fbpx
Foto: Divulgação


A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, divulgou neste sábado (24), em Belém (PA), durante seu Festival Cerveja Brasil, os melhores rótulos da etapa Norte da 4ª Copa Cerveja Brasil. Foram distribuídas 29 medalhas por categorias e mais três Best of Show, consideradas pelo corpo de jurados as melhores cervejas entre todos os estilos produzidas nos estados da região.

As três escolhidas como Best of Show são paraenses e utilizaram ingredientes típicos ou com terroir amazônico. A grande vencedora foi a Azedinha Cupuaçu e Cumaru, da Cervejaria Uriboca, uma Catharina Sour, levou a medalha de ouro com sua acidez, refrescância e complexidade. Em segundo lugar, inscrita na categoria Coffee Beer, ficou a Café das Almas, do estilo Golden Stout, produzida pela Cervejaria Barbudos que leva café Robusta Amazônico das Matas de Rondônia, região com Indicação Geográfica (IG), Denominação de Origem (DO) que teve curadoria dos especialistas da loja Bem-Cafeinado.

Quem conquistou o bronze Best of Show foi a Imperial IPA Erva Chama, um estilo típico estadunidense com lúpulos cítricos e cuja brasilidade fica por conta da adição de erva chama, planta usada pelos indígenas para atrair bons fluidos. A relação completa das medalhistas será publicada o site da Abracerva (https://abracerva.com.br), onde já estão as listas das etapas Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

“A etapa Norte do Conexão Cerveja Brasil é mais uma entrega da Abracerva que não seria possível sem o patrocínio e participação fundamental do Sebrae. Cumprimos mais uma vez o nosso papel de aproximar os elos do mercado. Conectar as cervejarias dentro da região, levar conhecimento por meio de um Congresso e realizar um festival que além da entrega da premiação foi mais uma oportunidade de apresentar as cervejas artesanais para o público”, avalia o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

Todos os medalhistas nas etapas regionais da 4ª Copa Cerveja Brasil se classificam automaticamente para a final nacional do concurso que será realizada em dezembro, em São Paulo. As melhores do Brasil em cada categoria ganham inscrições para representar o país na World Beer Cup, nos Estados Unidos.

A Copa Cerveja Brasil realiza etapas em cada uma das cinco regiões do Brasil reunindo especialistas locais e de outros pontos do país para os julgamentos às cegas com base em critérios técnicos e no estilo a que cada rótulo se propõe.

Em Belém os julgamentos foram realizados na cervejaria Cabôca. Cada rótulo receberá um relatório dos jurados detalhando os aspectos da avaliação de forma a auxiliar na melhoria de receitas e processos.

Festival
O Festival Cerveja Brasil teve como anfitriã a Cervejaria Cabôca, que também se encarregou da gastronomia do evento. Participaram dez cervejarias a convite do Sebrae: 7 Cats, Amazon Beer, Anani Beer, Barbudos, DI Rocha, Égua Bier, Flor de Lúpulo, Godheim, Kerbier e Uriboca. A Cerveja Caribeña esteve no evento como convidada Abracerva.

Congresso
A programação do road show Conexão Cerveja Brasil incluiu a realização do Congresso Cerveja Brasil, que também foi sediado na Cabôca. O evento contou com palestras do superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno; Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva; Guto Procópio, embaixador no Brasil da Hop France, e de Gabriel Parente, cervejeiro da Cervejaria Rosetta.

Um dos principais temas do congresso o cenário da Reforma Tributária que tramita no senado e quais podem ser seus possíveis impactos nas pequenas e médias cervejarias.

A próxima e última fase regional do Conexão Cerveja Brasil em 2024 será a etapa Sul, em Porto Alegre, no início de novembro. As inscrições estão abertas para todas as cervejarias que produzem no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Com isso, o Conexão Cerveja Brasil tem o objetivo de democratizar, promover e qualificar a cenas cervejeira além do eixo Sul-Sudeste e para isso conta com patrocínio máster do Sebrae, patrocínio da Hop France, cooperativa de lúpulos franceses e apoio da Academia da Cerveja, Agraria e Abralatas.

Abracerva
A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br.

Etapa Sul da 4ª Copa Cerveja Brasil
Inscrições até 11 de outubro de 2024
Julgamento: Dias 7 e 8 de novembro
Informações: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-2024-etapa-sul

Fonte: OPA

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.