fbpx
Foto: Divulgação

As inscrições para os expositores mandar seus rótulos para a edição MBeer Contest Brazil estão abertas.

A organização divulgou a lista de jurados para esta edição, contam com profissionais do meio nacional e internacional.

Sobre o Concurso:

– A avaliação é baseada nas qualidades intrínsecas da cerveja. Sem categorias pré-definidas, os juízes – que farão as degustações às cegas, sem qualquer informação sobre o produto, identificarão o estilo da cerveja e a avaliarão de acordo com o estilo identificado. Um dos princípios do MBeer Contest Brazil é eliminar as referências a um determinado estilo enquanto critério de avaliação para as cervejas participantes da competição. Cada cerveja inscrita na competição será avaliada em duas etapas:

1°: Na definição do estilo, identificado pelo juiz.
2°: Na avaliação da cerveja de acordo com o estilo identificado.

– Dessa forma, cada cerveja será avaliada segundo seus atributos mais atrativos e saborosos. Caberá ao júri final decidir se determinadas cervejas devem ser desclassificadas devido a uma grande discrepância entre o estilo identificado e o verdadeiro

Os premiados receberão as medalhas:

– Medalha de platina – Será entregue a medalha de platina à(s) cerveja(s) que obtiver(em) a maior pontuação geral no concurso, dentre todos os estilos inscritos e independendo do estilo identificado pelo júri.
– Medalha de ouro – Serão entregues 10 (dez) medalhas de ouro às cervejas que obtiverem as maiores pontuações no concurso, dentro dos estilos identificados pelo júri.

Observações:
– O concurso é exclusivo para participantes do Mondial de La Biere Rio de Janeiro 2017. Cervejas internacionais que estejam em estande de expositores no evento e desejarem participar do MBeer Contest Brazil, deverão ter representante no Brasil e fazer a inscrição através do mesmo.
– Cervejarias que possuam vínculos comerciais com os jurados não poderão inscrever seus rótulos. É proibido inscrever a cerveja de um concorrente no concurso. Apenas cervejas envasadas em lata ou em garrafa, já comercializadas com bases nas leis aplicáveis, podem participar da competição.
– Cada expositor deverá apresentar no mínimo três litros e no máximo quatro litros de amostras do mesmo lote para o concurso. Uma quantidade mínima de 30 litros (0,3 hectolitro) deverá estar disponível para venda ao público durante o evento no estande da cerveja participante.
– A lista de cervejas participantes da competição é confidencial e não será revelada.

Confira a lista de jurados:

Bernardo Couto (2 Cabeças): Cervejeiro caseiro desde 2009, já foi presidente da Acerva Carioca. Em 2012 fundou a cervejaria 2cabeças, uma das primeiras ciganas do Brasil, e já produziu cervejas em diversos estados brasileiros e países da Europa.

Fabián Rodriguez (Doggerlander): CEO e Cervejeiro Chefe da Doggerlander. Desde 2004 vêm produzindo cervejas, e em 2014 deu início a uma das micro cervejarias mais renomadas do Equador, conhecida por experimentos, inovação e qualidade.

José Raimundo Padilha (Sommelier de Cerveja): Mestre em Estilos Siebel, Sommelier de Cerveja Doemens, Head Sommelier The Beer Planet, Expert Zona Sul, Colunista da Band, Professor ESCM e Casa do Saber, Consultor Premium Brands, Ex-Diretor ACervA Carioca, Jurado internacional, especializado em educação cervejeira e harmonização.

Kathia Zanatta (Instituto da Cerveja): Formada em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP, pós-graduada em Gestão Industrial pela FGV, Sommelière de Cerveja pela Doemens Akademie em Munique e Mestre Cervejeira pelo Siebel Institute, de Chicago. Iniciou os trabalhos na produção da cervejaria Paulaner na Alemanha e depois, na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Brasil Kirin. Desde 2010 atua como sócio-diretora e professora do Instituto da Cerveja Brasil, além de realizar eventos e palestras sobre cervejas e zitograstronomia.

Leonardo Sewald (Cervejaria Seasons): Leo é cervejeiro e sócio fundador da Cervejaria Seasons, de Porto Alegre/RS. Cervejeiro formado pelo Siebel Institute of Technology de Chicago/EUA, Leo também é consultor de mercado para novos negócios, membro da Brewers Association, ASBC – American Society of Brewing Chemists e MBAA – Master Brewers Association of Americas. Sócio-fundador da ACerva Gaúcha, homebrewer a 11 anos e viciado confesso em compostos de lúpulo.

Louis-Franck Valade (Le Naufrageur): O interesse de Louis-Franck Valade em grão e fermento começou há um bom tempo atrás. Antes um padeiro e chefe de pastelaria, aprendeu sobre a arte de fabricação de cerveja a 9 anos atrás, e abriu a micro cervejaria Le Naufrageur. Se produzir cervejas artesanais é um assunto de interesse para Louis-Franck, são os seus colegas de trabalho, e encontros casuais deste mundo, com quem ele realmente é apaixonado.

Marco Falcone (Falke Bier): Professor e fundador da Academia Sommelier de Cerveja, Professor da Escola Superior de Cerveja e Malte, Vice-Presidente do SilndBebidas/MG, Sócio e Cervejeiro da Falke.

Paulo Feijão (Dama Bier): Desde 2001 são pesquisas e variados trabalhos no mercado de cervejas especiais. Escrevia o blog oBIERcevando e hoje coordena a equipe comercial da Cervejaria Dama Bier. Realiza diversos treinamentos, palestras, organização de eventos, jantares de harmonização, além de ministrar aulas sobre o assunto. Jurado em variados concursos de cervejas. E como Sommelier de Cervejas em parceria com o Mestre Cervejeiro e equipe, são mais de 70 premiações em concursos de cervejas em vários países do mundo.

Pete Slosberg (Pete’s Brewing Company): Pete fundou a Pete’s Brewing Company em 1986, e fez com que ela se tornasse uma produtora de 500,000 hectolitros em apenas 10 anos, tornando-se a segunda maior cervejaria artesanal dos Estados Unidos. Depois dela ser comprada, Pete deu início a Cocoa Pete’s Chocolate Adventures, que também foi comprada em seguida. Ele é um juiz certificado de cerveja e churrasco, tendo já participado de competições em toda a América e Europa.

Tony Forder (Jurado Suplente): Tony é co-fundador e editor do Ale Street News, jornal de cerveja dos Estados Unidos, fundado há 25 anos. Orador e poeta especializado em cerveja, Tony mora na cidade de Nova Iorque e é o embaixador da cerveja americana no Mondial de la Bière.

O Mondial de La Bière acontece nos dias 11 a 15 de outubro no Rio de Janeiro, ingressos estão à venda no site: http://www.mondialdelabiererio.com

 

Fonte: Documennta

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.