fbpx
Campanha de financiamento coletivo pode garantir o álbum no formato físico. / Foto: Wilmore Oliveira

Quando todas as máscaras caem, as emoções ficam à flor da pele. Essa vulnerabilidade e sensibilidade foram o pontapé inicial para o álbum de estreia de Almir Chiaratti, lançamento que chega aos principais serviços de música digital.

As nove faixas são acompanhadas por um misto de sensações. O ritmo cadenciado da canção que dá nome ao disco é levado pelas ondas do mar em “Navegantes de Noé”, que por sua vez dão lugar às guitarras de “É o fim” e “Não se engane”. “Teu caminho” explora todo o potencial pop como primeiro single do disco. A música também ganhou um clipe que disputa atualmente festivais de vídeo em Miami e Paris. Em “Nunca mais”, um flamenco se transforma em bolero, que vira um um rock com contornos de reggae. Essa pluralidade de ritmos fica ainda mais clara na chanson “Ne t’inquiète pas”, que tem participação especial da cantora Juliana Linhares, da banda Pietá.

Mas se engana quem pensa que o álbum é apenas um exercício de introspecção. Com um pé no rock anos 70, meio Mutantes, somado à black music e à MPB nordestina, Almir bebe da fonte de mestres como Lenine, Zé Ramalho e Alceu Valença. O resultado é uma sonoridade que traz uma bagagem de referências, mas sem abrir mão de uma voz própria.

“As canções transitam por esses sentimentos por trás do sorriso que a gente estampa para tocar a vida todos os dias. Acho que isso fica bem claro na faixa título: ‘o que se passa nos bastidores do sorriso que se passa nos bastidores da dor?’”, explica Almir, que continua. “Há músicas mais intimistas, com temas existencialistas, mas também sobre amor, seja correspondido ou não, tudo isso embebido em poesia, ironia e algumas gotas de sarcasmo. Ficou bem divertido.”

Foi quase um ano de gravação, com início em julho de 2014, em diversos estúdios espalhados pelo Rio de Janeiro – Supernova (Didier Fernan), House of Ill Repute (Luiz Felipe Netto) e Tenda da Raposa (Gustavo Krebs, Carlos Fuchs e Daniel Vasques). O próprio Almir se encarregou da produção, com a mixagem ficando por conta de Luiz Felipe Netto e masterização de Carlos Freitas no Classic Master.

Agora, Almir compartilha com o público o que ficou desse longo processo. “Confesso não saber responder o que se passa nos bastidores do sorriso, mas suspeito que, seja lá o que for, ele leva em conta cada olhar profundo e inesquecível, cada abraço interminável e a cada opinião e crítica que me ajudou a chegar ao termo desse sonho”, analisa.

Todo esse trabalho será comemorado no dia 27/10, com um show de lançamento no Solar de Botafogo. Para realizar a apresentação e transformar o álbum digital em físico, Almir está em campanha de financiamento coletivo, via Benfeitoria. Saiba mais: https://beta.benfeitoria.com/showecddoalmir

Ouça “Bastidores do Sorriso”:

Spotify: https://open.spotify.com/album/3vJ3RPLpBsvdFoj1eAyBJR
Deezer: http://www.deezer.com/album/11330488
Rdio: http://rd.io/x/QUxz8yIAUtw/
YouTube: https://youtu.be/gHISaDwN-A0
SoundCloud: https://goo.gl/Hpwf6i

Clipe de “Teu caminho”: https://www.youtube.com/watch?v=oEPLTCjG6bU

 

Fonte: Build Up Media

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.