fbpx
Foto: Divulgação

Uma Imperial Stout aveludada e repousada em barricas de Whisky Tennessee é a base da nova Dádiva Odonata, que a Cervejaria Dádiva acaba de lançar em três variações: frutas vermelhas (morango, framboesa e amora), café de cultivo orgânico e favas de baunilha.

De corpo alto, com 12,5% ABV e 80 IBU, o lançamento é limitado a uma experiência curiosa da Cervejaria Dádiva, que deixou uma Imperial Stout envelhecendo em barricas de carvalho americano por três meses. Após o envelhecimento, foram adicionados ingredientes especiais em lotes de aproximadamente 300 litros, criando três versões da bebida.

A Odonata com frutas vermelhas tem um toque de acidez, enquanto a versão com baunilha tem nuances mais adocicadas. A versão com café de cultivo orgânico da Fazenda Ambiental Fortaleza, parceira da Cervejaria Dádiva, tem fortes notas de tosta que combinam com a robustez da cerveja. “Conseguimos mostrar ao consumidor versões diferentes e delicadas de uma cerveja bastante complexa e marcante como uma Imperial Stout. Foi interessante perceber que não houve um consenso em relação à preferência pelas versões: as três agradaram o público e cada uma surpreendeu de uma forma”, comentou Luiza Lugli Tolosa, sócia-fundadora da Cervejaria Dádiva.

O lote total de mil litros está sendo distribuído entre 9 pontos de vendas selecionados entre SP e RJ, destacando Empório Alto de Pinheiros e Cateto Pinheiros, na capital paulista, e no The Beer Market e Cervejoteca, de Campinas. O lançamento da Dádiva Odonata aconteceu no último dia 17/09, durante a 2ª edição do Barrel & Beer Day Cateto, festival dedicado à celebração do uso da madeira na produção de cervejas artesanais.

Esta não é a primeira vez que a Cervejaria Dádiva faz experimentos com o universo da madeira. Em março deste ano, a cerveja lançou a Dádiva DUO, em comemoração aos seus 2 anos desde a primeira brasagem. A Dádiva DUO é uma Strong Golden Ale fermentada com levedura de Chardonnay, que recebeu chips de carvalho francês em sua maturação.

O rótulo é festejado por sua apresentação em elegante garrafa de rolha e pelo seu especial dulçor, característica das cervejas belgas, porém com notas mais ácidas provenientes de levedura de Chardonnay e de madeira. Alguns litros da Dádiva DUO foram colocados em repouso em barricas de carvalho de Whisky Tennessee para mais uma edição especial.

 

 
Fonte: Lead Co

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.