fbpx

Chegando na semana 42 do BeeRewind, ainda no clima Oktoberfest, separamos os outros assuntos que o mundão cervejeiro nos reservou, bora começar a ler?

Concurso Brasileiro da Cerveja

Foto: Daniel Zimmermann

25 profissionais do setor representado diversas regiões brasileiras foram chamados para participar de um grupo de discussão sobre a competição, a fim de ajustar os pontos de melhoria identificados pelo mercado.

A coordenação do Concurso é da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). A ideia, de acordo com a coordenadora Fernanda Bressiani, é que, através desses representantes, as cervejarias participem em decisões colaborativas e mais alinhadas com as demandas do setor.

Além de pontos do regulamento, esses cervejeiros apoiarão também a definição de juízes nacionais e internacionais, que foram indicados e serão validados por eles.

A lista é composta de Adriano Miranda, Alberto Nascimento, Alexandre Weckl, Anderson de Dutra e Cerceau, Carlos Henrique Menezes, Carlo Lapolli, Estevão Chittó, David Redmerski Júnior, Douglas Mendes Merlo, Carlos Eduardo Holanda, Eli Coelho Junior, Felipe Fritzen D’Avila, Gregório Ballarotti Laurindo, João Menezes Guimarães, Julia Reis, Leonardo Sewald, Marco Antonio dos Anjos Falcone, Idney José da Silva Júnior, Marcos Odebrecht Jr, Gustavo Renha, Sady Homrich Junior e Victor Pereira Marinho, além dos representantes da ESCM.

O Concurso Brasileiro de Cervejas acontece de 7 a 10 de março de 2020, em Blumenau (SC). As inscrições para as cervejarias serão abertas ainda este ano, em novembro. Logo em seguida, acontece o Festival Brasileiro da Cerveja, de 11 a 14 de março.

Indignação em Ação!

Este é o lema da Cervejaria Ambev sobre a turma que reclama demais na web mas não fazem nada para mudar. A nova campanha institucional da marca criada pela CP+B Brasil reconhece o poder transformador das ONGs e convoca as pessoas a agirem. A companhia lançou há dois anos o Programa VOA, que ajuda as organizações a aumentarem o seu impacto positivo em diferentes comunidades a partir da mentoria em gestão que executivos e executivas da companhia fazem para ONGs de todo o Brasil.

Aqueles que quiserem se juntar à Ambev no voluntariado em ONGs por todo o Brasil, devem acessar o site para encontrar uma vaga e se aplicar. A partir daí, é só usar a indignação para ajudar a construir um mundo melhor.

https://www.ambev.com.br/voa/

Sustentabilidade

Depois de se tornar a segunda maior cervejaria do Brasil, a companhia construiu as bases do novo cenário e colocou a sustentabilidade como pilar estratégico de sua atuação.

Baseado na estratégia global Brewing a Better World (Produzindo um Mundo Melhor, na livre tradução para o português), o Grupo criou no Brasil o Movimento Mais com Menos, que guia toda a sua atuação buscando atingir mais resultados com menos impactos negativos, reforçando iniciativas para mudar comportamentos e o futuro das gerações.

Para conferir o conteúdo completo do Relatório de Sustentabilidade 2018 do Grupo HEINEKEN no Brasil, acesse: https://www.heinekenbrasil.com.br/media/1224/heineken-relatoriosustentabilidade2018-pt.pdf

Mercado cervejeiro

O Censo fez um levantamento sobre o mercado cervejeiro e apontou que 70% das marcas tem até quatro anos de fundação
Pesquisa mostrou ainda que Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais são os estados que concentram o maior número de cervejarias independentes no Brasil.

Entre os estados que concentram o maior número de negócios estão Rio Grande do Sul (20%), São Paulo (18%) e Minas Gerais (14%). O Censo também revelou a importância dos bares especializados em cerveja artesanal para as marcas: 81% dos entrevistados afirmaram que seus produtos estão disponíveis nestes locais. A venda direta ao consumidor representa apenas 6%.

Quanto à fabricação da bebida, o tipo (a estratégia) mais comum ainda é a produção em fábrica própria (67%). Em segundo lugar estão as ciganas (25%) e, por último, os brewpubs (8%). Em relação a capacidade máxima de produção mensal, 51% declararam ser capazes de produzir até 9.999 litros (até 10 mil). Atualmente, 41% das indústrias entrevistadas afirmaram fabricar de 1.000 a 4.999 (mil a 5 mil) litros ao mês.

Detalhes sobre os perfis dos negócios também estão disponíveis no levantamento realizado pelo Sebrae, em parceria com a Abracerva.

Óleos no litoral do Nordeste

Foto: Divulgação

O desastre ambiental que afeta as áreas litorâneas pelo Nordeste do Brasil, mobilizou a Corona junto à Parley for the Oceans para retirar petróleo de três paraísos nordestinos afetados pelo vazamento do material na costa brasileira nesta quinta-feira, 24 de outubro.

A Corona mobilizará seus times nas cidades litorâneas do Nordeste do país para somar esforços nesse mutirão, conduzido junto com equipes de empresas parceiras convidadas pela marca na região, e que acontecerá com o IBAMA. As praias que receberão o mutirão serão definidas pelo órgão e a escolha dependerá de fatores como as de situação mais sensível e as condições da maré.

Versão long neck

A DeBron Bier lançou cinco novos estilos em long neck além de sua primeira garrafa de 600 ml ao mercado. Vienna, Strong IPA, NutIPA, IPA e Lager chegam envasadas em garrafas de 275ml, enquanto a Craft, estilo Lager Premium da cervejaria, aparece como a primeira cerveja da marca envasada em garrafas maiores, de 600ml. As cervejas já estão disponíveis nas lojas, empórios, restaurantes, conveniências, bares e supermercados.

Lançamentos

Dádiva

Foto: Divulgação

A cervejaria irá lançar em 30 bares brasileiro a Ocean Flow, a sexta cerveja de linha que traz New England IPAs com variados tipos de lúpulos.

A Dádiva Ocean Flow traz em sua receita as variedades: Azacca – que confere à cerveja notas cítricas presentes e aromas de frutas, como a manga, o mamão papaia, a laranja, o limão e o abacaxi, além de pinho e pimenta – e Hull Melon – com características bastante frutadas e adocicadas, remetendo a melão, damasco e morango silvestre.

Se liga onde será lançada a cerveja no dia 22 de outubro:

SÃO PAULO CAPITAL

Quitanda (Vila Clementino) @quitandadacerveja
Soul Botequim (Cidade Monções) @soulbotequim
Beer4U vila Mariana (Mirandópolis) @beer4uvilamariana
Blues Beer (Campo Belo) @blues_beer
Lira Bar (Higienópolis) @lira_sp
Beer Rock Club Ipiranga (Ipiranga) @beerrockclub
Beer Rock Club Cursino (Jd da Saúde) @beerrockclubjddasaude
Bruta Pizzaria (Santa Paula) @brutapizzaebirra
La Fraternitè Moema (Indianópolis) @la_fraternite_moema
La Fraternitè Pinheiros (Pinheiros) @la_fraternite_pinheiros
Bottled Dog (Itaim Bibi) @bottled_dog

INTERIOR DE SÃO PAULO

Mestre cervejeiro (Mogi Guaçu – SP) @mc_mogiguacu
Empório Arena (Araçatuba – SP) @emporio_arena
Salumi (Campinas – SP) @salumi.bar
Mucha Breja (Santos – SP) @muchabreja
Mestre Cervejeiro (Bauru – SP) @mc_bauru
Beer4U (São José dos Campos – SP) @beer4usjc
Breber Brejas (Presidente Prudente – SP) @breberbrejas
Mestre Cervejeiro (Vinhedo – SP) @mc_vinhedo
Empório 81 (Limeira) @81emporio
Mafiosa Cervejaria (Valinhos) @mafiosacervejaria

OUTROS ESTADOS

B33r Club (Curitiba – Paraná) @b33rclub
Uber Ale (Curitiba – Paraná) @uberalemicropub
Madre Mia (Pelotas – Rio Grande do Sul) @fusaolatina
Mestre cervejeiro (São Luís – Maranhão) @mc_saoluis
Lupland (Campo Grande – Mato Grosso do Sul) @luplandbiergarten
Vitrine da cerveja (Salvador – Bahia) @vitrinedacerveja
Caçua (Aracajú – Sergipe) @cacuacervejeiro
Adega & Beer (Rio Branco – Acre) @adegaebeer
Monges (Cuiabá – Mato Grosso) @mongesemporio

BrewDog

A cervejaria escocesa lança este mês no Brasil a linha de três rótulos Overworks, que promete redefinir o patamar de atuação da marca no Brasil. Funk X Punk, Cosmic Crush Tropical e Merciful Maverick, que serão comercializadas no Bar Brewdog e Empório Alto de Pinheiros a partir de 23 de outubro.

A artesanal Funk X Punk é uma old-school Wild Saison e uma IPA de escola americana. A complexidade vinda da fermentação a partir de 100% Brettanomyces e o perfil aromático de lúpulos da Punk IPA são combinados num envelhecimento em foeders de Sangiovese por 1 mês.

Já a Cosmic Crush Tropical é uma das cervejas regulares da linha Overworks que apresenta muita fruta tropical no aroma com toques selvagens e terrosos. Na boca, a influência da madeira equilibra a acidez, trazendo um corpo macio com final seco e persistente.

A Merciful Maverick é uma combinação entre a moderna Brut IPA e uma tradicional Brett Saison. Em vez de usar levedura de champagne para secar o corpo dessa cerveja, a Brewdog utilizou Brettanomyces.

Locals Only Brewing Co.

Foto: Divulgação

A cervejaria de São Carlos, a Locals Only Brewing Co. chega ao mercado paulista com o seus três primeiros rótulos. Chega ao mercado paulista três rótulos, sendo dois de linha e um colaborativo: Flat Days (Summer Ale), Hop Trippin (Session IPA) e ONLY haze on the BASE (New Zealand Juicy Strong Pale Ale) . (clique aqui)

Colorado

A Cervejaria Colorado lança seu mais novo rótulo a um dos grandes nomes da música brasileira, Alceu Valença. Intitulada de Tropicana, a cerveja é uma Fruit Beer com adição de umbu e cajá. Ela ficou com 4,3% ABV e 10 IBU. (clique aqui)

Atualizado? Semana que vem voltamos!

Cheers!

#BeeRewind42

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.