fbpx

Chegamos na edição 48 do BeeRewind e faltando bem pouco para o fim de 2021, mas bora conferir o que foi assunto da semana começando com…

Parceria

Guilherme Zanin, Luiz Gonzaga Winter, Bárbara Buzin e os gatinhos de Bruno Drummond / Foto: Divulgação

A Noi anunciou que a marca W*Kattz passa a fazer parte do seu portfólio. O acordo prevê que a produção, distribuição e comercialização das cervejas será feita pela Noi. Já as decisões estratégicas para o futuro da marca serão tomadas em conjunto, tanto pela diretoria da Noi quanto por Adriana Winter e Luiz Gonzaga Winter, sócios na W*Kattz. Os primeiros rótulos escolhidos para voltarem ao mercado sob a supervisão do mestre cervejeiro Guilherme Zanin, foram a Califórnia (APA), em long neck e chope, e a 7Vidas (Rye IPA), em chope e em lata.

As cervejas da W*Kattz terão pelo menos uma torneira fixa nas casas Noi, além das cervejas em long neck e lata, conforme forem lançadas. A expectativa é que em breve a W*Kattz anuncie dois pontos físicos, um no Rio e outro em Niterói.

Aquela Pausa

Tem novo EP no ar do IG Hora do Gole! A entrevistada da semana é a Gisele Coutinho, criadora do @puracaffeina. Vem ouvir!

Ilha paradisíaca!

Foto: Divulgação

A cerveja Corona acaba de anunciar para 2022 a abertura de um destino especial: é a “Ilha Corona”, um paraíso reservado para que as pessoas possam se desligar da rotina do dia a dia e se reconectar com a natureza. Localizado no coração do mar caribenho, o destino celebra a essência natural de Corona – feita apenas com ingredientes naturais – e sua paixão pela natureza e pelos momentos vividos do lado de fora.

“Como uma cerveja feita de ingredientes 100% naturais e nascida na praia, a Ilha Corona é um projeto especial, que nos ajuda a tornar nosso propósito – inspirar as pessoas a se reconectarem com a natureza e a cuidarem dela – ainda mais real”, complementa João Pedro Zattar, head de marketing de Corona no Brasil.

A Corona ainda vai levar consumidores de diversos lugares do mundo para a sua ilha – incluindo 20 brasileiros com acompanhante – para conhecerem o lugar e fazerem parte da experiência. Para concorrer a essa viagem dos sonhos, basta participar da promoção* “Ilha Corona”, que vai de 1º de dezembro a 15 de janeiro: ao comprar um pack de Corona ou o gift pack de Corona (com 4 cervejas Corona e uma toalha), o consumidor acessa o site www.coronaparadise.com.br/ilhacorona, lê o regulamento, cadastra sua nota fiscal e na mesma hora recebe números da sorte para participar do sorteio – packs dão direito a duas sequências de números, enquanto gift packs dão direito a cinco sequências; só podem aderir maiores de 18 anos, com limitação de até 50 números da sorte por CPF durante todo o período da promoção. Cada um dos 20 ganhadores poderá levar um (01) acompanhante.

Apoio

Representantes da governança do Arranjo Produtivo Local (APL) de Cervejas Artesanais de Ribeirão Preto participaram do 3º Seminário Estadual da APLs, realizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, na capital. Durante o evento foram formalizadas parcerias entre o Governo do Estado e os APLs contemplados em chamada pública. Dentre os projetos, está o apoio de R$ 490 mil para equipar o Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Sertãozinho.

Fazem parte do grupo de entidades que atuam no APL de Cervejas Artesanais, o Polo Cervejeiro, que é um dos núcleos do programa Empreender da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), SUPERA Parque, Instituto Federal de São Paulo, Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento de Ribeirão Preto e Sebrae.

A verba, recebida por meio do Programa de Fomento de Arranjos Produtivos Locais Paulista, será utilizada para aquisição de equipamentos que serão utilizados na análise de qualidade físico-química e microbiológica de produtos e insumos e também para a digitalização e automação da planta piloto do Instituto Federal.

Os recursos do Programa de Fomento serão destinados a equipamentos para espectrofotometria para análise de cor e amargor (IBU) e compostos desejáveis e indesejáveis que fazem parte das cervejas, bem como para medição de gases dissolvidos que impactam diretamente no tempo de prateleiras das bebidas.

Entre as verificações físico-químicas possíveis no novo laboratório estão análise de extrato, teor alcoólico, calorias e análise de insumos como malte e lúpulo, este último já cultivado na região de Ribeirão Preto. Também serão adquiridos equipamentos para complementar as análises microbiológicas já realizadas pelo Instituto.

A cervejaria piloto do Instituto receberá sensores, investimentos em sistema de automação e data cloud visando a digitalização de processos e estudos na área da chamada Indústria 4.0 dentro da área de engenharia.

Ainda no Brasil Beer Cup…

Foto: Divulgação

A Bodebrown ganhou o prêmio de Melhor Cervejaria de 2021, na categoria médio porte, no concurso Brasil Beer Cup, cuja edição deste ano terminou no final de semana retrasado em Florianópolis. Para conquistar este título, a cervejaria curitibana ganhou um total de seis medalhas com suas criações, sendo duas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

As cervejas premiadas com medalha de ouro foram a Tripel Flanders e a Lupulol Mosaic. As que levaram prata são a Saint Arnould 8 e Blanche de Curitiba. E, por fim, o bronze ficou com a Saint Arnould 6 e 4 Blés.

Participaram do concurso 1216 cervejas de três países – além do Brasil, Uruguai e México tiveram representantes. Um total de 270 cervejarias concorreram, tendo sido separadas em três categorias: grande, médio e pequeno porte. A categoria vencida pela Bodebrown elenca como fabricantes de médio porte as marcas com produção de 15.001 a 150 mil litros por mês. As de pequeno porte poderiam produzir no máximo até 15 mil litros mensais. As de grande porte são aquelas com mais de 150.001 produzidos a cada mês.

Primeira medalha!

Foto: Diego Senaro

Com apenas três anos no mercado, a Slod Cervejaria, localizada no polo das cervejas artesanais, no Jardim Canadá, comemora sua primeira medalha em um concurso.

A ganhadora de Prata no Brasil Beer Cup 2021 foi a Dry Stout Cacau Slod. “Estamos muitos felizes. A primeira medalha a gente nunca esquece! Ganhamos com uma cerveja escura, encorpada e marcante”, afirma Rauzer Pereira, um dos sócios.

Quem também ganhou no Brasil Beer Cup…

O Grupo Petrópolis foi um dos grandes vencedores da última edição do Brasil Beer Cup, realizado em Florianópolis, de 21 a 24 de novembro. Ao todo, nove cervejas do Grupo receberam premiação, sendo três ouros, quatro pratas e dois bronzes, além de melhor cerveja do ano para a Berliner Weisse na categoria The Best of Show Experimental.

1 – Medalha de bronze: Black Princess Strong Golden FemAle
Estilo: Belgian-Style Strong Blond Ale
Ale Styles – Comercial

2 – Medalha de bronze: Weltenburger Kloster Anno 1050
Estilo: German-Style Maerzen
Lager Styles – Comercial

3 – Medalha de prata: Black Princess Tião Bock
Estilo: Speciality Beer
Hybrid Styles – Comercial

4 – Medalha de prata: Petra Origem Premium (Petra Escura)
Estilo: American-Style Dark Lager
Lager Styles – Comercial

5 – Medalha de prata: Cacildis
Estilo: Contemporary American-Style Lager
Lager Styles – Comercial

6 – Medalha de prata: Itaipava
Estilo: American-Style Lager
Lager Styles – Comercial

7 – Medalha de ouro: Weltenburger Kloster Barok Dunkel
Estilo: Munich-Style Dunkel
Lager Styles – Comercial

8 – Medalha de ouro: Petra Aurum
Estilo: German-Style Heller Bock/Maibock
Lager Styles – Comercial

9 – Medalha de ouro: Berliner Weisse (lançamento em 2022)
Estilo: Berliner-Style Weisse
Ale Styles – Experimental

10 – Cerveja do Ano – The Best of Show
Estilo: Berliner-Style Weisse
The Best of Show Experimental: CERVEJA BERLINER WEISS (lançamento em 2022)

Falando em Grupo Petrópolis…

Roberta Rodrigues é a segunda entrevistada do projeto “Artistas do Cacildis”, que tem o objetivo de dar luz ao legado do humorista Mussum. O cantor Mumuzinho comanda as entrevistas e conversa com grandes representantes da cultura afro-brasileira, num papo descontraído sobre as suas carreiras e a importância do artista em suas trajetórias.

A ideia do “Artistas do Cacildis” nasceu da Cervejaria Cacildis com a Vírgula, agência criativa que promove ações e campanhas para outras marcas com foco em conectar diversidade e inclusão aos valores das empresas.

Confira:

Então é Natal!

Foto: Divulgação

A terceira edição da Soma Feira Artesanal chega neste dia 11 de dezembro (sábado) em edição especial de Natal. Pequenos produtores de pães, queijos, cachaças, embutidos, conservas, doces, chocolates e guloseimas participam desta edição, oferecendo boas opções de compras gourmet também para presentear neste fim de ano.

O evento, com entrada gratuita, acontece das 12h às 19h, em espaço aberto e petfriendly, montado na fachada do brewpub. Para esta edição, a Soma contará com pães de fermentação natural da Padaria Botânica, cachaças saborizadas do Seu Dotô, queijos vivos da QJO Martina, embutidos e conservas Do Francês, panetones, chocolates e sobremesas da Maria Maricota Pâtisserie e cosméticos naturais da RA Artesanal.

Durante o evento, os participantes também poderão se deliciar com 13 opções de cervejas artesanais da casa, drinks, petiscos, pratos e lanches da cozinha da Soma. Ganha destaque no tap o lançamento DubbelTone, uma criação natalina que tem como base o estilo Belgian Dubbel.

Para a criação desta sazonal natalina, o cervejeiro Tarsis Patini utilizou uma generosa quantidade de panetone para conferir características palatáveis que se unem perfeitamente ao sabor de frutas, passas e especiarias.

Além da venda de produtos artesanais, os expositores e a equipe do brewpub estarão a postos apresentando sugestões de harmonizações com cervejas da casa, além de combinações desses produtos com outros tipos de alimentos e bebidas.

Durante todo o dia todo, quem passar pela Soma, poderá também visitar a fábrica gratuitamente, seguindo todos os protocolos de segurança que o momento exige.

SERVIÇO: Soma Feira Artesanal – 3 edição
Data: 11/12/2021 (sábado)
Horário: 12h às 19h
Local: Avenida Miruna, 561 – Moema / SP
Evento aberto ao público, com entrada gratuita

Nova temporada!

Foto: Divulgação

Brahma une novamente Rafa Kalimann e Belutti para a terceira temporada do Arena Brahma, dessa vez, com muitas novidades nessa iniciativa repleta de informação e descontração para levar ainda mais entretenimento para os fãs da música sertaneja. E o melhor, com quadros inéditos e convidados especiais. A estreia aconteceu nesta quinta-feira (2), nos canais do IGTV da marca e dos artistas.

Cada episódio da terceira temporada do Arena Brahma vai ao ar às quintas-feiras, a partir das 19h, nos canais do IGTV da marca e dos artistas.

Mondial de la Bière RJ

Foto: Diogo Pereira (Agência Esfera)

Começou a tão esperada edição presencial do Mondial de la Bière RJ que lotou a Marina da Glória com bastante cerveja para todos os gostos. Assim como em todas as edições, aconteceu a premiação do MBeer Contest Brazil.

Quem ficou com a platina foi a I’m Sour, da carioca Three Monkeys. Abaixo estão as 10 cervejas que receberam medalha de ouro:

• A Masterpiece, de Niterói, conquistou duas com os rótulos Van Gogh e Barley Wine;
• A Double Perigosa Ice 25%, da curitibana Bodebrown também agradou aos jurados;
• Gravioh-lá-lá e Time Will Tell 2019, da carioca Overhop também foram eleitas;
• Nuova Terra e Passione, da niteroiense Noi também levaram ouro;
• A Bohemia Reserva, da Bohemia (AMBEV) garantiu seu prêmio;
• Mistura Clássica com Goiaba, uma Catarina Sour;
• We Are Just Making Shit Up, da Carioca Brewing Co. foi aprovada;
• E Freak Lab, da cervejaria Mad Brew garantiu medalha.

Lançamentos

Cia de Brassagem Brasil

Reprodução: Instagram

A marca trouxe o rótulo Onça Preta, uma uma Black IPA com 6,5% ABV e 72 IBU, com aromas e sabores predominantes dos lúpulos americanos Citra e Amarillo, em equilíbrio com maltes escuros que trazem uma leve nota tostada. Já disponível no e-commerce da marca e bares parceiros.

Sigilo Total Brewing

Reprodução: Instagram

A cervejaria traz mais um ícone da música em seus rótulos, desta vez é em homenagem ao Bon Jovi e o seu Hazy a Nice Day em referência ao disco ‘Have a Nice Day’ (2005). O rótulo é uam Double Hazy IPA e já disponível no bar da marca em São Paulo, e-commerce e bares parceiros.

 

Atualizados? Semana que vem tem mais resumão cervejeiro! O penúltimo do ano! Cheers!

#BeeRewindSemana48

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.