fbpx
Importadora amplia seu portfólio de cervejas belgas com os sabores únicos deste projeto que já movimentou mais de 1.200 cervejeiros em sistema de crowdfunding

“Deixe a abadia e venha para o playground!”. É com este propósito que surgiu em 2013 o Brussels Beer Project (BBP) na cidade de Dansaert (na Bélgica) que é um dos países mais tradicionais quando o assunto é a produção de cervejas e que tem agora um projeto de co-criação inovador e ousado para trazer novos ares não só para a cena de cerveja belga como para todo o universo cervejeiro mundial. E aqui no Brasil ela chega ao mercado com exclusividade via Bier & Wein Importadora (www.bierwein.com.br).

As portas da cervejaria estão sempre abertas para a produção com cervejeiros de todo o mundo interessados em trocar experiências e elevar o nível de suas produções. O processo de produção é tão colaborativo que a própria comunidade (#beerforlife) participa da seleção das melhores criações da cervejaria. A cada ano, a receita escolhida é “promovida” e passa a ser fabricada regularmente pela cervejaria Bier Anders, parceira do BBP. A expectativa é de produzirem mais 20 novas receitas e cerca de 750.000 garrafas por ano.

O crowdfunding da cervejaria contou com o apoio de 1.200 crowdfunders, que recebem 12 cervejas a cada ano para o resto de suas vidas por € 160,00. E graças a esse apoio, o BBP foi capaz de iniciar o projeto em 2013 e financiar a construção da fábrica em 2015. E o sucesso das produções? Começou na base do “boca a boca” e hoje os rótulos chegam a locais mais distantes como aqui no Brasil.

A primeira cerveja a ser produzida pelo BBP foi a Belgian IPA “Delta” (em junho de 2013), escolhida pela comunidade #beerforlife e, em apenas dois anos, já pode ser encontrada em mais de 150 bares/restaurantes/lojas de Bruxelas e em outros 20 países.

Linha de Cervejas

DELTA

delta

Um toque tropical em Bruxelas. É desta forma que se apresenta a cerveja Delta. Esta é a primeira produção do Brussels Beer Project, escolhida por 850 moradores da capital belga no verão de 2013. Seu inusitado toque frutado apresenta notas que remetem a frutas exóticas como a lichia, balanceados por um equilibrado amargo, que eleva sua drinkability e a tornando uma cerveja perfeita para se refrescar no calor.

Ficha Técnica

Estilo: Belgian IPA
Teor alcoólico: 6,5 %
Fermentação: Alta (Ale)
IBU: 45
EBC: 18
Volume: 330 ml
Maltes: Hazy Golden Blond
Lúpulos: Challenger, Smaragd e Citra
Levedura: Belgian Saison

DARK SISTER

darksister

Esta Belgian Black IPA traz em seu DNA a base de sua irmã Delta, só que com um toque mais “malvado”. Afinal, a cerveja surgiu de uma brincadeira dos seus autores que queriam produzir uma cerveja especial para o Natal no inverno europeu de 2013, mas sem as ervas clássicas e com alto teor alcoólico. E como a produziram? Com uma variedade de maltes torrados que escureceram a alma da Delta. O resultado? Aprovação por aclamação de sua comunidade cervejeira.

Ficha Técnica

Estilo: Belgian Black IPA
Teor alcoólico: 6,66%
Fermentação: Alta (Ale)
IBU: 45
EBC: 120
Volume: 330 ml
Maltes: Pale, Cara & Choco Malt
Lúpulos: Challenger, Smaragd e Citra
Levedura: Belgian Saison

BABYLONE

babylone

Um convite para visitar os primórdios da cerveja. Esta é a proposta da cerveja Babylone, que nos remete há 7.000 anos, quando foi descoberta na Babilônia uma deliciosa bebida à base de pão fermentado – a cerveja. Agora, alguns milhares de anos mais tarde, em Bruxelas, encontramos a cerveja Babylone, também produzida com pães como nos primórdios, mas fresca e com uma generosa doze de lúpulo, com o amargor do “novo mundo”. Dizem que uma cerveja vale por duas fatias de pão e, neste caso, o ditado certamente se confirma.

Ficha Técnica

Estilo: Bread Bitter
Teor alcoólico: 7%
Fermentação: Alta (Ale)
IBU: 65
EBC: 38
Volume: 330 ml
Maltes: Pale, Amer, Cara 50 & 150 e Roasted 900
Lúpulos: Ekg, Chinook e Crystal
Levedura: Pão fresco (reciclagem de sobras de panificadoras locais)

Grosse Bertha

grossebetha

Esta Hefeweizen (cerveja de trigo) Belga, como seus criadores definem, “é a cerveja Weizen para adultos!”. Afinal, seu teor alcoólico de 7% é bem mais elevado do que o perfil tradicional do estilo. A Grosse Bertha foi produzida em 2014 e se apresenta como uma cerveja de trigo alemã seduzida pelo estilo belga Tripel (famoso pelo elevado teor alcoólico e pelas notas frutadas e condimentadas).

Ficha Técnica

Estilo: Belgian Hefeweizen
Teor alcoólico: 7%
Fermentação: Alta (Ale)
IBU: 20
EBC: 6
Volume: 330 ml
Maltes: malte de Cevada, malte de trigo e trigo não maltado
Lúpulos: Challenger e Smaragd
Levedura: Hefeweizen

As cervejas chegam ao país como valor médio de R$ 30,00 a garrafa e estarão disponíveis nos principais pontos de venda de cervejas especiais.

Mais informações sobre o Brussels Beer Project em http://www.beerproject.be/en

Sobre a Bier & Wein

Fundada em 1986 e especializada em cervejas especiais desde 1993, a Bier & Wein Importadora é a maior importadora independente de cervejas do Brasil e participou ativamente da formação do mercado nacional sempre trazendo as melhores e mais qualificadas marcas de cervejas do mundo. O que acabou gerando enorme expansão desse mercado no país.

A Bier & Wein possui ainda uma rede de franquias que traz o nome de sua cerveja: a Confraria Paulistânia – modelo de franchising de micro distribuições regional (para atendimento de bares, restaurantes e empórios da região), trabalhando com exclusividade o portfólio de cervejas da importadora.

O trabalho da empresa também é o de distribuir e realizar a gestão de marcas/marketing de cervejas especiais focando sempre na educação e disseminação da cultura cervejeira de qualidade.

 

Fonte: Notícia Expressa

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.