fbpx

Chegamos na edição 40 do BeeRewind e isso quer dizer que faltam 10 edições para acabar o ano! Separamos estes assuntos no mundão cervejeiro!

Mondial de la Bière

A Nadir, líder latino-americana em utilidades domésticas em vidro, marca presença em mais uma edição do Mondial de la Bière, Festival Internacional de Cervejas Artesanais, que este ano completa uma década e será realizado no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, de 11 a 15 de outubro. O Caldereta de 350ml será o copo oficial do evento, que espera reunir 70 mil visitantes e 250 marcas de cervejas durante os cinco dias de festival.

O copo Caldereta 350ml é versátil, sendo a opção perfeita para degustar os mais diversos estilos de cerveja. Produzidos em vidro de excelente qualidade, mais brilhante e transparente, os copos proporcionam elegância e sofisticação em qualquer ocasião, especialmente para os brindes em comemoração aos 10 anos do Mondial de la Bière.

Além de fabricar o copo oficial do Mondial de la Bière, com 45 mil unidades personalizadas especialmente para o Festival, a Nadir terá um lounge durante o evento com exposição de toda a sua linha de copos voltados para degustação de cervejas. “O Mondial de la Bière mostra a importância do mercado cervejeiro nacional, que não para de crescer e se qualificar mais a cada ano. A Nadir possui uma linha completa de copos para todos os estilos de cerveja. E nada melhor que o copo perfeito para degustar as melhores cervejas”, afirma a Gerente de Marketing da Nadir, Suzi Guida.

O Mondial de la Bière é o maior festival de cervejas artesanais realizado no Brasil. Em dez anos, já reuniu cerca de 500 mil visitantes, 16 mil rótulos de cervejas e já arrecadou mais de 200 toneladas de alimentos, doados para instituições beneficentes por meio do ingresso Cervejeiro Solidário. Este ano, os visitantes poderão conhecer mais de 1.500 rótulos nacionais e importados.

Mais pedidas

Já era hora. A SOMA Cervejaria passa a envasar alguns dos seus rótulos mais pedidos a partir deste mês de outubro. Reunindo as “favoritas” do público que frequenta o brewpub de Moema, a cervejaria apresenta seis estilos envasados em de latas 355ml.

A clássica Pilsen (ABV 4,8% / IBU 12) e a refrescante Witbier (ABV 5% / IBU 12), que acompanham a cervejaria desde a sua origem, a premiada Catharina Sour de manga e tangerina (ABV 3,5% / IBU 12), medalha de ouro na Copa Cerveja Brasil 2023 – regional Sudeste, as potentes IPA (ABV 6% / IBU 45) e Session IPA (ABV 4,5% / IBU 30) e uma Red Ale (ABV 4,5% / IBU 22) compõem o portfólio com preços que variam de R$ 18 a R$ 25.

Essa é a terceira vez que a SOMA Cervejaria promove envase de seus rótulos visando oferecer ao consumidor uma melhor experiência como seus produtos fora do brewpub. Para o cervejeiro Renato Rodrigues aumentar as possibilidades de consumo para um produto mais fresco, além do tap, é uma alternativa cada dia mais crescente entre as cervejarias artesanais.

As latas já podem ser encontradas no brewpub que fica em Moema, na Avenida Miruna, 561 – São Paulo.

Além da potência cervejeira

Foto: Divulgação

Segundo dados do IBGE, mais de 40 milhões de pessoas no Brasil não possuem segurança no mercado de trabalho e seguem em busca de oportunidades para o sustento próprio. A falta de capacitação, exclusão financeira, infraestrutura insuficiente, inexperiência e falta de acesso à informação são alguns dos fatores que influenciam esse número. E é com esse olhar que a Ambev trabalha para, além das tradicionais bebidas que produz, apoiar o crescimento do Brasil com foco na inclusão produtiva.

A companhia, que atua com foco nos eixos de capacitação, renda e oportunidades, criou, no ano passado, o Bora, sua plataforma de inclusão produtiva, cuja missão é incluir pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no mundo do trabalho, reduzindo a exclusão social e aumentando a produtividade do País. Para garantir a inserção e participação de mais pessoas no mercado de trabalho e na economia, melhorando a qualidade de vida e reduzindo a desigualdade, o Bora tem desenvolvido uma série de ações e iniciativas gratuitas que, até 2032, serão revertidas em oportunidades de trabalho e renda para 5 milhões de brasileiros até 2032.

Durante o último ano, a Ambev criou uma agenda sólida para promover projetos envolvendo capacitação profissional, treinamentos e programas de aprendizagem, além de iniciativas que fomentam micro e pequenos empreendimentos por meio de aportes financeiros. “Temos um papel fundamental na promoção da inclusão produtiva. Sempre ouvimos que ninguém chega lá sozinho e sabemos que, com nosso tamanho, podemos levar muita gente para frente. Durante o último ano, concentramos nossos esforços para impactar positivamente a vida de milhares de brasileiros”, comenta Carlos Pignatari, Diretor de Impacto Social da Ambev.

A Ambev também insere sua maior força para que todas as iniciativas garantam a rotatividade deste grande ecossistema, criando conexões com parceiros para networking, indicações de vagas e profissionais disponíveis por meio de uma plataforma virtual, gerando trabalho e renda, e é assim que a companhia consegue visualizar seu principal objetivo a ser cumprido.

Corona Sunsets World Tour Experience

Festival, Music, Event, Corona Sunsets Festival, Anything Goes

Depois de passar por mais de dez países, o primeiro festival mundial da cerveja Corona desembarca no Brasil para fechar sua turnê de estreia de forma inesquecível – nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, o Corona Sunsets World Tour Experience chega à praia do Preá, no Ceará, um paraíso natural ideal para quem busca se desligar da rotina das grandes cidades.

Para oferecer momentos de conexão com a natureza, a marca da Ambev reinventa o conceito de grandes festivais e convida o público a ir além, celebrando o pôr do sol por meio de experiências imersivas e assistindo a atrações musicais nacionais e internacionais – esse é um formato inédito e exclusivo de evento, que convida as pessoas a aproveitarem o clima de fim de ano para se desconectarem da rotina e renovarem as energias em conexão com a natureza, curtindo uma boa festa na companhia dos amigos e apreciando Corona gelada com limão. Quem quiser fazer parte dessa experiência exclusiva precisa se adiantar, já que os ingressos são limitados – a pré-venda já começou e é possível adquiri-los no site da Ingresse (clique aqui).

A proposta da marca é criar um formato inédito de festival, unindo o melhor de dois mundos: de um lado, grandes atrações musicais e uma intensa programação cultural; do outro, esporte e atividades de relaxamento e bem-estar que conectam o público à natureza, oferecendo uma experiência inesquecível neste final de ano. A marca da Ambev também tem como objetivo fortalecer a economia local, fomentando o turismo, gerando empregos na região e reunindo parceiros locais de gastronomia, sempre com uma proposta de alimentação saudável e natural.

Em um paraíso onde a natureza convida a viver a vida do lado de fora e recebe a todos de braços abertos, a sustentabilidade vai estar presente em todos os detalhes – toda a concepção do megaevento se alinha aos valores de Corona, que nasceu na praia e, desde sua origem, se dedica a proteger o meio ambiente da poluição plástica, em especial os oceanos. É por isso que, além de diversas práticas sustentáveis, a organização do festival vai eliminar todos os plásticos de uso único e descartáveis durante o evento – a cerveja da Ambev foi a primeira marca global de bebidas a receber a classificação de neutralidade em resíduos plásticos, o que significa que ela retira do mundo mais plástico do que produz.

“Corona Sunsets World Tour Experience é uma experiência única e inesquecível, pensada para transformar as pessoas que passam por ela. É uma verdadeira imersão, que convida as pessoas a se sentirem parte da natureza, conectadas com o paraíso e com a essência leve e natural na qual acreditamos”, comenta o Diretor de Marcas Premium da Ambev, Felipe Cerchiari. “É a primeira vez que fazemos um projeto desse tipo, com uma turnê global que foi um grande sucesso ao longo do ano, reconhecido como um dos maiores festivais do mundo – ter o Brasil encerrando essa jornada com chave de ouro, com uma energia que só se vê por aqui, é o jeito perfeito de fechar o ano de 2023 e começar um próximo ciclo muito mais consciente e em conexão com o que realmente importa”, complementa.

Copa Cervezas de América

Foto: Divulgação

As inscrições estão encerradas, as amostras já foram enviadas e agora o que resta é a ansiedade para viver intensamente a Semana Cervecera promovida pela Copa Cervezas de América, do dia 6 ao dia 11 de novembro, na cidade de Valdivia, no Chile. Isso porque, além de ser a mais importante e tradicional competição cervejeira do continente, a 10ª edição da Copa será novamente uma grande celebração à cerveja, com uma programação que inclui palestras, encontros, rotas cervejeiras, um festival cervejeiro com as melhores cervejas do Cone Sul e, claro, as premiações. Confira a programação completa pelo link: https://bit.ly/ProgramaCCA2023

A semana cervejeira começa na terça-feira, 6 de novembro, com a chegada dos juízes de países como Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos e Alemanha, que terão a missão de eleger as melhores cervejas das Américas. Já na quarta-feira começa a avaliação dos 133 estilos de cervejas inscritos (além de sete estilos de sidra e hidromel). As vencedoras, assim como a cervejaria do ano, serão reveladas no sábado, dia 11, em transmissão ao vivo pelo canal da Copa Cervezas de América no YouTube.

Também serão promovidas dez palestras concentradas entre quinta e sexta-feira. São temas variados e fundamentais para a evolução da comunidade cervejeira, como marketing, estudo de estilos, análise sensorial e técnicas de envelhecimento. Destaque para as norte-americanas Teri Fahrendorf, que falará sobre a o movimento feminino cervejeiro e as origens da Pink Boots, e Emily Sauter, fundadora do site Pints and Panels, que palestra sobre como o marketing cervejeiro contribui para o crescimento do mercado.

Não faltarão também oportunidades para beber boa cerveja. Com mais de 40 cervejarias, Valdivia é conhecida como a capital cervejeira do Chile e, durante a Copa, estão previstos passeios pela boemia da cidade. Porém, o ponto alto neste quesito é o Festival Cervezas de América, um evento com 15 rótulos do Brasil e da Argentina e 20 do Chile. Uma oportunidade única de viajar pelo Cone Sul através de uma seleção incrível de cervejas.

Daniel Trivelli, presidente da Copa Cervezas de América, ressalta os valores da Semana Cervecera para a comunidade. “Todos nós amamos cerveja e, durante estes dias em Valdívia, temos a oportunidade de vivê-la em sua essência. Reuniremos alguns dos maiores especialistas do mundo e as melhores cervejarias das Américas em uma grande celebração. A Copa é um pilar do fortalecimento da cena cervejeira no nosso continente. Vamos sair desta edição prontos para as próximas dez!”, enfatiza Daniel.

Voando!

Foto: Soul Marketing

A cervejaria Läut anuncia sua expansão para fora do estado de Minas, o que afirma o crescimento relevante e importante da empresa neste ano. “Essa expansão da marca é muito importante para os negócios e agora estar presente no Rio de Janeiro é um avanço que estávamos aguardando a algum tempo e se concretizou”, fala Henrique Miranda, CEO da empresa. Neste mês a Läut chega definitivamente à famosa região dos Lagos no RJ, com presença mais forte em Búzios, além de toda região e Rio. “Vamos estar muito fortes no verão 2024 no litoral carioca e capixaba e investimos muito para isso. A operação inclui cerveja e chope nessas cidades”, fala Henrique. Além do litoral, a Läut também já pode ser encontrada em algumas cidades de SP. Chegada em Búzios: A chegada da Läut em Búzios foi marcada com um coquetel de lançamento que contou com a presença dos sócios da empresa, do Maderite, além de empresários, distribuidores e imprensa local.

Oktoberfest Beagá

Foto: Fernando Alves/Túlio Barros Fotografia.

No próximo dia 14 de outubro, sábado, BH recebe o maior festival de cerveja artesanal, a Oktoberfest Beagá 2023. Serão 10 cervejarias e mais de 40 rótulos à disposição. Será uma megaestrutura, no Mirante Meet, com área kids, praça de alimentação com comidas típicas, pet friendly e muita música, com Dj Pablo Catão, Saideira Skank Tributo, Rock Machine, Velotrol e Rocknights, com o melhor do rock and roll, e U2 Latin American com as melhores da banda irlandesa. Dentre as cervejarias confirmadas estão as mineiras: Krug, 040, Albanos, Artesamalt, Lagoon, Läut, Loba, Slod, Verace e Uaimii.

Os convites gratuitos são limitados. E quem for caracterizado ganha um chope pilsen na hora de 500 ml.

Rave

Foto: Divulgação

Quem disse que é preciso ir para Itu e aguardar até o dia 12 para sentir toda a magia do Tomorrowland Brasil? A marca de cerveja Beck’s, responsável por trazer o festival de volta ao Brasil, surpreendeu o público na última terça-feira, 03, levando centenas de pessoas para curtir um show gratuito e a céu aberto com Vintage Culture, um dos DJs mais aclamados do Brasil, na região da Faria Lima. Tudo isso para mostrar para as pessoas um pouco do lado mágico do evento.

E quem imaginava que o centro financeiro de São Paulo não poderia ficar mais agitado, se enganou. Com Beck’s, a magia do Tomorrowland Brasil está em todo lugar – até mesmo onde ninguém poderia esperar.

Bora?

Foto: Gil Silva

Com um espaço de aprendizagem centrado na pessoa negra, a Ambev está realizando a segunda turma do seu programa de aceleração de lideranças negras, o Dàgbá – líderes do futuro. A iniciativa, que vem fomentar a diversidade étnico-racial de profissionais em cargos de liderança na companhia, envolve uma abordagem interdisciplinar com três frentes de atuação: antropologia, design e desenvolvimento comportamental de soft skills.

“Na Ambev queremos apoiar e dar subsídios para o aprendizado contínuo, além de criar sentimento de pertencimento e liberdade para as pessoas. Por isso, esse programa vai trabalhar questões para conectar as competências dos participantes, visando estimular o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais e os requisitos necessários para a aceleração e, consequentemente, a geração de ideias inovadoras”, afirma Michele Salles Villa Franca, diretora de Diversidade, Equidade, Inclusão e Saúde Mental da Ambev.

Ao longo dos encontros e mentorias, que serão realizados até novembro, os aprendizados da trilha de desenvolvimento pessoal irão se somar aos conteúdos das frentes de antropologia e design, além de fortalecer o potencial e negritude dos participantes, gerando visibilidade e construindo novas oportunidades.

Nessa jornada de crescimento compartilhado, o Dàgbá também conta com o apoio da Kyvo Design – consultoria global de inovação que habilita organizações a prover experiências valiosas, e que, desde o começo do projeto, vem auxiliando a Ambev em todas as etapas e atividades. “A diversidade é um componente fundamental no contexto da inovação. Para isso acontecer, é preciso fortalecer as diferentes perspectivas sociais, econômicas e culturais no dia a dia dos colaboradores”, diz Carol Zatorre, co-CEO da Kyvo.

Ao todo, 90 pessoas estão participando desta edição do Dàgbá, um número 25% maior se comparado à primeira turma. O programa também está em sintonia com os valores da companhia, como colaboração, escuta ativa e visão de longo prazo, e tem o objetivo de ampliar as fronteiras das disciplinas e promover uma trilha mais humana e consciente no desenvolvimento de soluções inovadoras e de impacto social com os participantes.

Oktoberfest Blumenau

Foto: Divulgação

Uma cerimônia que dá ainda mais força para o vínculo entre dois países que têm uma paixão em comum: a cerveja. Um ritual que traz ao Brasil, pela segunda vez, um dos símbolos de celebração da cultura cervejeira: a sangria de chope que abre oficialmente os trabalhos do maior festival de cerveja do mundo. A abertura da 38ª Oktoberfest Blumenau foi protagonizada pela sangria do barril de Spaten, no dia seguinte do encerramento da festa em Munique, dando continuidade aos festejos por aqui.

A partir de 21h, o público se concentrou no Parque Vila Germânica, no Spaten Platz (antigo Biergarten), para acompanhar o cerimonial, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: Mário Hildebrandt, Prefeito de Blumenau; Jorginho Melo, Governador de Santa Catarina; e Marcelo Greuel, Secretário Municipal de Turismo.

A exemplo da tradição alemã, o prefeito de Blumenau realizou a sangria do primeiro barril de Munich Helles de Spaten com dois golpes de martelo e as palavras: “O’zapf is!”, significando “está aberto!”, em dialeto bávaro.

O pavilhão lotado acompanhou o rito seguido pela entrada dos monges produtores de cerveja, com bandeiras e tochas, trazendo a caneca oficial da Oktoberfest até o palco. André Macatrão, diretor regional da Ambev, discursou com a segurança de quem já se sente em casa: “Queremos mostrar que, assim como o povo blumenauense, Spaten é forte. Aqui, a resiliência da comunidade construiu a maior Oktoberfest das Américas, e nós sabemos bem que atravessar o tempo é um desafio, superando as dificuldades a cada dia e nos dando ainda mais motivos para brindar”.

Na sequência da sangria, o espetáculo da tradicional banda Velhos Camaradas encheu o setor de muita vivacidade e alegria, com suas clássicas marchinhas, marcando o primeiro dos 19 dias de Oktoberfest Blumenau, no Parque Vila Germânica.

Para quem quiser viver uma experiência cervejeira ainda mais marcante, no Camarote Spaten, é bom agilizar os preparativos, pois os ingressos já estão no segundo lote no site: http://camarotespaten.com.br/. As entradas para os pavilhões da Oktoberfest Blumenau também já estão disponíveis, no site oficial: https://oktoberfestblumenau.com.br/ingressos/.

Por falar em Oktoberfest Blumenau…

No último final de semana, a Prefeitura de Blumenau decidiu suspender a Oktoberfest por conta das fortes chuvas que atingiu a o sul e com riscos de alagamento dos rios.

Selo Kwai de Qualidade

Foto: Divulgação

Imagine um mundo em que as pessoas se esqueceram de Skol. É um mundo quadrado, onde elas não sabem se divertir, tudo é azedo e sem leveza, até a cerveja desce quadrado. Esse é o mote dos episódios da nova mininovela da marca – em exibição no Kwai, aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos -, que divertem quem assiste, prendem a atenção até o fim e ampliam a conexão de Skol com seus fãs.

Já havia sido assim na primeira edição do TeleKwai (programa de mini dramaturgia desenvolvido exclusivamente pelo Kwai), que Skol colocou no ar em maio e se tornou rapidamente um sucesso de visualizações – são mais de 16 milhões até o momento. Veja a primeira mininovela aqui.

Ambas as ações são resultado da co-criação entre agência GUT, Kwai e Endemol Shine Brasil e são protagonizadas pela influencer Markelly Oliveira, famosa criadora de conteúdo no Kwai, que aceitou o desafio lançado pela marca de ampliar a proximidade entre Skol e os consumidores – não por meio de uma campanha tradicional, mas, sim, via entretenimento.

“Muito se fala sobre interrupção versus entretenimento e, hoje, esse é um dos maiores desafios das marcas: como estar presente na vida das pessoas de uma forma realmente relevante para elas? Por isso, adoramos a ideia de falar sobre a leveza de Skol no estilo das novelas de TV que todo mundo conhece e ama, fugindo das fórmulas tradicionais. O formato de TeleKwai caiu como uma luva, porque permite à Skol, a marca que traz leveza para o dia-a-dia dos brasileiros estar ainda mais perto do público, conversando na mesma língua”, afirma Oliver Klingelhoefer, Head de Marketing de Skol.

Bora? 2

Fãs de cerveja adoram o mês de outubro, quando se comemora a bebida no mundo inteiro na Oktoberfest, tradicional festa originária na Alemanha, que tem a cerveja como protagonista. No Brasil, as primeiras festas começaram no sul, mas caíram no gosto do brasileiro e atualmente já se espalharam por todo país.

Locais em que a cerveja é o centro das atenções também aproveitam a ocasião para deixar ainda mais animado o “bebemorar”. É o caso do The Blue Pub – típico pub inglês com duas unidades em São Paulo. Com exemplares de países como Alemanha, Bélgica, Brasil, Escócia, EUA, Holanda, Inglaterra, México e República Tcheca no cardápio, o pub é o local ideal para reunir os amigos, apreciar boas cervejas e curtir música ao vivo, que passeia do pop rock nacional ao internacional.

Além disso, todos os dias até o dia 31 de outubro, no pub do Itaim, quem comprar 3 pints de Paulaner ganha um brinde personalizado. A mesma promoção acontece na unidade da Bela Vista, porém válida aos domingos, terças, quartas e quintas, exceto véspera de feriados.

E por falar em Spaten…

Para celebrar a cultura cervejeira, tão presente no dia a dia do brasileiro, Spaten criou a primeira competição de deslizamento de caneca no país: o Biersliding. A prática (beer sliding) tem história e acontece em diversas festas cervejeiras pelo mundo. O participante desliza sua caneca de cerveja pela mesa em um equilíbrio entre força e precisão e, aquela que chegar mais longe, vence a disputa.

A ação, criada pela GUT, vai reunir personalidades para se desafiarem pelo recorde mundial do Guinness, entre elas: Cris Rozeira, Kyra Gracie, Marcelo Suartz e Popó. O evento acontece no dia 14/10, sábado, a partir das 12h, no Varanda Estaiada, na capital paulista. A tentativa de quebra de recorde vai rolar a partir das 15h, com verificação da equipe do Guinness. Além da Liga de Spaten, com os famosos que já toparam o desafio, o público presente também poderá treinar a atividade e tentar a sorte na busca pelo recorde mundial.

Como grande protagonista e símbolo de celebração em todo o mundo, o Biersliding traz a caneca exclusiva de Spaten, cheia de detalhes que contribuem para dar ainda mais sabor e refrescância ao líquido e vão tornar a experiência da competição única.

“Trouxemos o Biersliding para todo o Brasil, no Circuito de Bares Spaten, e agora criamos essa competição para reforçar o quanto o brasileiro ama a cultura cervejeira e um bom desafio. O Biersliding é uma atividade que exige força, habilidade e precisão. E isso tem muito a ver com a nossa marca, Spaten é forte pela sua história, líquido e por se manter relevante desde 1397. Estamos muito animados para quebrar esse recorde e fazer história!”, comenta Joice Carvalho, Head de Marketing de Spaten.

No espaço, onde será realizada a competição, criado pela Octagon Latam, agência de consultoria e marketing esportivo, outras atividades que também fazem parte do universo cervejeiro deixam o ambiente ainda mais interessante, como arremesso de argolas, bar Spaten e um cenário que vai garantir o entretenimento de todos. Os ingressos para o evento podem ser adquiridos aqui.

“Temos uma longa relação com a Ambev, mas é a primeira vez que entregamos um projeto exclusivo para Spaten. Estamos muito felizes e honrados em crescer a nossa parceria e colaborar com uma competição tão inovadora e importante para a marca”, comenta Nicolas Mêmolo, diretor de contas da Octagon Latam.

 

Prontinho, atualizados! Semana que vem voltamos com mais resumão cervejeiro da semana! Cheers!

#BEEREWINDSemana40

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.