fbpx
Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação


O Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece de 12 a 15 de março em Blumenau (SC), será uma grande reunião do mercado cervejeiro nacional e todos os seus protagonistas. Foram confirmadas esta semana dois apoios que confirmam isso: a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) e a Federação Brasileira das Acervas (Acerva Brasil) são apoiadoras do evento. Uma representa as cervejarias independentes e a outra os cervejeiros que produzem em casa, de forma artesanal.

Para Péricles Espíndola, presidente da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, a relação com a Abracerva é uma via de mão dupla: assim como a entidade vai contribuir com o evento, o Festival vai potencializar a atuação da entidade. “Nós entendemos a importância em ter uma associação que representa as pautas das cervejarias independentes durante todo o ano e vamos contribuir para que a associação se fortaleça”, diz.

O presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino, diz que o Festival está 100% alinhado a esta edição que “será realizada justamente por uma associação de cervejarias sem fins lucrativos”. “Além disso, o grupo de diversidade da Abracerva está trabalhando junto com a nova gestão do evento colocando em prática o respeito e a inclusão que acreditamos ser o melhor para as pessoas e para o mercado”, complementa. “Estaremos presentes no evento que é um exemplo de como o setor privado é capaz de atuar em conjunto com o poder público, de forma transparente e em favor do bem comum”, finaliza.

Sobre a Acerva, Carlo Bressiani, da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), destaca que os cervejeiros artesanais, que produzem em casa, são protagonistas da disseminação da cultura cervejeira e muitas marcas que hoje fazem a história do mercado nacional começaram com a produção caseira. “Não há encontro do mercado cervejeiro sem os cervejeiros artesanais. Eles fomentaram várias inovações e são muito respeitados por todos que conhecem a história da cerveja no Brasil. Estamos muito felizes em tê-los conosco”, afirma.

Oscar de Freitas Junior, presidente da Acerva Brasil, diz que a entidade apoia eventos que fomentam o mercado, especialmente quando eles são “de cervejeiro para cervejeiro”. “Sabemos que a formação de boa parte do mercado brasileiro se deu através da produção artesanal, das trocas com outros cervejeiros que também produziam em casa. Estarmos envolvidos na programação do Festival Brasileiro da Cerveja chancela o importante papel das Acervas para esse setor”, diz.

Fonte: Melz

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.