Na última sexta-feira, 24 de março, um grupo de cervejarias artesanais se reuniu na fábrica da Invicta para a fundação do Sindicato das Indústrias de Cervejas Artesanais do Estado de São Paulo. Com a criação e registro dessa instituição junto ao ministério do trabalho, toda cervejaria que se enquadrar nas definições desse sindicato passam a pertencer a ele automaticamente.
O sindicato é um órgão reconhecido por lei para efetivamente representar os interesses da categoria. De acordo com Aguinaldo Biffi, advogado responsável pela regulamentação e registro do sindicato das cervejarias artesanais, a sua fundação tem todo um regramento legal e necessidade de normatização. “A parte de legislação é muito rígida, por isso estamos dando esse suporte na fundação, preparando toda parte legal para que possa conseguir o seu registro junto ao ministério do trabalho. Depois de constituído, há um prazo que é dado pela lei para que outros sindicatos façam eventuais impugnações. Passada essa fase, o sindicato efetivamente ganha vida e vai poder cuidar dos interesses das indústrias”, explica o advogado.
A iniciativa partiu das cervejarias de Ribeirão Preto, que saíram em busca do apoio de outras micro cervejarias do Estado para a criação do sindicato. Durante a assembleia os presentes votaram e elegeram a diretoria que atuará de forma voluntária, sem remuneração.
Composição da diretoria:
Presidente: Augusto Cesar Balieiro – Cervejaria Walfanger
Vice-Presidente: Marcelo Rubino – Brauart Cervejas
Primeiro-Secretário: Rodrigo Natal Duarte – Weird Barrel
Segundo-Secretário: Carlos Magno Figueiro Teixeira – Quinta Do Malte
Primeiro-Tesoureiro: Walter Patricio Soares – Cervejaria Guilda
Segundo-Tesoureiro: Marcel Gerbi Longo – Cervejaria Dortmund
Conselho Fiscal:
1º Conselheiro: Ernesto Gomes Tonante – Rofer Cervejaria Artesanal
Suplente 1º Conselheiro: Renato Marquetti Junior – Sauber Beer
2º Conselheiro: Marcos De Oliveira – Representando Br Tecnologia Em Bebidas
Suplente 2º Conselheiro: Fabio Ignácio Antônio – SP 330
3º Conselheiro: Dalva Ignês Pavarina Ali Mere – Cervejaria Lund
Suplente 3º Conselheiro: José Virgilio Braghetto Neto – Cervejaria Artesanal Pratinha
Fonte: Focco