores tiveram a oportunidade de vivenciar experiências alinhadas às mensagens de sustentabilidade, com o olhar para a circularidade de resíduos, biodiversidade nas estruturas físicas, abastecimento das instalações por energia renovável e incentivo ao consumo responsável de álcool.

O ápice dessa jornada aconteceu em setembro, durante o Rock in Rio Brasil 2022, o maior festival de música e entretenimento do mundo. As iniciativas sustentáveis da Heineken® no evento deixaram legados para o Rio de Janeiro: A marca, em parceria com o biólogo e paisagista Ricardo Cardim, implementou dentro do Parque Olímpico, uma microfloresta urbana de 1265m² formada por com mais de 830 exemplares de 53 espécies diferentes nativas da Mata Atlântica. A iniciativa faz parte da meta de implantar microflorestas urbanas em 19 capitais brasileiras até 2030, sendo o Rio de Janeiro a primeira a receber a área verde. A Heineken® também instalou dentro do Parque Olímpico uma miniusina formada por placas fotovoltaicas. A estrutura, que serviu para abastecer as ativações da marca durante o festival, ficou como legado perene para o local. A geração estimada dessa miniusina é de 3.943.675 kwh durante 25 anos (tempo médio de duração das placas). Essa geração é equivalente ao consumo médio de 2.159 casas populares por 1 ano e a redução de 354.931 kg CO2e na atmosfera.

E o futuro?

A iniciativa foi lançada no final de 2021, abastecida por insights inovadores que colaboram com um olhar inédito ao discutir reduções no impacto ambiental, por meio de experiências, reflexões e mudança de comportamento. E, como um marco histórico, em sua estreia, iluminou de verde prédios e estruturas icônicas em três cidades do país – São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que se uniram para mostrar que o futuro é promissor e as melhores noites são feitas com energia renovável. De mãos dadas com as pessoas, Green Your City continua sendo uma plataforma aberta e extensível que se integra e aprimora aos valores humanos existentes.

“A plataforma Green Your City é o nosso compromisso real em ser uma marca 100% sustentável ao longo dos próximos anos. É o nosso propósito construir um mundo mais verde e equilibrado. Sustentabilidade para nós é uma construção conjunta e, por isso, olhamos tanto para os nossos processos internos, como também para os nossos parceiros e consumidores. Para 2023, teremos grandes novidades e todas as nossas ações continuarão com a missão de estimular que as pessoas sejam agentes de transformação da sociedade”, conclui Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da marca Heineken® no Brasil.

Beatrice Jordão, gerente sênior de marketing da marca, afirma que “hoje, ao refletirmos sobre nosso aniversário de um ano, seguimos inspirados e honrados em ver tanta paixão e entusiasmo em nossos consumidores, que caminham junto conosco e desempenham um papel fundamental para ajudar a transformar o mundo. Essa é a nossa missão como marca, queremos deixar um legado, como a primeira microfloresta no Parque Olímpico, na cidade do Rio de Janeiro! Mostrar ao mundo que podemos ter uma cabeça mais aberta para olharmos o tema sustentabilidade com leveza e entretenimento. E, com isso, fazemos esse convite para uma jornada mais verde!”.

 

Atualizados? Agora sim encerramos por aqui, até 2023! Cheers!

#beerewindextra

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.