fbpx

No inicio dos anos 80, o Rio de Janeiro “efervescia” na pedra do Arpoador, com sua vista estonteante, de onde todos aplaudiam o pôr do sol. Foi ali que aterrissou, no verão de 1982, uma grande tenda de lona azul com o nome de “Circo Voador“.O espaço tornou-se mitológico, transformou vidas e jogou luz em toda uma geração. Cazuza estava lá: personagem ímpar desta história, poeta maior de nosso rock, que há 30 anoslançava o hit “Exagerado” em seu primeiro LP solo, logo após deixar o “Barão Vermelho” para assumir sua fulminante carreira. Há 25 anos ele nos deixou, mas o “poeta não morreu” e permanece vivo em corações e mentes.

Criado em 1982, o espaço carioca consagrou grandes nomes e transformou para sempre a cultura do Rio de Janeiro. Foi responsável por alavancar muitos grupos de teatro e bandas de rock, hoje consagrados. O primeiro passo do Circo foi dado a partir dos cursos ministrados pelos integrantes do grupo “Asdrúbal Trouxe o Trombone”, fundado por Regina Casé e Luis Fernando Guimarães, tendo como integrantes Patrícia Pillar, Patrícia Travassos, Evandro Mesquita, Perfeito Fortuna, Cacá Dionísio(sonoplastia),Nina de Pádua, Cazuza e Gilda Guilhon.

A Vivo, O Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Lei Estadual de Incentivo a Cultura resolveram presentear a cidade maravilhosa em seu aniversário de 450 anos,no final de semana do dia dos namorados, com a volta histórica do Circo Voador ao Arpoador, com as mesmas dimensões e  conceito de programação daqueles dias em que Cazuza poderia estar por ali, no palco ou na plateia. Entre 12 e 14 de junho, a lona original será palco de shows, festas e diversas atividades culturais, em uma programação intensa e totalmente gratuita, que dura todo o fim de semana.Artes performáticas, poesia, um baile e muito rock compõem a programação que reunirá atrações de ontem, hoje e sempre nesta reedição.

Ao longo dos três dias, o projeto contará com shows das bandas Suricato, Dônica e Blitz, além da superbanda Todos Envolvidos, formado por artistas que fazem parte da história da música brasileira, como Liminha, Dado Villa-Lobos, João Barone, Kassin e Toni Platão. Também estão programadas oficinas infantis voltadas para circo, teatro, capoeira, apresentação de filmes e documentários, além da apresentação do grupo “As Marias da Graça” e de Chacal lendo sua poesia da “História dos 25 anos do CEP 20.000″. No primeiro dia do evento, a programação inclui uma homenagem a Cazuza, no ano em que a canção “Exagerado” completa 30 anos. Logo depois, a superbanda Todos Envolvidos farão um pocket show de uma hora, com hinos do rock nacional.

Ainda no dia 12 de junho, a Vivo lançará mais uma superprodução: o filme estrelado por Emílio Dantas, ator que protagonizou o musical Cazuza, com direção de Nico Perez Veiga e Luisa Kracht e produção da PBA Cinema.

Toda a programação é gratuita e os ingressos para os três dias do Circo Voador no Arpoador serão distribuídos mediante senhas, a partir das 10h, no dia 8 de junho. Mais informações estão disponíveis no site www.circovoadornoarpoador.com.br

Exagerado 3.0 – Re-Colour

Iniciando as comemorações que acontecerão no Arpoador, aVivo e a Musickeria CORP lançaram a música “Exagerado 3.0”, um “re-colour” em homenagem aos 30 anos de lançamento de “Exagerado”, marco de uma geração e ainda tão atual quanto na época. A nova versão reúne um time renomado de artistas que são parte da  história do rock brasileiro e foram influenciados pela obra de Cazuza em suas trajetórias, prometendo trazer de volta às paradas um dos mais emblemáticos hinos do rock androll nacional.

O “re-colour”manteve a voz original do artista e teve produção musical, baixo e violões por Liminha, bateria e pandeirola por João Barone (Paralamas do Sucesso), guitarras por Dado Villa Lobos (Legião Urbana), teclado e programações por Kassin e mixagem de Liminha e Daniel Alcoforado. Lançada nas rádios de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal no dia 18 de maio, a canção já ocupa as paradas de sucesso e figura entre as 10 mais pedidas pelos ouvintes. Trata-se do primeiro “re-colour” de música realizado no Brasil.

Parte dos direitos obtidos com a venda digital da nova versão da música será doada à Sociedade Viva Cazuza, que completa 25 anos em 2015 e foi criada por Lucinha Araújo, mãe do cantor e compositor, para dar assistência a crianças e adolescentes portadores do vírus HIV, assistência social a pacientes adultos em tratamento na rede pública na cidade do Rio de Janeiro e difundir informações científicas sobre a doença para profissionais de saúde e leigos.

 

Vivo homenageia Cazuza com nova versão de “Exagerado” e reedição do Circo Voador para lançamento de brandedcontent

Inspirada em uma das figuras mais marcantes da música brasileira, a Vivo homenageia Cazuza com o “re-colour” de seu primeiro single em carreira solo, “Exagerado”. No aniversário de 30 anos da canção, a empresa também remonta a lona original do Circo Voador na Praia do Arpoador e lança ação de brandedcontent a partir da gravação de clipe da música.

Após se tornar a grande referência em brandedcontent na internet brasileira, lançando produções que quebraram recordes e conquistaram volume impressionante de views – com mais de 20 milhões de views, Metamorfose Ambulante foi o vídeo mais visto e compartilhado no Youtube no ano passado –a Vivo teve, em 2015, o desafio de se superar mais uma vez.

Para tanto, em parceria com a Africa e a Musickeria, apostou em um projeto inovador e exagerado, homenageando aqueles que, como Cazuza, vivem a vida intensamente. “A trajetória do Cazuza e a mensagem que ele transmite até hoje em suas composições têm tudo a ver com nosso posicionamento de marca para o 4G, de que a vida passa rápido demais e que é preciso viver intensa e exageradamente cada minuto”, afirma Cris Duclos, diretora de Imagem e Comunicação da Vivo.

 

Serviço:

Data: 12 a 14 de junho, sexta-feira a domingo
Local: Arpoador, entre a Praia do Arpoador e a Praia do Diabo, Rio de Janeiro
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito*

* A distribuição de senhas para os três dias acontece a partir das 10h, no 8 de junho (segunda-feira): www.circovoadornoarpoador.com.br

Programação

12 de junho

  • 21h – Festa com DJs Coletivo Vinil é Arte
  • 21h45 – Exibição do filme Vivo “Cupido 4G”
  • 22h – Homenagem a Cazuza
  • 22h50 – Festa com DJs Coletivo Vinil é Arte
  • 23h30 – Show da banda Todos Envolvidos, com Liminha, Toni Platão, Dado Villa-Lobos, João Barone e Kassin.
  • 0h30 – Festa comDJs Coletivo Vinil é Arte

13 de junho

  • 9h30 – Oficina infantil de circo acrobático com a professora Amaralina Fagundes, com acrobacias de solo, malabares, colchões, arcos e claves
  • 9h30 – Oficina de ritmos populares e/ou danças populares
  • 18h – Fórum de ideias e debate “Um palco, uma rádio, um festival: em cena o rock brasileiro e a representação da juventude dos anos 80″
  • 19h – Exibição do filme “Imagens do Circo Voador”
  • 20h – Show da bandaDônica
  • 22h10 – Show da banda Suricato
  • 23h10 – Música ao som de DJs Coletivo Vinil é Arte
  • 23h30 – Show da banda Blitz

14 de junho

  • 11h30 – Oficina infantil de Capoeira
  • 12h – Apresentação do grupo As Marias da Graça
  • 18h – Fórum de ideias e debate “Brasil, que país é este: Cazuza, Renato Russo e a transição democrática”
  • 19h – Música ao som de DJs Coletivo Vinil é Arte
  • 19h30 – Poesia – Chacal – “História dos 25 anos do CEP 20.000″
  • 20h30 – Música ao som de DJs Coletivo Vinil é Arte
  • 21h – Show de encerramento Gafieira Voadora (Baile do Almeidinha com Hamilton de Holanda e Banda, com BNegão e Roberta Sá como convidados especiais)

 

Fonte: Midiorama

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.