fbpx

Bora que a edição 36 do BeeRewind separou alguns assuntos que agitaram o mercado cervejeiro esta semana e começamos com…

Chegou

Foto: Divulgação

Um rótulo histórico foi lançado pela Cerveja Blumenau na última quinta-feira (1º). A marca, que tem o nome da capital brasileira da bebida, conecta a história com o atual momento da região neste mercado com a Cerveja Blumenau Bock Feldmann. A identidade visual e o conceito da cerveja homenageiam a mais longeva fábrica que funcionou na cidade: a Cervejaria Feldmann. O líquido, no entanto, relata a evolução do mercado cervejeiro, já que maltes e lúpulos foram produzidos no Vale Europeu.

O estilo não foi escolhido por acaso. De acordo com os registros, a Feldmann lançou a primeira Bock produzida no Brasil, no início do século XX. A cervejaria funcionou por cerca de 60 anos: foi aberta em 1898 e a última produção aconteceu em 1954. O local que abrigou a fábrica é hoje um memorial, localizado no bairro da Vila Itoupava.

Para criar a Cerveja Blumenau Bock Feldmann, a equipe da marca não só foi autorizada como também resgatou memórias da cervejaria com os integrantes da família – entre eles Dona Ella Feldmann, aos 96 anos.

O teor alcoólico é de 5,7% e o índice de amargor é de 10 IBUs (índice que vai de 0 a 120).

Tomou a sua Bitter ?

Aconteceu no dia 8 de setembro a edição do Bitter Day, que reuniu diversas cervejarias para fazer o rótulo dos estilos Ordinary Bitter, Best Bitter ou Strong Special Bitter. Abaixo, as cervejarias que ainda tem as cervejas deste estilo e que estão no Movimento:

Cervejarias e brewpubs participantes:

Espirito Santo: Mestra
Goiás: Dona Lupulina
Mato Grosso: Cervejaria Heresia / Cervejaria LaCerva / Cervejaria Louvada / Cervejaria Rondonópolis
Mato Grosso do Sul: Bonito Beer Cervejaria
Minas Gerais: Cervejaria KUD
Paraná: Ade Bier / Divino Malte / Fábula Cervejas Especiais
Rio de Janeiro: Brewpoint
Rio Grande do Sul: Babel / Brew up / Cervejaria Alcebier / Cervejaria B73 / Cervejaria Divisa / Cervejaria Ruizoca / Cervejaria Salva / Donner / Fat Bull Beer / Front Bier / Galeza / Green Head / La Birra Cervejaria / Marek Cervejaria / Nahualli / Nave / Old Captain / Olimpia Cervejeira / Roca Cervejaria / Rübebeer Cervejas Artesanais / Ruradelica / Stier / Titans Cervejas Especiais / Traum / Velho Ebrio / Veterana / Zagaia Cervejaria / Zapata Cervejaria Rural /
Santa Catarina: Armada Cervejeira / Balburdia Cervejaria / Biertal / Enigma / Kaingang / Marchand Beer Co. / Öluns Cervejaria
São Paulo: Bela Beer / BR Brew Cervejaria / Casamalte / Cerveja 77 / Cervejaria Bragantina / Cervejaria Garoa / Cervejaria Karma / Cervejaria Sorocabana / Cervejaria Velvet / Itaici Cervejaria / Maltesa / Roquer SP / Soma Cervejaria

Crescimento

Foto: Diego Senaro

Com apenas três anos no mercado a Cervejaria Slod, localizada no polo das cervejas artesanais, no Jardim Canadá comemora a boa fase da empresa. Os sócios Cristhian Ayres e Rauzer Pereira fundaram a empresa em maio de 2018 e de lá pra cá a empresa triplicou seu número de funcionários, obteve um crescimento relevante na pandemia, e passaram a capacidade de produção de 20 mil litros por mês para 100 mil litros por mês. O crescimento previsto para 2021 é de 108%, ou seja, mais do que o previsto.

“Enquanto muitas empresas fecharam durante a pandemia, ou se enfraqueceram, a Slod apresentou um crescimento considerável. Aproveitamos o momento, para poder crescer, fomentar nossas relações, e pensar na ampliação da nossa planta industrial. Durante esse período critico não dispensamos nenhum funcionário, não recorremos a empréstimos, focamos na venda pelo e-commerce, procuramos ajudar nossos parceiros”, fala Rauzer, sócio da Slod.

A Campanha “Não Vamos Desistir” foi criada para estimular diversos restaurantes, bares e pontos de venda da cervejaria, fomentando o movimento nestes locais. “Com essa ação nós incentivamos o cliente a consumir nesses lugares, e com isso vários donos de bares conseguiram manter suas contas em dia”, comenta Rauzer.

Como na maioria das artesanais a Slod nasceu do sonho de seus sócios de se firmar como cervejaria independente priorizando a qualidade como diferencial, e tudo começou no quintal de casa.

“Já são três anos de muito aprendizado, e de lá para cá, o crescimento foi praticamente orgânico com muito trabalho e com ênfase na formação de uma equipe de alta performance desta forma estamos conseguindo crescer no mercado”, afirma Rauzer.

A Slod tem como missão trabalhar com insumos de qualidade e procedência, produção com qualidade, capital próprio, expertise na equipe comercial e a partir dessas premissas, o lucro e o crescimento vem de forma natural.

A empresa hoje concentra 99% das vendas nos pontos de vendas, supermercados, bares e restaurantes. “Somos hoje uma micro-cervejariapremium, acreditamos que nossa expertise na área comercial é nossa vantagem competitiva nesse mercado tão disputado”, afirma Rauzer.

Com 9 rótulos nas prateleiras, as campeãs de venda são a Pilsen, IPA e a American Wheat – Lemon. Mas ainda tem a APA, Pale Ale – Extra Special Bitter, NEIPA, DryStout Cacau, AmberLager e a Double IPA que é o próximo lançamento.

A Slod tem ainda planos audaciosos para os próximos meses: lançamento de novos rótulos, ampliação da planta industrial, prevista para novembro, estão dobrando a capacidade de adega e uma nova cozinha de 2500 litros que entra em breve em funcionamento.

Qual eu Bebo?

A degustação da semana é com o rótulo da Bodebrown, vem ler! (clique aqui)

Lançamentos

Vintage Craft Beer & Abutres

Da colab, nasce a Triple Kill, uma Triple Juicy IPA feita com os lúpulos, Simcoe, Citra, Mosaic e Ekuanot, além Idaho Gem e o tratamento enzimático com B-Glicosidase, que potencializa os processos do lúpulo. Disponível nos bares parceiros da marca e nos sites e-commerce.

Demonho

Mais dois lançamentos a cervejaria traz ao mercado: Cabeça Vazia Oficina Do Diabo, uma Double IPA que também traz um perfil híbrido de West Coast com Juicy. A outra é a Baphomet, Double IPA que reúne características de Juicy e West Coast IPA. Disponível nos bares parceiros da marca e nos sites e-commerce.

Satélite

A cervejaria traz o rótulo Crispy Planet, uma Rye Lager com adição massiva dos lúpulos Columbus, Hallertau Blanc e Mandarina Bavaria. Disponível nos bares parceiros da marca e nos sites e-commerce.

Atualizados? Semana que vem voltamos com mais resumão! Cheers!

#BeeRewindSemana36

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.