Com a proposta de celebrar o casamento entre cervejas especiais e gastronomia, o festival “Bode In Town” ganha sua primeira edição reunindo rótulos da Bodebrown com cardápios do Bar do Victor e Forneria Copacabana. De 22 de abril a 5 de maio, os dois premiados restaurantes vão oferecer aos clientes um menu degustação composto por três pratos, harmonizados com um trinca de destaques da cervejaria curitibana: Cacau Wee, Perigosa e Curitiba Pale Ale. Esta última, produzida na Inglaterra em parceria com a Adnams, gigante internacional do segmento, acaba de ser lançada no país. O preço único de R$ 59 compreende todos os pratos e cervejas.
No cardápio do Bar do Victor, criado pelo chef Claudinei Oliveira com participação do restauranteur Francisco Urban, o menu traz Concassé de siri, Lula grelhada com spaghetti de abobrinha e Carpaccio de maçã com brie e geléia de frutas vermelhas e pimenta.
Já na Forneria Copacabana, o chef e restauranteur Beto Madalosso apresenta menu com Tartar de salmão, Purê de batata com ragú de cogumelos e Figos grelhados com sorvete de gorgonzola.
“Queremos reforçar a ideia da diversidade que existe dentro da cerveja artesanal, convidando o público para uma viagem sensorial”, conta Samuel Cavalcanti. “Nossa sacada é mostrar o mundo policromático e muito rico em sabores que a produção cervejeira especial traz, combinando com a gastronomia”.
AS CERVEJAS E AS HARMONIZAÇÕES
Para harmonizar com os pratos, o cervejeiro Samuel Cavalcanti, da Bodebrown, selecionou rótulos consagrados e lançamentos aguardados. “Apresentamos uma sugestão de harmonização, mas é apenas uma indicação. O público pode, e deve, ficar à vontade para avaliar as combinações que lhe parecem mais agradáveis. Afinal, também buscamos desmistificar e simplificar o tema. Cerveja combina mais com descontração do que com padrões rígidos”.
A Curitiba Pale Ale é uma produção conjunta com a cervejaria inglesa Adnams, utilizando o clássico estilo britânico com pimenta rosa. Acaba de chegar ao Brasil. Lúpulos da Inglaterra e Estados Unidos completam a produção, que passa por uma segunda fermentação após ser levada ao barril, o que garante um sabor único. A história dela começou no ano passado, quando Samuel e seu irmão e sócio, Paulo Cavalcanti, foram até a Inglaterra produzir uma cerveja com DNA brasileiro para ser vendida numa rede de 900 pubs britânicos durante a Copa do Mundo. Fez tanto sucesso que ganhou uma reedição e finalmente chega ao mercado brasileiro, engarrafada. Sugestão de harmonização: Concassé de Siri (Bar do Victor) e Tartar de Salmão (Forneria Copacabana).
Já a Perigosa, uma das primeiras cervejas da Bodebrown, vem fazendo sucesso há anos. É marcada pela presença de lúpulos, com aromas cítricos e amargor elevado. Venceu medalha de ouro em eventos internacionais como Mondial de La Bièrre da França (2013), Festival Brasileiro de Blumenau (2014) e South Beer Cup (2014). Conta com notas de maracujá e goiaba e 9,2% de teor alcoólico. Sua harmonização sugerida é com: Lula grelhada com spaghetti de abobrinha (Bar do Victor) e Purê de batata com ragú de cogumelos (Forneria Copacabana).
FESTIVAL BODE IN TOWN – Cardápio especial harmonizado com cervejas da Bodebrown
Fonte: FC Comunicação