fbpx

Falta pouco para a gente se reunir e saber quais serão as indicadas aos Melhores do Ano, mas que tal conferir o resumão dessa semana no beerewind?

Brussels Beer Challenge 2022

A melhor cerveja do Brasil no Brussels Beer Challenge é a Dona Patroa, Grodziskie da Cerveja Blumenau. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (21), na Bélgica. Além da medalha de ouro no estilo Flavoured Beer: Smoked Beer, o rótulo ainda ganhou destaque na competição por ter obtido a maior nota entre os nove brasileiros premiados.

Este é o sétimo prêmio da Grodziskie e terceiro internacional. Fora do Brasil, este ano ela já levou a prata no Barcelona Beer Challenge e o bronze no European Beer Star. Já no Brasil, além do ouro e do prêmio de melhor cerveja do Brasil no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2022, a Dona Patroa conquistou duas pratas no Brasil Beer Cup (2021 e 2022).

Desenvolvida dentro do projeto Blumenau Craftlab, que produz rótulos especiais de forma sazonal, a Dona Patroa segue um estilo histórico polonês, criado entre os séculos XVI e XVII e fabricado por poucas cervejarias no mundo. Leva apenas malte de trigo defumado em carvalho e é uma Ale leve e refrescante. Na análise sensorial, traz no aroma uma agradável nota de defumado. No paladar é leve, refrescante e aveludada. O drinkability é garantido pelos baixos teor alcoólico (de 3,3%) e de amargor (25 IBUs, na escala que vai de 0 a 120).

Também premiada por lá…

Um dos destaques dessa edição foi a cervejaria Ashby, de Amparo (SP). Criada pelo norte-americano Scott Ashby, em 1993, a marca foi eleita a melhor cerveja Pilsen do mundo, estilo de cerveja mais conhecido e consumido em todos os países. A Ashby Pilsen Puro Malte conquistou medalha de ouro na premiação, sendo que esse é o único rótulo da cervejaria que foi lançado na versão lata. Lançada em 2018, a cerveja foi criada em comemoração aos 25 anos da maca.

Não é feitiçaria, é tecnologia!

Muito tem se falado no noticiário sobre as restrições de vendas de cervejas nos arredores dos estádios e os preços exorbitantes da bebida no Catar, durante a Copa do Mundo. Para o torcedor, que não pode conferir os jogos na sede do mundial, ao menos resta um consolo: aqui a compra da bebida é liberada e com preços que cabem em todos os bolsos. Um dos mercados que deve apresentar crescimento neste período festivo é o das cervejas artesanais, que vem crescendo anualmente. E, apesar do uso da palavra artesanal, a produção não tem nada de amadora, já que as microcervejarias estão focadas em qualidade e, por isso, buscam o aprimoramento do processo com ganhos contínuos de eficiência operacional, implementando toda a metodologia de fabricação e transferência, utilizando as melhores tecnologias em motores elétricos.

Muito apreciada no Brasil, a cerveja é resultado da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Devido a essa preferência nacional, o país está em 3º lugar entre os maiores consumidores mundiais da bebida. Segundo o Euromonitor, o volume de cerveja comercializado no Brasil cresceu 7,6% em 2021, superando o avanço de 5,3% registrado em 2020 e atingindo o recorde de 14,3 bilhões de litros. Esse crescimento foi reforçado pelos dados do Anuário da Cerveja 2021 — divulgado em 2022 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) —, que apontou 1.549 cervejarias registradas no Brasil no ano passado, número 12% maior do registrado em 2020.

Os estados que tiveram maior número de estabelecimentos registrados foram: São Paulo, com 340; Rio Grande do Sul, com 285 e Santa Catarina, com 195. “Com tanto crescimento, o empreendedor precisa se destacar no segmento. Para tanto, é imprescindível a utilização de equipamentos e dispositivos mecânicos e também a inclusão do motor elétrico, para facilitar a produção e transferência, garantindo mais ganhos de eficiência e redução de custo operacional”, explica Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos.

Segundo o diretor, uma parte importante na produção de cerveja é a utilização de Bomba de Transferência de Líquido, que facilita o transvase de recipientes de forma que não haja a contaminação da bebida. “Esses equipamentos utilizam motores elétricos, desenvolvidos com ponta de eixo inox, para evitar reações no contato com a bebida alterando o sabor. A construção e manutenção do sabor é muito importante na fabricação de cervejas, pois os apreciadores da bebida são exigentes na degustação e gostam de diferenciar os ingredientes, distinguindo a marca ou o tipo da cerveja”, detalha.

Para Menezes, nesse mercado, o mais indicado é investir em motores com carcaça de alumínio, pois há diferenciais técnicos e vantagens que merecem ser levados em conta. “Eles são mais leves e, por isso, oferecem melhor ergonomia e menor esforço aos operadores, facilitando também o transporte e a instalação, descomplicando qualquer tipo de movimentação. E, além disso, o alumínio é um ótimo dissipador de calor, tornando assim o motor mais eficiente.”

Mondial de la Bière

Foto: Divulgação

A 12ª edição do Mondial de la Bière está de cara nova: este ano, além do protagonismo da cerveja artesanal, o festival também amplia seu espaço para a gastronomia, a mixologia e a música, transformando-se em um verdadeiro programa de entretenimento para todos os públicos. O festival acontece entre 7 e 11 de dezembro, na Marina da Glória, e os ingressos estão à venda pelo site, com exceção do sábado (09/11), que já se esgotou.

Uma das novidades desta edição são os cinco restaurantes comandados por chefs renomados: o apresentador e chef carioca Pedro Benoliel, o chef paulista vencedor do “Cook Island – Ilha do Sabor”, do GNT, Paulo Yoller, e o chef baiano, Kaywa Hilton, Ex-Mestre do Sabor.

“Nossa ideia é trazer brasilidade, frescor e inovação aos restaurantes do Mondial, apostando nas melhores combinações para deixar os sabores ainda mais memoráveis. Com opções individuais, vamos apresentar pratos inéditos e que também harmonizam com a protagonista do festival: a cerveja artesanal”, adianta Pedro Benoliel, embaixador da área de Gastronomia do evento.

Já o embaixador da área de Mixologia, Tai Barbin, promete um cardápio sofisticado de drinks para abraçar mais paladares. A estrutura do evento foi planejada para otimizar todos os espaços ao ar livre e o visual oferecidos pela Marina. Além do galpão com estandes das marcas participantes e as torneiras com mais de 1.500 rótulos de artesanais, haverá um biergarten com os restaurantes sob comando de grandes chefs, além dos food trucks e esteira self-service com uma seleção de torneiras jorrando mais de 50 rótulos.

Nas áreas externas, dois palcos garantem boa música do início ao fim, com ritmos que vão do samba ao rock, e a apresentação de dezenas de artistas durante os cinco dias de festival. O DJ e apresentador Rapha Lima fica à frente da área de entretenimento do festival. A ideia é explorar a difusão da arte com pluralidade, trazendo bandas e artistas que vão animar a área externa do festival com boa música para todos os gostos e públicos.

Outra novidade que merece destaque são as ativações de marcas espalhadas pelos jardins. As ações, que antes ficavam restritas aos espaços dos estandes, ganham outras roupagens. Espaços instagramáveis na área externa, com a vista da Marina, convidam o público a compartilhar sua experiência no festival.

Marcas cariocas, como Hocus Pocus, Belgacarioca, Mad Brew, Mistura Clássica, Brewpoint e Carioca Brewing marcam presença no festival, assim como a baiana Maraú, a paulista Dádiva e a do cerrado mineiro Armadillo Brewery (veja a lista completa no site).

20ª Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+

Foto: Divulgação

Amstel, a cerveja oficial da Parada do Orgulho LGBT+, levou um cartório às ruas de São Paulo com a proposta de retificar nomes de pessoas transgêneros. A iniciativa tornou-se finalista do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ após ajudar centenas de pessoas a finalmente terem seus nomes reconhecidos em seus documentos oficiais, além de trazer, ao debate público, a importância de ser respeitado e do direito de ser quem você realmente é.

A premiação, organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT, é o maior Prêmio LGBT+ do Brasil e visa homenagear pessoas, companhias e projetos que se dedicaram à comunidade. No site oficial da premiação é possível ver a relação de todos os finalistas e categorias, onde a Amstel figura entre os indicados na categoria Campanha Publicitária. Para quem tiver interesse, a votação já está aberta ao público e segue até o dia 3 de dezembro, sábado, ao meio-dia. Na mesma data, às 20 horas, serão conhecidos os vencedores por meio de uma cerimônia de premiação no MASP, em São Paulo. Todo o evento terá transmissão pelos canais da paradasp.

Desde junho o Grupo HEINEKEN, companhia a qual Amstel pertence, passou a disponibilizar a retificação de nome como benefício fixo aos seus colaboradores em parceria com seu grupo de afinidade Além do Colorido. Porém, apresentar-se pelo nome social não é uma novidade para a HEINEKEN, pois antes mesmo dessa iniciativa, os colaboradores já registravam em seus crachás, e-mails e assinaturas seu nome social.

O que foi o Cartório Amstel?

A Amstel, como cerveja oficial da Parada do Orgulho LGBT+, levou, pela primeira vez, um cartório para as ruas de São Paulo e promoveu a ação que facilitou a retificação de nome para pessoas transgênero. O serviço foi inteiramente custeado pela marca e esteve disponível durante a 20ª Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+.

As pessoas interessadas realizaram um pré-cadastro no site oficial da ação, que indicava quais documentos seriam necessários, além de explicar como funciona todo o processo. Os inscritos foram orientados a comparecer no estande da Amstel durante a Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+, no Largo do Arouche, em São Paulo para dar início ao processo de retificação de nome. Todo o trâmite foi custeado e orientado pela marca.

“Foi a primeira vez que uma marca levou um cartório às ruas do centro de São Paulo para facilitar o acesso à retificação de nome. Ficamos muito felizes de poder fazer parte de um momento tão importante na vida dessas centenas de pessoas. Amstel acredita que quando você pode ser você mesmo e se sente confortável com isso, momentos de verdadeira conexão acontecem. Esta foi uma iniciativa pela dignidade de quem luta para sobreviver, pelo respeito à identidade e ao nome de cada um, e que também se tornou um benefício fixo na companhia. Por isso, estamos muito contentes com essa indicação ao Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+” celebra Anna Luisa Dafico, gerente de marketing da Amstel no Brasil.

Por falar em Grupo Heineken…

Eduardo Picarelli / Foto: Divulgação

Eduardo Picarelli acaba de ser promovido e é o novo diretor da Business Unit da Heineken no Brasil. O profissional ocupou por mais de dez anos a direção de marketing de diversas marcas do Grupo Heineken Brasil, segunda maior cervejaria do país. A movimentação também está alinhada com o início da operação da Le Pub no Brasil, hot shop criativa do Publicis Groupe e que atende a conta global da Heineken.

“Estou empolgado em liderar essa transformação para a marca, que passará a ter um papel muito mais estratégico e, em conjunto com a expertise da Le Pub e o nosso time de estrelas da marca Heineken®, terá a responsabilidade de criar mais histórias autênticas, de forma inteligente e disruptiva, criando cada vez mais valor para os nossos consumidores”, comenta Edu Picarelli.

Desde maio de 2022 à frente da BU Heineken, Eduardo tem a missão de potencializar pilares relevantes da marca, como as plataformas de sustentabilidade, games, experiência de marca e consumo responsável. Um bom exemplo é a implementação de uma microfloresta urbana dentro do Parque Olímpico, na cidade do Rio de Janeiro, pós Rock in Rio Brasil. Neste mês de novembro, a Heineken ativou um de seus principais assets dentro do pilar de consumo responsável, o patrocínio do Fórmula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo, com a criação de um espaço inédito de experiências dentro do Autódromo de Interlagos: o Heineken Village.

Protegendo o paraíso

Foto: Divulgação

A Chapada dos Veadeiros (GO) é um verdadeiro paraíso natural no Centro-Oeste, que recebe em média 80 mil visitantes por ano, além dos seus cerca de 62 mil moradores, o que aumenta a importância dos cuidados com a preservação da região. Há pouco tempo, um dos desafios enfrentados pela comunidade era o descarte correto do vidro. Em 2021, com o objetivo de apoiar a preservação natural da região, a cerveja Corona implementou o projeto Protect Paradise (Proteja o Paraíso), uma iniciativa dedicada à coleta, reciclagem e transformação de vidros descartados. E o projeto da marca acaba de completar um ano na região com um marco importante: a reciclagem de mais de 140 toneladas de vidro.

Em parceria com a Green Mining, startup especializada em logística reversa inteligente, e a RecicleAlto, parceiro de coleta seletiva local, foram recolhidas mais de 10 toneladas de vidro por mês, em 80 pontos de coleta distribuídos para atender à população no município de Alto Paraíso, incluindo a vila de São Jorge. E a iniciativa, que também tem o apoio da prefeitura de Alto Paraíso, já conta com uma nova meta — a instalação de 30 novos pontos de coleta em 2023, intensificando sua atuação com o plano de recolher mais de 400 toneladas de vidro até 2024.

“Estamos reforçando o programa e no próximo ano vamos distribuir mais tonéis de coleta na região para que os moradores, comerciantes e turistas continuem colaborando com o descarte adequado e a reciclagem do vidro, um material que é 100% reaproveitável e pode ser reciclado inúmeras vezes”, comenta Aline Gusmão, gerente regional de marketing da Ambev no Centro-Oeste.

Segundo Rodrigo Oliveira, fundador da Green Mining, “A redução de resíduos para o município foi tão positiva que permitiu o fortalecimento da parceria junto a RecicleAlto e a prefeitura autorizou a instalação de coletores de vidro em 20 pontos de entrega voluntária em Alto Paraíso e São Jorge, para que toda a população e turistas também tivessem acesso ao programa de reciclagem do vidro na região”, diz.

De acordo com Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, Corona é parte importante do compromisso da Ambev por uma atuação mais sustentável: “queremos propor que todos se engajem nessa jornada de mudanças estruturais para o futuro de embalagens mais circulares e de impactos socioambientais positivos. Nossa meta é de que, até 2025, 100% dos nossos produtos estejam em embalagens retornáveis ou que sejam feitas, majoritariamente, de conteúdo reciclado”.

Empreendedores Negros

A Ambev vai destinar parte dos seus espaços de mídia na TV Globo e em outros meios para a valorização de empreendedores pretos, a partir desta semana. A campanha “Novembro Preto” é uma ação da companhia para reforçar o seu compromisso pela equidade racial e promover a inclusão produtiva.

O ecossistema da Ambev é diverso e, entre parceiros e fornecedores, conta com uma base composta por mais de 800 profissionais autodeclarados pretos ou pardos. Somente durante este ano, foram movimentados mais de R$ 106 milhões em negócios gerados com empreendedores pretos. Recentemente a companhia lançou o Bora, programa com o qual pretende impactar 5 milhões de pessoas, gerando oportunidades de capacitação, emprego e renda.

“A ação Novembro Preto é uma forma de valorizar nossos parceiros, falar de Consciência Negra, ainda mais neste momento de grande audiência, com a grade tomada por Copa do Mundo e Black Friday. O nosso objetivo é gerar oportunidades, por meio da inclusão do nosso ecossistema, influenciando positivamente clientes, fornecedores, consumidores e inspirar a sociedade“, afirma Caio Augusto Miranda Ramos, Diretor de Sustentabilidade da Ambev, executivo responsável pela ação com fornecedores pretos a partir da Aceleradora 100+.

O movimento começou com uma pauta editorial no programa Encontro, oportunidade em que três fornecedores negros da Ambev estiveram presentes para falar sobre a causa e seus negócios junto com os apresentadores Manoel Soares e Patrícia Poeta. Continuando a aprofundar o assunto, um programete exclusivo foi ao ar no dia 25 de novembro, no intervalo do Jornal Nacional. A pauta também esteve presente em mais dois editoriais, no É de Casa do dia 26 e no Domingão com Huck, do dia 27, o qual também contará com a presença de um parceiro da Ambev. E para sustentar esta história, mais quatro filmes irão contar com a presença de quatro empreendedores e serão veiculados na grade comercial da Globo.

As ativações, contam com a presença de parceiros reais, integrantes da base de parceiros da Ambev. Inicialmente, a campanha terá a participação de dois bares e cinco fornecedores parceiros de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro – Zanzi Bar (BA), Boteco da Dona Tati (SP), Barkus Educacional (RJ), Agência Boutique.08 (SP), FR Brindes (SP) e Diversidade.io (SP) e Da Minha Cor (SP).

Por falar em Ambev…

Foto: Nixon Freire

A Ambev entra em campo com um movimento para deixar um legado de inclusão e mostrar que diversão e respeito são a melhor dupla de ataque. A marca vai iniciar uma ação inédita para mapear bares e estabelecimentos amigáveis à comunidade LGBTQIAP+ utilizando a tecnologia da startup de impacto social Nohs Somos. A plataforma é um site que busca ser um “Maps LGBTQIAP+” e foi construída pela própria comunidade. Além de destacar os lugares com as melhores avaliações, ainda podem gerar recompensas, como descontos para os usuários.

A partir desta semana, a iniciativa estará disponível de forma gratuita em oito capitais do País, que formarão o circuito ‘Bar de Respeito’, e terão como principal missão disseminar uma cultura de naturalidade e segurança para que todos possam ter momentos de curtição, durante a Copa do Mundo e em outras ocasiões.

Para garantir o engajamento dos bares, em parceria com a tecnologia da Nohs Somos, a Ambev vai fornecer treinamento prévio para os bares e seus funcionários com orientações sobre o tema e instruções de como agir em casos de discriminação.

“O movimento Bar de Respeito é mais um passo na nossa jornada em Diversidade e Inclusão. Criamos essa ação para trazer um legado para a comunidade LGBTQIAP+. A ideia é que a Copa do Mundo seja um pontapé unindo todos os torcedores para celebrar este momento e assim criarmos um futuro em que todos tenham mais razões para brindar”, diz Michele Salles, diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão da Ambev.

Para avaliar um ‘Bar de Respeito’ é fácil! Basta acessar a página barderespeito.com.br, buscar o estabelecimento de interesse e dar nota de 1 a 5. Além da análise, o usuário poderá utilizar a plataforma para pesquisar a rota de bares participantes e ficar por dentro das melhores opções para curtir aos jogos da Copa e após o evento. Para facilitar ainda mais o reconhecimento de um ‘Bar de Respeito’, os estabelecimentos bem avaliados receberão uma certificação.

A Ambev também vai implementar, em parceria com a Livre de Assédio e com o escritório de advocacia Bicha da Justiça, que atua na causa e representa os direitos da comunidade LGBTQIAP+, um canal para que as pessoas possam se sentir acolhidas em qualquer situação de preconceito que eventualmente ocorra nos bares. O SAC de Respeito da Copa é um canal de Whatsapp que funcionará em horários de maior fluxo de operação dos bares durante o evento. Caso qualquer pessoa passe por situações de discriminação, poderá contar com o auxílio de uma equipe especializada, de forma segura e com a identidade preservada, que vai orientar o usuário sobre a melhor condução.

Cervejeira estilizada

Para agitar a torcida, a Consul lança uma edição comemorativa da cervejeira, inspirada na tendência BrazilCore, com as cores que remetem ao nosso país e ao futebol.

A nova coleção traz em seu design as cores verde, amarela e azul, todas representadas com a figura de um campo de futebol. (clique aqui)

Lançamentos

Colorado

Uma cerveja com 100% dos ingredientes brasileiros para um momento tão aguardado pelo brasileiro: o Mundial de futebol.

A cervejaria Colorado sabe muito bem que essa dobradinha é uma verdadeira paixão do nosso país e quer embalar ainda mais a nossa torcida pela seleção no Qatar. Para isso, lança uma nova integrante da tradicional linha Brasil com S: uma witbier com mexerica e capim-limão. (clique aqui)

Cerveja Campos do Jordão

Fundada em 2012, a Cerveja Campos do Jordão criou um rótulo especial em comemoração ao aniversário de 10 anos da cervejaria: uma Quadrupel, uma cerveja que possui um aroma marcante de levedura belga, remetendo a banana, ameixa e uva passa.

O rótulo está disponível para venda no Parque da Cerveja Campos do Jordão, no PlayPub e nos melhores bares e comércios especializados em cervejas artesanais. Para saber mais, acesse o Instagram da marca.

Marisa & Dádiva

Foto: Divulgação

O Brasil fez sua estreia na Copa do Mundo no dia 24 de novembro, em partida contra a seleção da Sérvia. Para reforçar a paixão das mulheres por futebol e cerveja, a Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do país, se uniu à Dádiva, em uma parceria de mulher para mulher. Com embalagens especiais e novos nomes, a varejista de moda apresenta as cervejas “Marisa Premium Lager” e “Marisa Pink Sour”, esta última na cor magenta, já tradicional da marca, em evento exclusivo.

A “Dádiva Premium Lager”, que foi rebatizada como “Marisa Premium Lager”, já recebeu medalha de prata no Festival Brasileiro da Cerveja de 2017, e medalha de bronze no South Beer Cup de 2018. A cerveja, feita de água, malte de cevada, lúpulo e levedura, traz um sabor refrescante e suave que lembra biscoito, com um amargor leve. Já a “Marisa Pink Sour”, que leva amora em sua receita, é leve, com um toque de acidez, bastante sabor e aroma de fruta.

Eugênia

Reprodução: Instagram

Continuando no lançamento dos rótulos Single Hops, a cervejaria traz a ‘Blanc’, cerveja do estilo American IPA feita com lúpulos Alemães, o Hallertau Blanc. Disponível no Bávaros Bier, e-commerce e bares parceiros da marca.

ZalaZ

Reprodução: Instagram

A cervejaria inspirada nos pinheiros, trouxe a Broto do Pinheiro, uma West Coast IPA com notas resinosas de pinheiros plantados na fábrica e dos lúpulos americanos Idaho 7, Gem, El Dorado e Columbus. Disponível no site da marca, bares parceiros e e-commerce.

 

Atualizados? Semana que vem tem mais resumão cervejeiro! Cheers!

#beerewindSemana47

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.