fbpx

Há quem diga que com a queda dos canais de música na televisão, a era de ouro dos clipes no Brasil acabou. Porém, quem está realmente informado sobre o mercado de audiovisual vê que as oportunidades estão aí, prontas para serem aproveitadas. O destino de Almir Chiaratti, cantor carioca, teve desde sempre um pé no audiovisual: estudou cinematografia na UFRJ e em Paris, na Sorbonne Nouvelle. Logo após essa experiência, ele decidiu seguir a carreira musical e, como o Cinema é uma paixão que lhe servia muito bem, o primeiro clipe que dirigiu e produziu (ao lado do amigo Pedro Freitas), para a canção “Teu Caminho”, concorre no Festival Internacional de Cinema Enfoque, em Porto Rico, e faturou prêmios no Rio Web Fest, no Urban Mediamakers Film Festival (UMFF) e Awardeo of the Week do Vimeo, além de ser exibido durante o Miami Web Fest.

“Pra mim, fazer arte é uma questão crônica, sabe? Só que nesse caso, se eu não fizer que eu fico doente. Então acho que o clipe me abre um caminho pra pensar de que maneira devo me apresentar como artista hoje em dia. Muita gente anda dizendo que o futuro da internet são vídeos, e eu acredito nisso. Acho que é muito importante pensarmos como isso pode ajudar os artistas independentes a se promoverem e chegarem no público”, explica Almir.

Ao produzir esse vídeo, Almir Chiaratti conseguiu juntar dois universos que o interessavam: o audiovisual e a música. Os desdobramentos que surgiram desse encontro foram muito mais do que ele esperava: participações do clipe em diversos festivais e quatro prêmios que “revigoram e incentivam a produção de guerrilha” que ele escolheu como forma de divulgação de seu trabalho.

O clipe, que nasceu como uma sugestão para divulgar o álbum de estreia, “Bastidores do Sorriso”, não tinha muitas expectativas de que fosse se tornar algo grande. Foi só quando um amigo de Almir sugeriu que ele os inscrevesse em festivais de music video que ele resolveu apostar no seu material.

“O primeiro foi o Miami Web Fest, onde o clipe foi exibido. Depois disso eu descobri o caminho das pedras dos festivais e comecei a inscrever em vários outros. Em alguns, o vídeo foi selecionado, outros não, mas o prêmio do UMMFF (Urban Media Makers Film Festival) 2015, de Best International Music Video, foi uma surpresa muito boa! Depois disso rolou o prêmio Daily Motion no Rio Web Fest 2015, que nos deu até um prêmio em dinheiro que pagou os gastos de produção do clipe. Então saímos no lucro, né? Ainda temos alguns festivais que vão soltar os resultados mais pra frente. Mas já tá mais que bom”, finaliza.

Os festivais se tornaram uma janela de exibição diferente para a divulgação da música de artistas independentes para públicos que não seriam alcançados facilmente. Agora, os planos de Almir são compor novas músicas, fazer mais shows e gravar outros clipes. E onde ele vai chegar com eles? Isso só o tempo dirá…

Assista o clipe de “Teu Caminho”

Fonte: Build Up Media

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.