fbpx

E a cidade de São Paulo fica mais velha outra vez! E o mundo das cervejas vem crescendo e renovando cada vez mais os brejeiros paulistanos, afinal, as microcervejarias vem tomando espaço na geladeiras de muita gente e não só da capital paulista.

Separamos cinco cervejarias que surgiram na terra da garoa que de garoa não está muito…. 🙂

Júpiter

A criação da cervejaria fundada em 2013 foi obra dos irmãos David, Rafael e Alexandre Michelsohn. que são apaixonados por cerveja, aonde começaram a fabricação caseira e oportunidade de experimentar receitas diferentes e estilos no mundo brejeiro. Para formar o time, eles trouxeram o mestre-cervejeiro e presidente da Associação de Cervejeiros Artesanais de São Paulo, Victor Pereira Marinho para participar na criação das receitas. Com estilo “cervejaria cigana” que são as cervejarias que não tem fabricação própria e sim colaborativas, a Júpiter vem se destacando no mercado pela diferença em suas brejas.

Em seus rótulos estão as American Pale Ale, IPA e nova Lager disponíveis no Empório Alto dos Pinheiros, BrewDog Bar São Paulo, Eventos e na venda direta.

Serra de Três Pontas

Também do estilo cigana e fundada em 2011 por Bruno Moreno, a cervejaria que é paulistana mas com origens em Minas, tem leque bem diferente principalmente em seus rotúlos que fazem algumas menções a palavras históricas do Brasil. Seus rótulos principais são a Cafuza, The Hop is in the Head, Hop Lover, Green Lover e Orfeu Negro.

Fotos: Cerveja Store

TRIA

Cervejaria autenticamente paulistana e do bairro de Moema, e criação de Mestre Cervejeiro Frank Skwirut, conta com o bar próprio para apreciar seus rótulos para brejeiro nenhum botar defeito. A cervejaria também conta com alguns rótulos que foram feitos de forma sazonais e conquistaram o público paulistano. Seus rótulos são IPA, Blond Ale, Weizen, Porter e Brown Ale.

 Fotos: Cervejaria TRIA (Site Oficial)

 

Urbana

Na região do Jabaquara, em 2011 nasce a paulistana Urbana que mostra que a “cidade de concreto” tem muita coisa além disto, não somente uma Avenida Paulista cheios de botecos para encher a cara, ou um espaço para os nordestinos ou irmãos da África e sim coisas que jamais poderíamos imaginar nesta cidade. Os seus rótulos que tem nomes bem do estilo “paulistano” de ser, somam um sabor “drinkability” para um roda de conversa ao jeito “SP” de ser.

Seus rótulos principais são a Gordelicia, Trem Bão, Refrescadô de Safadeza, Prima Pode, A Piscadinha, Boo e Sporro:

Fotos: Cerveja Store

Garoa

A nova cerveja tem um nome bem especial para o paulistano, a Garoa que surgiu em 2014, tem por enquanto apenas um rótulo em sua produção, a American Pale Ale, mas que em breve isto vai aumentar.

APA (Estilo: American Pale Ale/ Teor Alcoólico: 5,7%)
APA (Estilo: American Pale Ale/ Teor Alcoólico: 5,7%) Foto: Fan Page Garoa (Facebook)

Nacional

O nome é Nacional, mas a criação é paulistana, isto que foi a ideia de cinco amigos de profissões distintas (economista, chefe de cozinha, publicitário, consultor de restaurante e um atuante no mercado financeiro)  decidiram se juntar e montar um negocio. Em 2011 foi criada a Cervejaria Nacional misturando um pouco do que cada um fazia em suas profissões e adicionou no negócio. A cervejaria e bar que se localiza no “polo” cervejeiro de SP, a região de Pinheiros, conta com o melhor da cerveja artesanal, que é fabricado por lá mesmo, junto a comida muito saborosa. Os nomes dos rótulos são bem bacanas, já que são histórias de nosso Brasil. São eles: Domina, Y-Îara, Mula, Kurupira e Sa’Si.

 

Que venha mais cervejarias em Sampa e no Brasil! Cheers!

#CervejariasPaulistanas #SP461

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.