fbpx

Chegamos na edição 39 do nosso resumão cervejeiro e o que foi assunto, separamos por aqui! Começando o BeeRewind com…

Collab

Foto: Divulgação

Colorado se juntou com a Academia da Cerveja para criar bebidas inéditas com ingredientes nacionais, de norte a sul do país. O lançamento da Aipi Lager, nome dado à edição, acontece no segundo semestre do ano e, semanalmente, é divulgado um novo sabor nas redes sociais da marca. Em parceria com outras cinco cervejarias de cada região do Brasil, serão seis rótulos com mandioca e lúpulos nacionais como componentes principais e cada cervejaria adicionou ingredientes locais para criar suas variações, resultando em uma série diversificada de sabores.

O projeto, que teve sua receita base desenvolvida em conjunto em junho, originou as seguintes receitas: Cerveja com Mangaba e Pimenta de macaco pela Cervejaria Colombina; Flor de jambu e cupuaçu pela Amazon Beer; Maracujá do Mato e Alecrim pela Masterpiece; Bergamota pela Implicantes; Caju e Seriguela pela Caatinga Rocks e Acerola pela Cervejaria Colorado.

Cada cervejaria envolvida produziu suas próprias cervejas, mantendo a receita base desenvolvida em conjunto. A colaboração destaca a importância de fomentar a cultura cervejeira e o uso de ingredientes nacionais e regionais na produção de cervejas artesanais.

Para os consumidores interessados em adquirir essas cervejas, elas podem ser encontradas nos bares das cervejarias participantes e em breve estarão disponíveis no site Empório da Cerveja. As bebidas são de edição limitada, disponíveis enquanto durarem os estoques.

Para além das cervejas, a Academia da Cerveja lançou um conteúdo especial em parceria com as seis cervejarias sobre o processo de criação e produção da Aipi Lager e os diferentes ingredientes usados em cada região. O conteúdo está disponível no site da Academia da Cerveja e visa compartilhar conhecimento sobre as influências regionais na produção de cerveja e enriquecer ainda mais o ecossistema cervejeiro nacional.

Save The Date

Foto: Daniel Mansur

A cervejaria Loba investe em um evento gastronômico que enaltece um dos estilos mais queridos pelos amantes de cerveja: IPA. No dia 21 de outubro, acontece a primeira edição do Loba BBQ IPA, em formato open bar, com quatro estilos de chope: Indian Pale Ale, Session IPA, American IPA e Lager e churrasco com cortes assinados pela Terneiro Carnes. será uma tarde com muito lúpulo e rock and roll na Arena 7 BH. No palco, tem Putz Grilla com os sucessos dos anos 80 e 90 e Zooi Tributo – Charlie Brown Jr Cover, homenagem à banda liderada por Chorão.

O churrasco terá o charmoso churrasco fogo de chão, e diversas carnes nobres. Entre os cortes, a picanha e o ancho bovinos. Haverá ainda o Dener Steak e o Brisket, peito do boi, que tem uma preparação toda especial. Do porco, a costelinha barbecue promete. Tem ainda lingüiças artesanais da casa, leitão no crucifixo e o pulled pork. Outra grande atração do churrasco e o varal de aves. Tem ainda o lollipop que é a feito com a coxa de frango formando uma espécie de pirulito. O salmão pranchado também fará parte do cardápio e pra fechar tem o sempre amado pão de alho e o burguer feito na brasa.

Loba BBQ IPA
Sábado, 21 de outubro, 13 às 20h
Av. Heráclito Mourão de Miranda, 907 – Alípio de Melo
https://www.instagram.com/cervejarialoba/
https://www.sympla.com.br/evento/loba-bbq-ipa/2176312

Ecossistema

Foto: Divulgação

Com a ambição de oferecer novas perspectivas de futuro a 5 milhões de brasileiros até 2032, a Ambev criou o Bora, plataforma de inclusão produtiva que tem como objetivo incluir pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no mundo do trabalho, reduzindo a exclusão social e aumentando a produtividade do País. Para isso, a companhia prioriza três eixos de trabalho: conhecimento, empoderamento financeiro e conexões – essa última, sustentada pelo ecossistema de mais de 2,7 milhões parceiros da Ambev, entre fornecedores e clientes.

Com a gigantesca teia criada nos mais de 20 anos de Brasil e a relação próxima com seu ecossistema, a Ambev viu a oportunidade de apoiar ainda mais os brasileiros unindo em um mesmo lugar quem está buscando oportunidades de trabalho àqueles que estão buscando essa força de trabalho. Para isso, a companhia desenhou uma série de projetos e iniciativas dentro do Bora que conectam todas as pontas da cadeia. Assim, brasileiros ganham capacitação e empoderamento financeiro por meio de cursos oferecidos pela própria companhia, e se tornam aptos a encontrar oportunidades mais qualificadas, encurtando distâncias e facilitando a jornada.

“Estamos trabalhando para promover crescimento compartilhado e gerar impacto positivo. Essa é a nossa força. Sabemos que ninguém chega lá sozinho e por isso estamos empenhados em conectar pessoas com oportunidades que mudem suas vidas e as ajudem a construir um futuro sólido e mais igual. Incluir produtivamente é o caminho que acreditamos para dar novas perspectivas para os brasileiros”, explica Carlos Pignatari, Diretor de Impacto Social da Ambev.

Por falar em Ambev…

Foto: Divulgação

A Ambev anuncia a abertura das inscrições para a segunda edição do Edital Fermenta, um programa que impulsiona ações que promovem o crescimento compartilhado e a disseminação da cultura cervejeira no Brasil. As inscrições já estão disponíveis no site e permanecerão abertas até o dia 13 de outubro de 2023. Nesta edição, serão contemplados cinco projetos, com distribuição de recursos da seguinte forma: quatro projetos serão selecionados para receber 25 mil reais cada e um receberá 50 mil reais.

Uma importante alteração em relação à primeira edição é sobre a escolha dos projetos vencedores, que será baseada na média entre as notas atribuídas pelo Comitê de Seleção Interno da Ambev e o número de votos populares recebidos pelos projetos. Para entender melhor os critérios de seleção, consulte o item 8 – ANÁLISE DAS PROPOSTAS INSCRITAS – do edital, disponível em no Regulamento Edital Fermenta 2ª edição. Todos os demais detalhes, como objetivos, premissas e eixos temáticos, permanecem inalterados, reforçando o compromisso da Ambev em apoiar iniciativas que fortaleçam o cenário cervejeiro no país.

“A primeira edição foi um sucesso e estamos muito felizes em ver a recepção do projeto com o público. Nosso objetivo é fomentar o ecossistema cervejeiro do país para estimular o crescimento compartilhado. Nesta segunda edição temos certeza que teremos ideias cada vez mais inovadoras para estimular a cultura cervejeira nacional e estamos ansiosos para ver os cases inscritos” afirma Sybilla Geraldi, Coordenadora de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev.

O Projeto Fermenta da Ambev é uma iniciativa voltada para disseminação e impulsionamento da cultura cervejeira. Dentro do processo seletivo serão priorizadas iniciativas que promovam diversidade e ações afirmativas, com foco especialmente em públicos minorizados, como mulheres, população negra, comunidade LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, pessoas em situação de refúgio e pessoas com baixa renda, ou que incentivem a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Ao abrir espaço para ideias criativas e alinhadas com princípios de diversidade e inclusão, a Ambev reforça o seu compromisso em liderar não apenas pelo sucesso comercial, mas também pelo impacto social positivo. Informações aqui.

Ambev premiada!

Um dos mais importantes concursos cervejeiros no mundo, o International Beer Challenge acaba de anunciar 45 medalhas para cervejas da Ambev. Foram 40 medalhas para as bebidas nacionais e 5 internacionais. O maior destaque foi Colorado que conquistou 14 medalhas na competição que acontece desde o dia 31 de Julho.

“Ver nossas cervejas sendo reconhecidas no International Beer Challenge é uma honra. A cerveja brasileira é um patrimônio nacional e uma vitrine para o mundo, e ficamos muito felizes em ver esse reconhecimento”, afirma Karina Rodrigues Paiva, Head of Craft Beer da Ambev.

Além das marcas nacionais, algumas cervejas internacionais da Ambev também foram destaque. Quilmes Clásica ganhou medalha de Prata e a Stella Artois Blanche de Bronze, ambas da Argentina. A cerveja Becker, do Chile, ganhou medalha de Bronze, assim como a cerveja Pilsen, do Paraguai. A Cerveja Paceña, da cervejaria boliviana nacional, também ganhou Prata.

Confira a lista das brasileiras vencedoras:

Ambev
Cerveja Categoria Medalha
Brahma Duplo Malte Trigo Wheat Beers Gold
Brahma Duplo Malte Tostada Lagers Silver
Antarctica Lagers Silver
Spaten Lagers Bronze
Brahma Lagers Bronze
Brahma Duplo Malte Lagers Bronze
Original Lagers Bronze
Brahma Malzbier Lagers Bronze
Brahma Duplo Malte Black Lagers Bronze
Corona Lagers Bronze
Skol Puro malte Lagers Bronze
Brahma Zero No or Low Alcohol Beers Bronze
Corona Cero Sunbrew No or Low Alcohol Beers Bronze
Michelob Ultra Speciality Beers Bronze
Stella Pure Gold Speciality Beers Bronze
Caracu Stout / Porters Bronze
Colorado
Cerveja Medalha
Colorado American Wheat com Lupulos Brasileiros Silver
Colorado Indica Silver
Colorado Black Indica Silver
Colorado Demoiselle Silver
Colorado Ribeirão Lager Silver
Colorado Shiya Silver
Colorado Guanabara Silver
Colorado Terezinha Silver
Colorado Appia Bronze
Colorado Witfit Bronze
Colorado Cauim Bronze
Colorado Magrão Bronze
Colorado Smokede Bronze
Colorado Rauchbear Bronze
Wäls
Cerveja Categoria Medalha
Wäls Belgian Trippel Ales Silver
Wäls Fruit Lambic Flavoured Beers Silver
Dior Speciality Beers Silver
Wäls Belgian Quadruppel Ales Bronze
Wäls Session Haze Ales Bronze
Café do Sul Flavoured Beers Bronze
Wäls Dubbel Barrel Aged Speciality Beers Bronze
Bohemia
Cerveja Medalha
Bohemia Black Imperial Silver
Bohemia Session Passion Silver
Bohemia Mild Silver

PretaHub

Foto: Divulgação

A Ambev e o PretaHub – aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil, divulgaram os projetos contemplados no Fundo Bora Cultura Preta. Ao todo, 21 iniciativas foram selecionadas, compondo um resultado plural de linguagens artísticas, que juntas vão receber o investimento de quase 7 milhões de reais, fruto da combinação de recursos próprios e investimentos via leis de incentivo. O Fundo faz parte da agenda de inclusão produtiva da Ambev, que busca gerar oportunidades de capacitação, emprego e renda.

Realizado pela primeira vez, essa iniciativa recebeu inscrições de todos os estados do país e mais de 1.450 projetos de empreendedores culturais negros foram cadastrados na plataforma do Prosas. “Ficamos felizes com o resultado. O edital recebeu projetos de todo o Brasil, ressaltando o quanto o mercado do entretenimento contribui com a economia do País. Escolher os projetos finalistas não foi uma tarefa fácil, mas contamos com uma banca engajada e comprometida em seguir todos os critérios do edital para selecionar e avaliar essas iniciativas”, afirma Carla Crippa, vice-presidente de Impacto Positivo e Relações Corporativas da Ambev para América do Sul.

Além do apoio financeiro, a Ambev também deseja impulsionar os produtores em uma jornada de longo prazo. Por isso, os selecionados participarão de um programa de conhecimento da PretaHub, o Afrolab, onde terão acompanhamento, suporte e capacitação. Além disso, terão acesso às trilhas de conhecimento da Ambev On – espaço de aprendizagem e desenvolvimento da Ambev, e das ações de formação e conexão para profissionais da área com empregadores do BORA.

O Fundo também conta com o apoio da Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e idealizadora da PretaHub. “Iniciativas como essas impulsionam os produtores culturais em uma jornada de longo prazo e incentiva a cultura do aprendizado, além de fortalecer os espaços de trocas. Recebemos centenas de ideias incríveis e é extremamente gratificante contribuir com esses projetos. Acreditamos muito no potencial dessa população”, enfatiza Adriana Barbosa.

Lançado em abril de 2023, o edital foi criado com o objetivo contemplar projetos de diversos setores da economia criativa que sejam liderados por pessoas negras, e puxar outras empresas para a pauta – mostrando que estimular a cadeia produtiva também é uma oportunidade para a área de marketing de experiência e de negócios.

“Com essa iniciativa, a Ambev também deseja movimentar o mercado e espera que os departamentos de marketing de outras empresas se inspirem e invistam financeiramente em empreendedores negros, não apenas pelo cunho social, mas por reconhecer a qualidade e a potência da produção artística e cultural dessas pessoas, que geram experiências incríveis por todo o país”, ressalta Dani Waks, vice-presidente de Marketing da Ambev.

Para conferir os projetos aprovados no Fundo Bora Cultura Preta acesse o site do Prosas.

Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais

Foto: Diego Soares

Está chegando a segunda edição do ano da Loucura por Sapatos, tradicional evento de calçados, bolsas, roupas e acessórios de Novo Hamburgo. De 05 a 15 de outubro, das 10 às 21 horas, a comunidade da região poderá conferir lançamentos da próxima temporada e promoções especiais na Fenac, que reunirá mais de 200 expositores em seus pavilhões. A Loucura por Sapatos oferece outras vantagens, como um ambiente climatizado, amplo estacionamento e fácil acesso através da Estação Fenac da Trensurb.

Durante 11 dias, o evento contará com diversas opções de entretenimento para toda a família, como Espaço Kids, Praça de Alimentação e o 16 º Festival de Cervejas Artesanais, apresentando mais de 100 rótulos da bebida, gastronomia variada e música ao vivo, reunindo bandas e músicos como Sallez, Pagode do Brilha, Katy Leal, Samuka Channel e Charles Busker. Além disso, o tradicional Baile da Idade de Ouro já está confirmado para o dia da abertura (05) da feira, das 13h30 às 18 horas, com música ao vivo da banda Expresso Show. A expectativa é reunir 1,5 mil idosos, incluindo grupos de diferentes regiões do estado.

Circuito de Bares

Foto: Henrique Augusto

Para dar início às celebrações da maior festa cervejeira das Américas, a cerveja criada em 1397, lança o Circuito de Bares Spaten 2023 com uma ação inovadora que vai parar cidades de todo o país. A novidade é o ‘biersliding’, uma atividade praticada em festas cervejeiras de todo o mundo, onde o participante desliza sua caneca pela mesa e, a que chegar mais longe, vence o desafio. No Circuito de Bares, a experiência pode render prêmios.

Em bares de todo o país, a marca promove essa experiência para que os consumidores possam brindar da melhor forma possível: com a caneca exclusiva de Spaten, que torna o momento do happy hour único. A novidade acontece em São Paulo, Curitiba/PR, Joinville/SC, Blumenau/SC, Brasília/DF, Salvador/BA, Fortaleza/CE, São Luís/MA, Natal/RN, Belém/PA, Belo Horizonte/MG e Rio de Janeiro/RJ.

“O que a Oktoberfest, Spaten e o Circuito de Bares têm em comum? Trouxemos a caneca e o biersliding para o dia a dia do brasileiro como dois grandes ícones da cultura cervejeira alemã! A ideia é apresentar pro Brasil um costume secular que diverte a todos e ainda trabalha símbolos importantes da marca, reforçando nossa caneca exclusiva em uma experiência verdadeiramente alemã”, comenta Joice Carvalho, Head de Marketing de Spaten.

Símbolo de celebração por todo o mundo, a caneca de Spaten possui detalhes que possibilitam uma experiência única ao consumidor. O item conta com uma curvatura interna que ajuda a direcionar o líquido para a ponta da língua – região mais sensível ao sabor do malte -, e traz linhas que contribuem para deixar a cerveja ainda mais refrescante, além de um fundo mais espesso que mantém o líquido gelado por mais tempo.

Na capital paulista, o roteiro especial vai passar por locais como Prainha Paulista, na região da Avenida Paulista, no Quintal do Espeto, em Moema, Bar Seu Justino e São Conrado, ambos na Vila Madalena, entre outros.

Para participar do Circuito de Bares, não é preciso se inscrever, basta ir aos bares selecionados, entre 19h e 23h, nas datas de 28/09, 05 , 11, 19 e 26/10, conforme programação abaixo.

Serviço: Circuito de Bares – São Paulo

28/09 – 19h às 23h
Quintal do Espeto – Av. Pavão, 872 – Moema, São Paulo (com Biersliding)
São Conrado – R. Aspicuelta,51 – Pinheiros
Seu Justino – Rua Harmonia, 77 – Vila Madalena

05/10 – 19h às 23h
Quintal do Espeto – Rua Joaquim Távora, 1195 – Vila Mariana (com Biersliding)
Bar Violeta – R. Augusta, 1343 – Consolação
Choperia Opção – R. Carlos Comenale, 97 – Bela Vista

11/10 – 19h às 23h
Quintal do Espeto – Rua Serra de Botucatu, 1933 – Tatuapé (com Biersliding)
Tatu Bola – R. Emília Marengo, 534 – Tatuapé

19/10 – 19h às 23h
Café Creme – Av. Paulista, 807 – Loja 07, esquina – Bela Vista
Quintal do Espeto – Rua São Canuto, 500 – Interlagos (com Biersliding)

26/10 – 19h às 23h
Prainha Paulista – Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 557 – Jardim Paulista (com Biersliding)
Boteco Boa Praça –Av. Brig. Faria Lima, 3183 – Itaim Bibi
Seu Justino – Itaim – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 5003 – Jardim Paulista

Hip Hip Hurra!

Foto: Rafael Menezes Cançado

A cervejaria Krug Bier celebra seus 26 de trajetória. E para celebrar essa data tão especial, acaba de lançar um rótulo light, estilo de cerveja que tem sido bastante demandado pelo público. Uma tendência no mercado, a nova cerveja é a Krug Light com níveis mais baixos de carboidratos e calorias. No processo de fabricação da cerveja, ainda é retirado o glúten, o que a torna segura para o consumo de celíacos ou de pessoas que optaram por retirar a proteína da alimentação. “Uma cerveja leve, refrescante, para ser apreciada nos melhores momentos de quem aprecia a boa cerveja e é fã da Krug Bier”, afirma Alexandre Bruzzi, diretor da cervejaria. Ela tem apenas 1,5 grama de carboidrato e 30 calorias a cada 100ml. São até 80% menos carboidratos e 4% de álcool, menos que a média das lagers.

O lançamento se encaixa em tendências de consumo e esse estilo de cerveja já é sucesso no mercado americano há pelo menos cinco anos. Desde então já era estudado pela Krug criar uma cerveja com essas características. Segundo Alexandre, “o desafio foi buscar as características que queríamos para que fosse um produto light, mas sem perder o sabor de cerveja”, pontua. Atende ao público que está preocupado no controle da ingestão de calorias e também é ideal para celíacos. “A Krug Light entra na nossa linha como uma cerveja super especial e miramos o público que pratica esportes e se preocupa com a saúde. Vamos fomentar parcerias com eventos esportivos e atletas que se encaixem no perfil deste lançamento”, planeja Alexandre. Ela já está no mercado em versão long neck e 600 ml.

Finalista

O Grupo Petrópolis, maior cervejaria do País com capital 100% nacional, está concorrendo à categoria de “bebidas alcoólicas” na 13ª edição do Prêmio Reclame Aqui, principal premiação de reputação ligada ao atendimento ao consumidor do Brasil. A votação popular está disponível até o dia 31 de outubro. Esta é a 3ª vez que a empresa é finalista do prêmio.

Anualmente, empresas brasileiras com as melhores e mais eficientes operações de atendimento são escolhidas diretamente pelos consumidores e conquistam além do troféu, a confiança e fidelidade dos clientes.

“Estamos muito felizes, pois essa indicação significa para o Grupo Petrópolis que, além de oferecermos produtos de qualidade que entendem o gosto do brasileiro, buscamos sempre estar atentos às demandas dos nossos clientes, para que a experiência deles ao consumir nossas marcas seja a melhor possível. Esse é um desafio enorme, considerando a nossa presença em todo o território nacional, e por isso nosso time busca sempre a melhor forma de atender ao cliente, trazendo soluções e no tempo mais curto possível”, afirma Renato Delmanto, gerente de Comunicação Corporativa do Grupo Petrópolis.

A votação é totalmente online e pode ser realizada por meio da página do Reclame Aqui (neste link). O Grupo Petrópolis conquistou o indicador de 100% das reclamações respondidas em 2022. Com índice de solução de 87,5%, mais de 82% dos consumidores voltariam a fazer negócio com a cervejaria.

Eita!

A Companhia Brasileira de Bebidas Premium (CBBP), dona da marca de cerveja “Proibida” obteve vitória em caráter liminar quanto ao afastamento do pagamento de R$ 90 mil ao perito nomeado para tratar da ação envolvendo Ambev e CBF. O escritório Maia & Anjos Sociedade de Advogados, responsável pela defesa da CBBP, conseguiu o adiamento da obrigação até que a Justiça analise o agravo de instrumento que pede o parcelamento ou redução dos honorários periciais considerados exorbitantes, dado o tipo de trabalho a ser realizado.

Segundo a advogada Emanuelle De La Noce Fernandes, o trabalho do perito se resume à análise dos documentos que já estão disponíveis nos autos, não havendo necessidade de produzir outras provas. Sendo assim, não existe razão para a cobrança de um valor tão alto. “Além disso, há casos semelhantes em que já foi reconhecida a necessidade de redução ou parcelamento do valor a ser pago pela perícia”, explica.

A advogada salienta que outro ponto a ser considerado é a situação econômica atual da empresa CBBP, que passa por momento de dificuldade financeira extrema, estando inadimplente com relação a vários credores além de possuir um vultoso passivo financeiro. “A manutenção da decisão de pagamento dos honorários em valor tão alto pode inclusive prejudicar a atividade da empresa”.

Outra advogada do escritório Maia & Anjos que atua no caso, Dara Garcia, explica que o agravo objetiva o parcelamento do valor dos honorários periciais em até 20 vezes ou que estes sejam reduzidos a um valor compatível com a capacidade da companhia honrar. “Nós apresentamos documentos que demonstram as dificuldades da empresa e, felizmente, obtivemos o efeito suspensivo deferido neste primeiro momento para que a decisão que determinou o pagamento pelo serviço pericial não surta efeito, pelo menos por ora”, conta.

De acordo com Dara, o direito da Ambev e da CBF é incontroverso. Porém, é preciso entender que o desembolso de R$ 90 mil pode prejudicar o resultado útil do processo, que é o pagamento da indenização às requerentes. “Se a dona da cerveja Proibida não conseguir um parcelamento ou redução que viabilize sua atividade econômica e a realização da perícia (que visa obter o montante indenizatório), como poderá arcar com a reparação financeira às Requerentes?”, comenta questionando.

Antes da Copa de 2018, a CBBP veiculou uma peça publicitária da cerveja Proibida tendo o jogador Neymar como garoto propaganda. No comercial ele vestia uma camiseta verde e amarela que, apesar de não conter o escudo da CBF, simulava o uniforme da seleção masculina de Futebol. A Ambev e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) entraram com uma ação na Justiça do Rio de Janeiro (RJ), em 2019, pedindo indenização pelo uso de uma imitação da camisa da seleção. O direito das requerentes foi reconhecido e, para avaliar o montante da indenização, o MM. Juiz indicou um perito de sua confiança e estipulou o pagamento de R$ 90 mil a título de honorários periciais. É este valor que está sendo contestado, não a indenização em si.

 

Prontinho, atualizados! Semana que vem voltamos com mais resumão! Cheers!

#BEEREWINDSemana39

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.