fbpx

Chegamos na edição 37 do BeeRewind e claro, separamos o que foi assunto na semana cervejeira por aqui, bora começar?

Investimento

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Cervejas Artesanais de Ribeirão Preto foi selecionado para receber investimentos da ordem de R$ 490 mil do Programa de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo do estado de São Paulo.

O grupo de entidades que fazem parte do APL apresentou, por meio do Polo Cervejeiro, um dos núcleos do programa Empreender da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), um projeto para equipar o Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira do Instituto Federal de São Paulo – Campus Sertãozinho.

A verba será utilizada para aquisição de equipamentos para análise de qualidade físico-química e microbiológica de produtos e insumos e também para a digitalização e automação da planta piloto do Instituto.

“Os alunos do curso técnico terão acesso a essa infraestrutura supermoderna e também poderemos ofertar cursos de curta duração e de extensão específicos, desenvolver pesquisa e inovação e prestar serviços de análise para as cervejarias”, explica o coordenador do projeto, Jean Rodrigues.

Além do Polo Cervejeiro da ACIRP e do Instituto Federal de São Paulo, fazem parte da governança do Arranjo Produtivo Local o Supera Parque e o Sebrae. O APL das cervejarias artesanais abrange 18 fábricas e diversas empresas que empregam mais de 450 trabalhadores.

“O alto custo dos equipamentos acaba sendo proibitivo para uma pequena ou mesmo média cervejaria adquiri-lo e mantê-lo. Ao mesmo tempo, uma indústria sozinha acaba não tendo demanda que justifique o investimento. Daí a vantagem do associativismo: juntas, as empresas, ainda que de um mesmo setor e concorrentes ente si, conseguem se beneficiar mutuamente”, explica o presidente da ACIRP, Dorival Balbino.

Para Rodrigo Natal Duarte, um dos representantes do Polo Cervejeiro, o aporte do Programa de Fomento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico vem para coroar o trabalho do Polo, que começou em 2012 e seguiu consistente ao longo destes anos muito em função do apoio da ACIRP, tendo sido reconhecido como APL pelo governo do estado em 2018.

“Este investimento é um passo importante e consolida o Instituto de Sertãozinho como referência em pesquisa e formação de mão de obra para micros, pequenas e médias cervejarias no Brasil”, avalia.

Segundo Dalton Marques, Gerente de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Supera Parque, a entidade cumpre seu compromisso com o ecossistema empreendedor de Ribeirão Preto e região, apoiando Arranjos Produtivos Locais. “Temos tradição na produção de cervejas artesanais e, com essa infraestrutura laboratorial, a indústria cervejeira pode se fortalecer ainda mais, contribuindo pra toda economia local”, comenta Marques.

Os recursos do Programa de Fomento serão destinados a equipamentos para espectrofotometria para análise de cor e amargor (IBU) e compostos desejáveis e indesejáveis que fazem parte das cervejas, bem como para medição de gases dissolvidos que impactam diretamente no tempo de prateleiras das bebidas.

Entre as verificações físico-químicas possíveis no novo laboratório estão análise de extrato, teor alcoólico, calorias e análise de insumos como malte e lúpulo, este último já cultivado na região de Ribeirão Preto. Também serão adquiridos equipamentos para complementar as análises microbiológicas já realizadas pelo Instituto.

A cervejaria piloto do Instituto receberá sensores, investimentos em sistema de automação e data cloud visando a digitalização de processos e estudos na área da chamada Indústria 4.0 dentro da área de engenharia.

Inauguração

Foto: Divulgação

A Cervejaria Van der Ale inaugurou na Zona Leste, a “VDA DRUNKSTORE”. O endereço onde fica a fábrica conta com um pequeno mas aconchegante espaço que passará a funcionar como um showroom para exposição, degustação e venda dos produtos da marca, e em breve também irá oferecer cursos e oficinas com foco na propagação da cultura cervejeira. O intuito é popularizar e desgourmetizar o segmento e fomentar esse tipo de produção, se apresentando como cervejaria e espaço de ideias.

O imóvel em que está instalada a cervejaria e destilaria possui 150 m² e tem capacidade para receber até 15 pessoas observando os protocolos de distanciamento. A casa abriga, hoje, uma minifábrica de cerveja com capacidade para produzir 800 litros por mês e um pequeno alambique de onde pingam em torno de 25 litros de destilados sortidos ao gosto e oportunidade. “Temos a menor e mais artesanal produção comercial da cidade: aqui tudo foi feito à mão por nós mesmos, ou sob encomenda: desde as panelas até a reforma e adequações do espaço, além disso a pessoa que vem aqui conta com o privilégio de ser atendido pelas mesmas pessoas que produziram as bebidas”, afirma Dona Lurdes, um dos sócios da Van der Ale.

A cervejaria irá basear sua produção na demanda, empregando um controle rígido de qualidade em todos os processos, e garantindo, dessa forma, a oferta de excelentes produtos, que serão sempre consumidos extremamente frescos.

Como o estabelecimento possui alvará de tabacaria, será possível, também, consumir in loco os produtos da mini headshop instalada em uma das paredes da casa. Na vitrine, os clientes encontrarão tabacos, sedas, piteiras, bongs e outros acessórios fumígenos.

O salão da casa vai funcionar como uma galeria. Todos os itens de decoração disponíveis no salão estão à venda, incluindo as publicações do coletivo O Miolo Frito (@omiolofrito).

A IPA Pinhead (R﹩15, 300ml/ R﹩20, 500ml), carro-chefe da Van der Ale e já querida pelo público da marca, estará engatada nas torneiras da VDA “DRUNKSTORE” na data da inauguração. Ela tem coloração dourada, 60 IBUs e 6.3% de teor alcoólico.

Este segundo lote foi produzido pela cervejaria Dádiva e a Girafinha mascote do rótulo ganhou uma máscara para conscientizar sobre a gravidade da pandemia da COVID 19. Esta versão em latas de 473mL está disponível para quem quiser levar pra consumir em casa por R﹩ 25.

Além da Pinhead, também estará engatada no tap a cerveja Judas Boot APA, que foi servida por mais de um ano no Mundo Pensante, casa de shows e espaço de festas no Bixiga (R﹩15, 300ml/ R﹩20, 500ml), uma American Pale Ale de 40 IBUs e 6% de teor alcoólico.

Aos que não podem ou não querem consumir bebida alcoólica, a casa oferece refrigerante caseiro de gengibre, o Ginger Ale (R﹩7, 300ml), com açúcar orgânico e sem conservantes, também de produção própria.

Durante a pandemia, a casa atenderá uma quantidade limitada de clientes. Será necessário fazer reserva antecipadamente via inbox do perfil oficial de Instagram da marca (@vanderale).

Serviço: Rua Rua Siqueira Bueno, 1798, Belém
Horário de funcionamento: 4ª, 5ª e 6ª feiras das 16:20 às 23hs, sábados das 14:00 às 23hs
Contato: 11988540052

Lançamentos

Epica & Brouwerij Kazematten

Foto: Divulgação

A colab saiu a Belgian Lager que infelizmente só irá ser vendida na Europa. (clique aqui)

Goose Island

Foto: Divulgação

A safra 2020 da Bourbon County chegou ao país e está disponível de um modo diferente. (clique aqui)

Barco

Foto: Divulgação

A cervejaria traz o rótulo Barco Lager, lançada em garrafas de 600ml, em breve estará disponível também na versão long neck. A Barco Lager já está disponível na loja virtual da marca (encheocopo.com) e em breve deve ser encontrada nos demais pontos de vendas atendidos pela cervejaria em todo o país.

Narcose

A cervejaria traz dois novos rótulos, Belgian Strong Blonde Ale, com aromas frutados típicos da levedura belga. E a Belgian Tripel apresenta uma complexidade ainda maior que a primeira, traz aromas de pão acompanhados de ésteres frutados e fenólicos da fermentação da levedura belga. Vendas diretas no site da marca.

Everbrew & Avós

Reprodução: Instagram

Da colab nasceu a Ever Granny, uma Juicy IPL extremamente aromática, muito saborosa, frutas cítricas maduras. Disponível na Casa Avós e nos bares e empórios parceiros.

Bodebrown

Foto: Divulgação

O Brasil e a Austrália se unem no mais novo lançamento da cervejaria Bodebrown. A novidade é a Lupulol Galaxy Maracujá & Manga IPL, que mistura uma base de ‘’India Pale Lager’’ com toques tropicais de frutas como Manga e Maracujá, além de doses do lúpulo australiano Galaxy. Ela já está disponível no formato de lata de 473 ml. Pode ser encontrada em bares, empórios e lojas de todo o país, além da loja virtual da fábrica.

 

Atualizados? Semana que vem voltamos com mais resumão! Cheers!

#BeeRewindSemana37

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.