Em nosso primeiro post do “Qual eu Bebo?” vamos explicar melhor os principais tipos de cervejas que existem, no mundo brejeiro tem diversos “subtipos” destes que iremos comentar, assim você vai vendo qual caminho seguir e degustar uma boa breja… Vamos lá?
ALE
A cerveja do tipo Ale é feita partir de cevada maltada usando uma levedura que trabalhar melhor em temperaturas mais elevadas, conhecida como levedura de alta fermentação, fermenta a breja rapidamente proporcionando um sabor frutado devido a maior produção de esteres.
Subtipos: IPA (India Pale Ale), American Pale Ale, Belgian Strong Ale, Irish Red Ale.
Bock
Cerveja doce, relativamente forte e levemente lupulada. Ela é clara e a cor pode variar de cobre claro castanho. O aroma deve ser maltado e o paladar é suave com baixa a moderada carbonatação e sem adstringência.
Subtipos: Helles Bock, Doppelbock, Eisbock
Pilsner
Este é um dos tipos mais populares aqui no País, por ser de baixa fermentação e fabricada com maltes especiais. Ela pode ser chamada por pilsener, pils ou pilsen como chamamos no Brasil. Por ser bem refrescante, agrada muito pelo paladar leve.
Subtipos: German Pilsner, Bohemian Pilsner
Stout
Conhecida aqui no Brasil como “cerveja preta”, é um estilo de cerveja bem escura e que muitas vezes tem um sabor torrado ou até semelhante ao café. A maior parte das versões depende primariamente da cevada torrada com grão escuro, outras usam malte chocolate, malte black ou até a combinação dos três. Ela é para os amantes de uma cerveja amarga.
Subtipos: Dry Stout, American Sout, Russian Imperial Stout, Sweet Stout
Weiss (Weissbier ou Weizenbier)
Ela é uma cerveja feita de malte de trigo, malte de cevada, lúpulo e levedura. Para quem experimenta sente um sabor bem concentrado de trigo, mas muito gostoso ao tomar.
Subtipos: Roggenbier
Espero que neste pequeno post, você entenda um pouco de cada estilo de cerveja a experimentar e quem sabe seguir uma delas, nos próximos posts desta sessão iremos te mostrar um pouco das cervejas para vocês conhecerem e experimentar! 😉
Fotos: Clube do Malte, Puro Malte