fbpx
Foto: Divulgação

A banda mais querida pelo mundo metal, fizeram trocas que mudou todo o segmento que eles tinham desde o começo e agora com a entrada de Floor Jansen, o que podemos esperar neste próximo álbum?

Eles que surgiram em 1996 com a manda chuva Tuomas Holopainen e com a entrada de Emppu Vuorinen e a cantora Tarja Turunen, e juntos gravaram uma fita demo contendo três canções, “Etiäinen”, “Forever Moments” e “Nightwish”, de onde foi retirado o nome da demo e também do grupo.

Seu primeiro álbum em 1997, ” Angels Fall First” e com o sucesso imediato logo em seguida com a canção “The Carpenter”. Logo no primeiro disco o publico já começa a conhecer o estilo Gothic Metal finlandês já no final dos anos 90. Porém o “populismo” da banda iria começar a partir dos 3 próximos álbuns, “Wishmaster” (2000), “Century Child” (2002) e “Once” (2004) que elevou o nome “Nightwish” para o mundo todo. Porém esta grandiosidade da banda se deve muito mais pelo o álbum de 2004 e principalmente pelo single “Nemo” que foi para na temível MTV do mundo a fora e principalmente nas paradas do Brasil. Porém a partir dái começou ao que chamamos de “divisor de águas” do antigo e novo Nightwish, já que muitos fãs diziam que eles tinham se vendido com o álbum “Once”. Fato que 10 anos depois este álbum é um dos melhores da carreira da banda, mas a história estava começando a desvendar uma crise que os fãs não imaginariam que poderia acontecer, e aconteceu.

Na turnê aonde eles se apresentaram para milhares de pessoas em Hellsique, este show viraria então o DVD chamado “The End Of An Era” e com o final deste concerto foi feito uma carta e publicado no site da banda dizendo a demissão da Tarja que segundo, não concordavam que ela pedia mais dinheiro nos concertos  e também dizia que ela andava distante demais do resto grupo, e apontava o marido e empresário dela, Marcelo Cabuli, como responsável por essa mudança de atitude. Claro que isto deixou indignada a cantora, afinal ela desmentiu e disse que jamais pediria dinheiro valores acima nos shows e que envolver o marido foi “triste e cruel” e ainda para colocar lenha, ela informa que esta afastamento seria que Tuomas  sempre foi apaixonado por ela, e ela nunca o correspondeu.

Brigas se passaram, mas quem substituir a altura da grande vocalista que Tarja foi? A escolha foi através de um comunicado pelo website da banda para que enviassem fitas demos ou CD para analisarem, foram escolhidas 10 vocalistas e manteriam o nome da nova vocalista em segredo até o lançamento do que seria o novo álbum com a nova vocal, “Dark Passion Play”. A escolhida foi então Anette Olzon.

Se já existia uma divisão entre os fãs antigos e novo por causa do disco “Once”, outra começou que era os “Era Tarja ” e “Era Anette”, afinal Anette não tinha nada lírico em sua voz, não chegava em notas elevadas da antiga vocalista mas afinal como saber se ela esta a altura da antiga vocal? Em seu primeiro álbum como vocalista oficial, apesar de não ter acompanhado desde o começo das gravações, e segundo os fãs, o “DPP” já estava praticamente pronto e só faltava a voz, que foi adicionada quando a escolhida foi feita pela banda. O primeiro single não oficial e divulgado antes do novo álbum intitulado “Eva” trazia uma voz doce e suave, diferente dos poderes que a antiga vocal trazia que era mais sombria e poderosa. E assim o álbum e primeiro single oficial foi revelado, “Amaranth”.

Fato que o sucesso imediato e aceitação dos fãs foram bem rápidas e trouxe uma “leva” de novos fãs da banda graças a voz mais “pop” de Anette e porém revelou um lado mais criativo da banda, afinal o lírico era a grande arma da banda, e sem ele o que poderia fazer? Muito corais e peso nas guitarras e teclados e foi assim em “Dark Passion Play”. Mas viria outro grande problema: As turnês da banda tinha que cantar os sucessos da antiga vocal e como fazer isso na voz da Anette. Ela em si não se importou e adaptou a sua voz os tons mais altos de Tarja na voz dela. Uns gostaram e outros imploravam para Tarja voltar….

Passando a onda deste álbum, era a hora de entrar em estúdio e sim começar a gravar o álbum do zero e assim conhecer melhor a Anette no Nightwish, e em 2011 saiu o elogiado “Imaginaerum”. Um álbum aonde mostrou o lado teatral de Anette e criatividade única de Tuomas e banda nas canções, o primeiro single “Storytime” mostrou que Anette estava mais a vontade de cantar e que combinou perfeitamente as canções na voz dela. Mas daí pensamos, a banda esta tranquila e a vocal vai durar por muito tempo, mas daí fomos surpreendidos novamente…

Em 28 de Setembro, a cantora passou mal e teve que ser internada no hospital, mas a banda por decisão não decidiu adiar o show e substitui Anette por Elize Ryd (Amaranthe) e Alissa White-Gluz que antes estava no The Agonist, porém não agradou a cantora que logo no dia seguinte mandou uma nota emitindo o descontentamento do ocorrido no show. Como não iria sair barato, no dia 1 de outubro a banda emite uma nota dizendo em comum acordo com a cantora e eles, estavam anunciando a saída da vocal e da participação de até então a substituta provisória da turnê “Imaginaerum”, Floor Jansen.

Floor Jansen já é uma velha conhecida pelos fãs, começou a ficar famosa com a banda do mesmo gênero que o Nightwish, o After Forever e fez inúmeros shows ao redor do mundo, inclusive no Brasil e claro que sua participação como vocal de apoio foi mais que aceita pelo fãs. Após o fim da banda, anos depois foi criado o ReVamp que continua até hoje.  Afinal, Floor tinha um perfil ideal para a banda, tem umas notas bem similar ao que a Tarja canta, e ela fez isto do modo mais perfeito que os fãs não imaginaram. As canções com a voz da Anette soaram sem muitas dificuldades e ainda mais o público clamava para que ela deveria ser a nova escolhida da banda. A primeira prova que poderia ser verdade, foi então a gravação do show feito Wacken Open Air que no final de 2013,lançou o DVD “Showtime, Storytime” mostrou a performance incrível de Floor nos vocais da banda e ainda o público brasileiro teve a oportunidade de conhecer esta que seria a formação da banda em Dezembro de 2013 nos shows em solos brasileiros. Meses depois a banda publica uma foto oficial e assim anunciando o próximo álbum e entrada oficial de Floor a banda junto a Troy Donockley. Mas o que esperar deste novo?

Floor tem de tudo para dar certo na banda, um deles é a flexibilidade de cantar as canções do Nightwish das duas fases, além de resgatar aqueles que estavam sentindo falta de um lado mais Gothic da banda e performance no palco. Isto, ela tira de letra. O próximo álbum já tem previsão de lançamento em 2015 e o primeiro single já será lançado em Fevereiro chamado “Élan”. Este será o primeiro álbum sem a presença de Jukka Nevalainen, que esta afastado temporariamente da banda para tratar de problemas de insônia, assim não irá participar da turnê do próximo ano também, quem irá comandar as baquetas será o Kai Hahto da banda Wintersun. Segundo Tuomas, esta novo álbum será explorado uma coisa diferente para todos nós. Que tenha vida longa com a nova formação e que desta vez se acerte com uma vocalista, afinal o Nightwish já é considerado como uma das bandas mais famosas da Finlândia.

 

#Nightwish

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.