No mês de abril rótulos inéditos da cervejaria 961 estarão disponíveis na WBeer.com.br. A cervejaria é conhecida por ser a primeira artesanal do Líbano e uma das poucas do Oriente Médio. Os rótulos inéditos que a empresa trará para o Brasil com exclusividade serão: 961 IPA e a 961 BLACK IPA. Fundada em um período de guerra por Mazen Hajjar, em 2006, a cervejaria foi batizada com código de área do país – 961 – em um momento que Mazen se interessou por um livro sobre cervejas artesanais caseiras.
As seleções dos rótulos da WBeer.com.br, tanto do e-commerce quanto do clube, são feitas pelo Beerhunter Diego Cartier que diz: “É muito bom poder selecionar exemplares tão representativos, de origem pouco explorada pelos cervejeiros brasileiros e que, ao mesmo tempo, possui importância significativa na história da cerveja libanesa”.
Segundo algumas fontes, acredita-se que a cerveja surgiu no Oriente Médio por volta de 9 mil anos A.C. (Antes de Cristo), mas apesar disso, a região não possui uma tradição cervejeira muito forte, pois a maioria dos habitantes seguem a religião islâmica, na qual o consumo de bebida alcoólica não é permitido.
Os sócios do Clube WBeer receberão a 961 IPA – uma India Pale Ale de cor âmbar que possui espuma com boa formação e duração. Tem uma potência de frutas, como pêssego e maracujá, e notas cítricas de lúpulo. Segundo Diego, é uma IPA que prima pela elegância. A primeira versão desta receita foi feita em 2013, quando a cervejaria libanesa criou sua primeira Indian Pale Ale. A segunda cerveja selecionada é a 961 BLACK IPA. Esse rótulo é uma Black India Pale Ale de coloração marrom bem escura, quase preta e com espuma de pouca duração. Possui um contraste entre o doce do chocolate e o leve defumado da torra do café. O final é quase licoroso, com nuances de especiarias. Segundo Diego, é encorpada na medida certa, sem perder na potência, com destaque para as notas maltadas e o final refrescante, com agradável amargor.
Sobre a 961
A cervejaria foi fundada por Mazen Hajjar durante um período de guerra em que ele precisou ficar em seu apartamento. Para o nome da cervejaria o empresário utilizou o código de área do país e só conseguia os ingredientes para as criações porque eram enviados pelo dinamarquês Henrik Haagen – que se tornou sócio do projeto. Com o aumento da demanda, em 2009, foi necessário fazer uma pausa na produção para preparar o negócio em crescimento. Em 2010, as atividades foram retomadas com a entrada de um novo sócio, Thomas Norberg. Com o sucesso, a 961 começou a exportar suas cervejas para mais de 15 países. Alguns rótulos da cervejaria já receberam prêmios, como o conquistado por sua Lager, que foi eleita a melhor da categoria no Hong Kong International Beer Awards, em 2012.
Para mais informações visite os endereços:
www.wbeer.com.br
www.wbeer.com.br/info/clube/
www.facebook.com/WBeerOficial
www.instagram.com/wbeeroficial/
www.twitter.com/WBeerOficial
Fonte: Art Presse