fbpx
Foto: Breno Andrade

Após encerrar a mini-turnê de lançamento do Foda!, disco solo do piauiense Valciãn Calixto, com shows que percorreram as cidades de Demerval Lobão, Teresina e Barras, todas no Piauí, o músico lança agora seu primeiro clipe produzido pela turma do “rock triste” (procure saber), que vem dando cara à música independente no Brasil com bandas como Amandinho, gorduratrans, El Toro Fuerte, Fábio de Carvalho, Salvage, Def e selos como Banana Records, Bichano Records, Transtorninho Records e Geração Perdida.

Link do vídeo no Youtube:

O fan video foi produzido por Vitor Daniel, natural de Sergipe e criador da fanpage Capitão Ahab que, junto das pages ‘Quase Todo Dia o Chandler Segurando um Disco de Rock Triste Diferente’ e ‘I’m sad and i listen to rock triste every night’, tem sido crucial para a fomentação de shows e divulgação das bandas e selos citados, além de horizontalizar cada vez mais a relação entre artista e público, colocando ambos juntos como deve ser.

A Capitão Ahab produz fan vídeos, ou seja, trabalho audiovisual realizado com a colaboração de fãs. “A ideia, na verdade, veio de fazer fan vídeos com imagens minhas, é tanto que meu primeiro vídeo assim é com imagens que fiz, só que eu estava vendo que eu não conseguia gravar no mesmo ritmo que as ideias vinham, eu sempre gostei muito de cinema e esse ano peguei uma câmera e comecei a mexer com fotografia e vídeo, aí veio a ideia de aliar meu gosto de filmes com o que eu queria fazer e foi assim”, conta Vitor, como começou com os vídeos.

Vitor também explica como pensou no filme para produzir o fan vídeo de “Marcha-Ranço”, quarta faixa do disco Foda!, lançado por Valciãn Calixto em março desse ano. “Primeiro eu tive a ideia de ser algo a ver com carnaval, mas não vinha nada em mente, já tinha um tempo que queria fazer um vídeo com o filme Relatos Selvagens, esse filme é composto por vários curtas dentro dele, então a vibe da música meio que me lembrou o do casamento, aí baixei o filme, fiz um roteiro, comecei a editar e acabou ficando legal”, conta entre risos.

Relatos Selvagens é um filme dirigido por Damian Szifrón, que também escreveu os esquetes dos curtas. Por ser um filme lançado recentemente, Vitor teve alguma dificuldade ao upar o vídeo de “Marcha-Ranço”. “Eu sempre deixo os vídeos naquele campo do “Fair-use”, então qualquer problema que eu tiver dá pra resolver, pois o Fair-use te dá o direito de usar material com direito autoral desde que você siga certas diretrizes”, esclarece como resolveu e conseguiu subir o vídeo para o YouTube.

Vitor, que deixou o curso de Economia em Aracaju e agora pretende cursar Audiovisual, também fala sobre a cena de bandas envolvidas com a nomenclatura “rock triste” no Brasil. “É o motivo de eu estar fazendo vídeo ainda e estar aqui agora, o Diego (El Toro Fuerte) me deu muito apoio no começo, pois eu estava pensando em desistir de fazer isso, se eu puder acrescentar algo queria mandar um beijo e abraço pra Aline, é uma pessoa que eu conheço e que também foi fundamental nisso tudo”, finaliza.

Para baixar gratuitamente o álbum Foda!, do piauiense Valciãn ou contribuir com qualquer valor para o disco, basta abrir o bandcamp do músico: http://valciancalixto.bandcamp.com/.

Siga as páginas: https://www.facebook.com/EusouAhab/
https://www.facebook.com/rocktristeporemnaotanto/
https://www.facebook.com/chandlersegurando/

 

 

Fonte: Geração TrisTherezina

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.