Confira as fotos do 3º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja

E no último domingo (24) aconteceu a grande final do 3º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja realizado pelo Instituto da Cerveja Brasil e Associação Brasileira de Sommeliers SP, na própria sede do ICB.

A disputa do prêmio estavam com os candidatos Jaimes Almeida Neto, Rodrigo Sawamura, Marco Mammoli Filho, Pedro Seriguhelli da Rocha Paranhos e Elias Toffannetto Varella. Todos deveriam passar pelo processo de analisar a cerveja, falar sobre suas descrições sensoriais e qual seria o estilo pelos jurados. A cerveja analisada foi a Mikkeler Milk Stout e apenas o candidato Elias Varella que acertou o estilo da cerveja. E ainda contou com três perguntas teóricas que deveriam ser respondidas para Alfredo Ferreira e Juliano Mendes.

Alfredo Ferreira e Juliano Mendes
Alfredo Ferreira e Juliano Mendes

Além da descrição sensorial da cerveja e perguntas, todos (em ordem) deveriam participar de uma simulação de um atendimento em um local específico escolhido pela organização do evento. Este ano seria em uma churrascaria, e os Sommeliers deveriam responder as perguntas dos clientes fictícios sobre dúvidas sobre o que beber, harmonizar e até mesmo “pegadinhas” como o nome correto da cerveja “Chimay” e sobre a lei da pureza alemã. Os clientes foram interpretados por Marcus (Cervejaria Nacional), Petto (Breja do Dia), Aloisio (Cervejaria Blondine) e André Clemente (Prazeres da Mesa).

Os Sommeliers deveriam fazer o serviço completo, que vai desde tirar o chope, explicar sobre detalhes de algumas cervejas que o cliente solicitou até o modo de comportar na execução em colocar nas taças. Era importante demonstrar bastante conhecimento sobre o que estava falando para passar segurança ao cliente sobre o serviço.

A banca de jurados foi composto pelo Cássio Piccolo (Frangó), Edu Passarelli (Aconchego Carioca, ICB), Raphael Rodrigues (All Beers) e Bia Amorim onde analisaram minuciosamente todo o comportamento de cada candidato durante a apresentação.

Jurados

Este ano foi muito bem disputado mas o grande vencedor foi Rodrigo Sawamura, que em 2015 ficou com o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro e o quarto lugar no Campeonato Mundial realizado no Brasil.

Confira as fotos por ordem de premiados:

5º- Pedro Seriguhelli da Rocha Paranhos


4º-Marco Mammoli Filho


3º-Elias Toffannetto Varella


2º-Jaimes Almeida Neto


1º-Rodrigo Sawamura

 

3º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas
Momento para a foto Oficial do Campeonato com os premiados

 

Agradecimentos: Patricia Moll (Coentro Comunicação) e Instituto da Cerveja Brasil

About Henrique Carnevalli

Cristão, Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Check Also

Cervejaria Nacional lança a sazonal ‘Sunomono’, com adição de pepino

Comentários no Facebook

%d blogueiros gostam disto: