No dia 6 de Novembro é comemorado para os brejeiros O Dia Internacional da Stout, e você sabe como surgiu este estilo adorado pelos grande apreciadores desta breja? Nós explicamos…
Antes de começar sobre a história da cerveja Stout, você sabia que ela tem uma antecessora, a Porter. Esta cerveja escura e favorecidas entre as classes trabalhadoras de Londres foi feita pela primeira vez em 1700. A palavra “Stout” veio somente no século XIV, com um termo chamado “Forte”, foi usado para descrever a cerveja deste estilo como a Porter, como também a Porter Stout, bebida forte, escura de Londres.
As primeiras cervejas “Stouts” foram produzidas em 1730, a Imperial Stout foi inspirada por cervejeiros por volta de 1800 para conquistar a guerra russa Czar.
Dentro do mundo “Stout” vem a “Imperial porter” antes da “Imperial Stout” e o termo “Imperial” era para descrever uma cerveja vindo da “Caledonian Mercury” de Fevereiro de 1821. A casa de café em Edimburgo anunciou as “Edinburgh Ales, London Double Brown Stout e Imperial Porter, para a valer a pena a atenção das Familias”.
Já a Cerveja Guinness que é umas referências do mundo “Stout”, foi preparando terreno desde 1780 e muito famosas por suas “Dry Stout” ou “Irish Stout”. A “Oatmeal stout” é uma das cervejas mais doces e leves no estilo.
Neste mundo Stout encontramos a “Oyster Stout” que é feito com ostras (falamos nisso sobre as Brejas Bizarras, vem ler!) e a “Chocolate Stout”.
A palavra “Stout” significa “orgulhoso” ou “bravo” mas se transformou em conotação para “forte” a partir do século 14.
Para comemorar este dia, que tal tomar uma destas cervejas Stout? Cheers! E não esqueça de fazer check-in na cerveja no Untappd! Não conhece? clique aqui!
#StoutDay
Fonte: International Stout Day