fbpx

Estamos na semana 33 do nosso resumão cervejeiro e o que foi assunto por aqui? Separamos alguns dele no BeeRewind, bora começar?

Conscientização

Desde o dia 10 de agosto, o Grupo HEINEKEN no Brasil e a Movida se uniram em uma parceria inédita e apresentaram o movimento “Fazer Parte”. Viabilizada através da parceria entre 2East e Mocs, a ação distribuirá, gratuitamente, álcool em gel 70% nas ruas da capital, utilizando para isso as mochilas de chopp conhecidas do público que frequenta grandes eventos e festivais, como o Rock In Rio.

A tecnologia permitirá a higienização das mãos de milhares de pessoas de forma rápida e prática, em locais de grande circulação. As mochilas serão operadas por profissionais previamente treinados e devidamente equipados com face shield, máscara de proteção e luvas.

A iniciativa acontece durante todo mês de agosto e setembro, com previsão de impactar cerca de 3 milhões de pessoas em bairros de grande circulação, centros comerciais e nos principais terminais de transporte urbano da capital paulista.

Para mais informações acesse o portal http://www.fazerparte.com.br.

Engatado!

Do Rio Grande do Norte para as torneira do Tap Tap em São Paulo vem os rótulos da cervejaria HopMundi, que fica em Natal (RN). Chegam por lá a Parreiras, uma Double Grape Hazy IPA – Double New England com sumo de uvas frescas Riesling, Prosecco e Trebbiano e lúpulos Nelson Sauvin e Hallertau Blanc. O segundo rótulo é a Juicy Alucination, criada para provocar uma dissociação na mente dos consumidores. A primeira Dark New England do Brasil traz uma explosão dos lúpulos HBC692 e El Dorado com zero características de maltes torrados.

Anota o endereço: Rua da Consolação, 455 / Telefone: 11.98594-8364 / Site: www.taptapsp.com.br

ESCM em Portugal

A Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) chegou a Portugal! A empresa já está com inscrições abertas para os sete cursos que vão ser realizados em parceria com a Cerveja Nortada.

Este é o quinto país que conta com atuação local da ESCM e o primeiro na Europa. A instituição já está em operação no Uruguai, Argentina e Paraguai, além da sede, no Brasil.

Todos os cursos terão aulas online, através do método desenvolvido pela ESCM. O conteúdo é passado de forma síncrona, isto é: as apresentações dos professores são realizadas ao vivo e é possível interagir e tirar dúvidas com os mestres.

Já estão abertas as inscrições para os cursos: Tecnologia Cervejeira, Lúpulo, Água Cervejeira, Controle de qualidade na Produção de Cervejas, Elaboração de Receitas, Harmonização com Cervejas e Cervejeiro Caseiro.

Todas as informações estão disponíveis no link www.cervejaemalte.com.br/portugal.

Entrou pro time!

Foto: Divulgação

Os rótulos da Flamingo Beer agora poderão ser encontrados no app Zé Delivery. Só no Rio de Janeiro, são centenas de pontos de vendas, onde a artesanal já pode ser encontrada em todos os bairros do Rio de Janeiro.

A meta do Rafael Adour, CEO da Flamingo Beer, é alcançar os 21 estados onde o Zé Delivery tem operação, até o final de 2021.

O aumento significativo na produção dos rótulos se deve a uma parceria com a gigante Ambev que, através do projeto Turma Zero, abriu as portas de sua fábrica em Petrópolis para que a cervejaria artesanal pudesse produzir em maior escala. Além da Flamingo, mais quatro marcas também foram contempladas/ escolhidas.

Cestou com a latinha

O Jogo das Estrelas da NBA já passou, mas Budweiser mostra a maneira perfeita para você se sentir como um grande astro da liga americana de basquete. Para celebrar a volta das partidas e a chegada das Finais, a cervejaria lança o desafio #CestouComKings. Quem mostrar a melhor pontaria com a bola de basquete em mãos, ou melhor, uma lata de Bud, vai ganhar prêmios exclusivos.

Para participar, basta filmar suas habilidades com arremessos precisos com latinhas de Budweiser. Vale acertar o lixo, um balde, uma caixa… O vídeo com essa cesta deve ser postado nas redes sociais (Facebook, Twitter ou Instagram) marcando #CestouComKings e as páginas de Bud. As dez pessoas que fizerem as gravações mais criativas conquistarão: um League Pass para assistir às finais da NBA online e um Kit de Bud (Jaqueta + Balde + Copo + Cerveja). A participação é válida para maiores de 25 anos, até o dia 20 de agosto.

Confira o regulamento: bit.ly/CestouComKings.

Jogos on line pros amigos na Quarentener!

A Skol trouxe na semana os Jogos de Bar, dois jogos virtuais, Stop e Eu Nunca, para dar uma animada nas conversas entre amigos, familiares e até colegas de trabalho feitas pelo Zoom ou pelo Hangout do Google no desktop.

Para baixar e instalar os jogos, é simples e fácil. Pelo desktop, basta acessar o site skol.com.br/jogosdebar para baixar a extensão e conferir como instalar. Alguém novo no jogo? O site da SKOL também ensina o passo a passo.

Falando em Ambev…

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema nacional e incentivar a inovação no Brasil, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), instituição sem fins lucrativos que representa as startups brasileiras e ajuda a desenvolver o ecossistema e a economia, anuncia a Ambev como a mais nova mantenedora da Associação.

Com a parceria, será possível fomentar os negócios de startups regionais, por meio de expansão de iniciativas e conexões corporativas. A parceria também contribuirá para o desenvolvimento de um acesso mais estruturado e completo do ecossistema (empreendedores, empresas, universitários e entusiastas) às startups, por meio da parceria de codesenvolvimento do StartupBase , a base de dados oficial das startups do Brasil administrada pela Abstartups. Para tanto, a Ambev irá destinar um time de tecnologia focado no progresso da base e na difusão do seu acesso.

A iniciativa também possibilitará o acesso de mais pessoas aos eventos de formação (FALCOM) da Abstartups e a viabilização de um maior número de eventos regionais de conexão entre empreendedores e startups, com o patrocínio da Ambev, estimulando cooperação, troca e, consequentemente, desenvolvimento das comunidades.

Lançamentos

Evino

O e-commerce trouxe uma mistura da produção de vinho e cerveja em uma garrafa exclusiva, a Ilegal Vinho Maltada. O rótulo que é cerveja artesanal maltada de vinho que equilibra o melhor do dois mundos. A bebida, produzida no Chile, tem venda exclusiva pela Evino no Brasil, saindo por R﹩ 54,90 a garrafa de 750ml .

Em um processo de criação artesanal, através de muitos testes, trocas de conhecimentos, ensaios e amostras, foi alcançado um produto equilibrado, combinando 50% de cerveja lager feita pela Ilegal e 50% de Sauvignon Blanc das vinhas de Viña Ventisquero de Casablanca, no Chile.

Dádiva

A cervejaria trouxe a Sharp Bite, uma cerveja do estilo Rye NE IPA feita com centeio e os lúpulod El Dorado e Sultana. Já estão nos bares que estão no sistema Delivery & Take Away.

OCA

Foto: Divulgação

Para a chegada do frio, a cervejaria trouxe a Araí, Imperial Stout que em sua receita foi utilizada uma quantidade generosa de aveia e uma seleção de maltes especiais que trazem notas de chocolate meio amargo, café e caramelo. Após a fermentação, foram adicionados muito coco, café maturado em barrica de amburana e cumaru, resultando em camadas de complexidade que finalizam em harmonia entre os condimentos.

Ela está disponível em bares que estão trabalhando com sistemas de delivery e take away, e em ecommerces que atendem todo o país.

Lohn Bier

Foto: Divulgação

A cervejaria traz a Green Belly (barriga verde em português), cerveja do estilo Hop Lager e feita com lúpulos catarinenses, isso mesmo!

O projeto Hildegarda, na serra catarinense, mais especificamente na cidade de Lages e dentro da Cervejaria Santa Catarina da Ambev, possui um viveiro com mudas de lúpulos de varietais distintas, além de dispor de equipamentos para beneficiamento das plantas. Em um galpão estão alocadas a desfolhadeira, a secadora e pelletizadora.

A Lohn Bier que já tem um rótulo do estilo Hop Lager, utilizou a mesma receita porém com essa novidade dos lúpulo, assim podendo comparar as duas versões.

As cervejas Green Belly foram produzidas com lote limitado e podem ser adquiridas na loja em anexo à fábrica na Rodovia SC 390 em Lauro Muller ou pelo e-commerce no www.lohnbier.com.br/loja .

UX Brew

A marca trouxe a linha Acid Rain, três America Sour Ale com adição de frutas diferente (uva verde, maçã verde, uva, caju e limão). Ambas já estão disponíveis nos bares com sistema delivery e ou take away.

Papo de Brejeiro

Listamos alguns fatos no mundo cervejeiro que aconteceu em 2020 mas por conta da pandemia, parece que foi anos atrás. (clique aqui)

Saideira…

Quando nós achamos que o racismo no mundo cervejeiro tinha se conscientizado com o episódio da Cervejaria Implicantes, eis que surge mais um lamentável caso de preconceito. Até quando isso?

Isto aconteceu num grupo de Whatsapp com nomes conhecidos no mundo da cerveja que mencionaram de forma ‘horrível’ a Sommelier de Cerveja, responsável pelo ig @negracervejassommelier.

Confira os prints que foram enviados à ela onde foi publicado em sua página:

 

Ver essa foto no Instagram

 

O Racismo, a Misoginia, a lgbtfobia, não dão um dia de trégua sequer. Eu, estou muito abalada com as mensagens violentas, RACISTAS e nojentas que recebi. Hoje, um bando de homens brancos do mundo da cerveja, achou que seria legal levar minha imagem e da cervejaria Implicantes num grupo para vomitar o seus racismos. O ataque, não foi só a mim e a cervejaria. É a todo povo preto. Quando me formei em sommelière, em 2018, foi em razão de não ver corpo como o meu no espaço da cerveja, aliás, via, mas em posição de subaltenidade, na limpeza, limpando as mesas, ou fazendo segurança do espaço. Nada contra essas profissões, mas, o incômodo era, porque somente nesses lugares? Em 2018, comecei a frequentar mais de perto a cena cervejeira, um dos objetivos era entrevistar pessoas, sobretudo negras, para saber delas se sentiam co fortáveis em um espaço tão brancocêntrico, estava coletando material para um artigo científico que pretendo escrever. Sou sommelier, embora, nas mensagens trocadas por essas pessaos abjetas, questionem a minnha formação. Fiz meu curso pela Escola Superior de Cerveja e Malte, tive professores como: Padilha Sommeleir, Rodrigo Sawamura, Ely Junior, Victor Zim (que me ensinaram muito, sobretudo, ter responsabilidade, respeito e empatia). Perguntaram se eu sei avaliar uma cerveja? Estudei para isso. Questionaram o porquê da minha página falar de pessoas negras? Porque nos outros espaços não somos aceitos/as, então, falo delas. Ridicularizaram a minha etinia, digo, sou negra e com muito orgulho. Eu, queria agradecer a Escola Sciense Of Beer, por me convidar para dar aula sobre Racismo no mercado cervejeiro, esse ataque que sofri hoje, só mostra o quanto essa temática é Urgente e necessária. Racistas, misóginos e lgbtfôbicos, não passarão. #racismo #racismoécrime #blacklivesmatter #cervejaartesanal #breja

Uma publicação compartilhada por negracervejassommelier (@negracervejassommelier) em

Atualizado? Semana que vem voltamos com mais resumão cervejeiro!

Cheers!

#BRWD33

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.