O mês mais esperado para os brejeiros e não brejeiros chegou! Oktoberfest!!! A festa que vem pessoas de todo o canto do Brasil agita o mês na cidade de Blumenau com muita cultura, informação e claro cervejas! Mas porque não perder este evento? Separamos cinco razões para você não deixar de passar por lá e ainda conhecer a cidade!
1- A maior festa popular do Brasil
Já parou para pensar que está é um dos eventos mais importantes no calendário Brasileiro? É a oportunidade de conhecer novas cervejas que estão nos stands, se divertir com as competições de chope de metro (agora sem álcool!), dançar as músicas adaptadas no estilo Alemão e ainda sentir um pouco da Alemanha dentro do Brasil. A Oktober no Brasil começou em 1984 e já chamava atenção para a região, em apenas 10 dias de evento, reuniu cerca de 102 mil pessoas, e ainda era no antigo Pavilhão A da Proeb. E em Blumenau você acaba ficando curioso em conhecer a cidade, então o item 2 irá te ajudar!
2- Cultura típica da Região
Blumenau é rico em cultura e informação, é a terceira cidade mais populosa de Santa Catarina e 11º no sul do País, Foi fundada pelo filósofo e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou em um barco via Rio Itajaí-Açu acompanhado de outros dezessete colonos compatriotas. Este desembarcou à foz do Ribeirão Garcia em 2 de setembro de 1850 e dividiu o território em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias, majoritariamente casas feitas com a técnica construtiva enxaimel. O intervalo ocupado entre as fozes dos ribeirões Velha e Garcia definiu o atual centro da cidade. (via Wikipedia).
Interessante conhecer os museus históricos e patrimônios para se aventurar dentro de Blumenau, confira abaixo as fotos e endereços de cada um:
3- Um pouco da Alemanha dentro do Brasil
Isto não podemos negar que Blumenau tem a maior concentração de alemães dentro do Brasil, e isso acabou agregando muita cultura de lá para os solos brasileiros, você acaba já notando pelas casas como a arquitetura delas, festas e grupos de danças. Os alemães trouxeram uma tradição arquitetônica levado a técnica enxaimel que pode ser visto nas casas de zona rural e no centro como no Castelinho da Havan (antiga Lojas Moellman), a Prefeitura que foi construida em 1982, e as lojas do Parque Vila Germânica. E falando no Parque, durante toda a Oktoberfest acontece os desfiles tradicionais do evento com carros de grupos folclóricos, de caça e tiro, a Realeza da Oktoberfest, além de brinquedos exóticos, bandas e fanfarras. As informações dos horário dos desfiles, clique aqui.
E não pode falta claro as comidas típicas alemãs por lá! 😉
4- Cultura Cervejeira
Blumenau além de turismo histórico e ecológico, tem também locais para os brejeiros que querem agregar conhecimento e tomar umas cervejas por lá, separamos algumas que é bem interessante conhecer:
5- Conhecer cidades Vizinhas
Assim como ocorre em São Paulo, Rio e em outros locais que visitamos por turismo, a localização de cada cidades vizinhas chega a não ser muito longe em questão de custo, e não seria diferente em Blumenau, você indo para a Rodoviária Prefeito Hercílio Deeke tem Ônibus para as cidade de Itajaí e por lá, um ônibus para Balneário Camboriú que são locais interessantes em conhecer:
Esperamos ter ajudado com as dicas e aproveitar de todas as formas a cidade de Blumenau e Região, além da Oktoberfest!
Ein Prosit!