fbpx

Bora conferir o que foi assunto no mundão cervejeiro e separamos na edição 36 do BeeRewind? Começando o resumão da semana com…

Novidade

Tudo começou quando os consumidores que gostam da cerveja Spaten, eleita a melhor puro malte do mercado (ranking Estadão Paladar de fevereiro/2023), passaram a pedir uma caneca especial da marca em comentários nas redes sociais. A caneca, criada para filmes e conteúdos nas redes sociais e que já é símbolo de cerveja alemã e da Oktoberfest, logo caiu no gosto dos seguidores da marca. Foram tantos pedidos, que a cerveja oficial da Oktoberfest de Blumenau resolveu não só atender, como surpreender. A marca chamou, ninguém menos, que o ator e diretor Selton Mello para anunciar aos fãs da cerveja – criada em 1397 na Alemanha -, que a caneca não só chegou ao mercado, como terá edição especial a ser enviada como presente para alguns sortudos. A boa-nova foi anunciada em vídeo postado nas redes sociais da cerveja e do ator que participou da criação do roteiro do filme junto com a marca.

A ação, criada pela agência GUT, mostra em grande estilo, Selton vestido com roupa de gala e tendo como pano de fundo um cenário luxuoso. O ator aparece dando a notícia aos sortudos, citando alguns dos ganhadores. A encenação é tão irreverente – mas, com o evidente toque irônico – que é difícil não prestar atenção acreditando se tratar de um verdadeiro apresentador de premiação de cinema, já que o ator cria todo um clima para enaltecer os consumidores que estiveram à frente de seu tempo e pediram a caneca mesmo antes de ela existir. A melhor novidade vem na sequência: o anúncio de que esses consumidores, que deixaram mensagens nas redes pedindo a caneca, vão receber uma versão de colecionador – canecas numeradas e exclusivas como um reconhecimento de Spaten aos visionários. O nome de todos os sortudos é apresentado ao final do vídeo, como em créditos de filmes.

“Os consumidores já desejavam a caneca de Spaten antes mesmo de ela ser oficialmente lançada. Por isso, criamos junto ao Selton Mello, uma forma de premiar todos os visionários que comentaram nas redes sociais da marca com uma edição numerada, feita para colecionadores”, reforça Julia Mota, diretora de Criação da GUT São Paulo.

Mesmo criada para compor os materiais de divulgação de Spaten, a caneca ganhou repercussão nas redes sociais e os fãs da marca já queriam adquirir a sua. No filme, nomes dos felizardos – vencedores das canecas exclusivas – são lidos por Selton Mello.

“Spaten celebra a cerveja desde a primeira Oktoberfest do mundo e quando o público pediu a caneca foi uma perfeita sintonia com o que estávamos pensando para homenagear essa festa tão tradicional. Mesmo quem não visitou uma Oktoberfest sabe que as pessoas conhecem a tradição de tomar uma cerveja gelada em uma caneca de vidro. É um hábito comum no universo da cerveja e queremos presentear os consumidores com uma versão especial, cheia de detalhes que ajudam a transformar esse hábito em uma experiência única. Agora, a Caneca Spaten celebra não só a cultura cervejeira e a aproximação da Oktoberfest 2023, como também funciona como reconhecimento pela participação dos nossos consumidores”, diz Joice Carvalho, Head de Marketing de Spaten.

E quem não ganhar a versão numerada da Caneca Spaten em primeira mão? Tem pra todo mundo! Afinal, a cerveja que teve força para atravessar quase sete séculos se mantendo relevante, não chegaria até aqui para deixar seus seguidores na vontade.

A caneca de Spaten, que está disponível no site e no aplicativo de entrega de bebidas, Zé Delivery, tem um design exclusivo e promete ser o grande destaque da próxima edição da Oktoberfest de Blumenau, que acontece em outubro. Com detalhes que reforçam a tradição da marca e conferem à caneca uma experiência única, o design ainda conta com uma curvatura interna que ajuda a direcionar o líquido para a ponta da língua – região mais sensível ao sabor do malte, traz linhas que ajudam a deixar a cerveja ainda mais refrescante e um fundo mais espesso que mantém o líquido gelado por mais tempo.

Gostinho de Brasil

Uma das bebidas preferidas dos brasileiros, a cerveja ganha mais adeptos ano a ano. O mercado aquecido tem reflexo direto nas cervejarias que, somente em 2022, segundo o Anuário da Cerveja, produzido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ganhou 180 novos estabelecimentos – o que representa um crescimento de 11,6% em comparação ao ano anterior. No total, existem 1.729 empresas do setor no país. Mas a bebida produzida em terras tupiniquins também tem potencial para chegar ao consumidor estrangeiro. De 9 a 11 de outubro, elas contarão com um trampolim para a comercialização dos seus produtos no exterior por meio do Exporta Mais Brasil – Rodada de Negócios de Cervejas Especiais 2023, que será promovido por Sebrae e ApexBrasil, no Rio de Janeiro.

As cervejarias têm até 17 de setembro para se inscrever no evento, onde estarão presentes compradores da América do Norte, América do Sul e Europa. No total, 30 empresas serão selecionadas.

Para participar é necessário possuir registro válido no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além de atuar no setor de Cervejas Especiais. Confira o regulamento completo.

“O consumidor internacional está cada vez mais interessado em experimentar sabores novos e diferentes, e as cervejas brasileiras têm tudo a oferecer para atender a essa demanda. Um exemplo de como as cervejas brasileiras podem aproveitar seus sabores diferenciados para conquistar clientes internacionais é a Catharina Sour, o primeiro estilo de cerveja brasileiro. Essa cerveja contém malte de trigo e frutas, o que confere à bebida um sabor único e exótico. Mas nosso cardápio vai muito além”, argumenta a analista de competitividade do Sebrae, Mayra Viana. “Com produtos de alta qualidade, as cervejarias brasileiras independentes têm tudo para se tornarem exportadoras. A rodada é uma oportunidade importante para elas mostrarem sua capacidade e conquistarem novos clientes internacionais.”

A analista do Sebrae conta ainda que, além de apresentar seus produtos aos compradores internacionais, os empresários poderão conhecer um pouco mais sobre as demandas das cervejas especiais ao redor do mundo e criar um networking com outros profissionais do setor. As empresas ofertantes terão reuniões com os potenciais compradores durante o evento, que acontece dias antes da Mondial de la Bière – principal festival internacional de cervejas artesanais da América Latina, que acontece anualmente no Rio de Janeiro.

Ambev Tech

Ainda que nos últimos anos tenha acontecido um avanço no debate sobre a importância das mulheres no mercado de TI, a participação delas ainda é muito baixa. No Brasil, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) apontam que apenas 20% dos profissionais de TI são mulheres. Quando o recorte é para as lideranças na área de tecnologia a participação é ainda menor. Segundo uma pesquisa de 2020, promovida pela KPMG, em parceria com a Harvey Nash, apenas 11% das lideranças globais de tecnologia são mulheres.

Para aumentar a participação das mulheres em cargos técnicos de maior senioridade na área de desenvolvimento, a Ambev Tech, hub de tecnologia da companhia, capacitou 27 mulheres com o Eleve.Elas. Desde novembro as desenvolvedoras selecionadas que atuam na Ambev Tech, e nas plataformas do Zé Delivery e do BEES, participaram de uma formação focada em arquitetura de software.

Além do conteúdo do curso, todas as mulheres tiveram mentorias realizadas com profissionais da companhia que as ajudaram a complementar os conteúdos das aulas. Somado a isso, as participantes tiveram acesso a nano-cursos e certificações extras da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), a partir de uma parceria da Ambev Tech com a entidade de ensino.

Ao final da formação, as participantes se dividiram em grupos para desenvolver um projeto de MVP – sigla em inglês para Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável, que significa construir a versão mais simples e enxuta de um produto, empregando o mínimo possível de recursos, para entregar a principal proposta de valor da ideia – para o app Zé Delivery. As vencedoras do desafio ganharam uma bolsa integral para os cursos de curta duração em tecnologia da FIAP.

“Por meio da escuta ativa identificamos a necessidade de criar esse projeto. A ideia é, num curto e médio prazo, que essas mulheres ocupem os cargos de engenharia de dados. Após os ciclos de avaliação, vamos analisar os pontos de evolução delas e entender os de melhoria para trabalharmos nas mentorias que seguem mesmo após a conclusão do programa, para fechar esses gaps e acelerar essa virada de função. Foi muito legal participar do júri e ver a qualidade dos projetos apresentados. Sabemos do desafio de ter mulheres em posição de liderança técnica no mercado de tecnologia e ver esse programa acontecendo aqueceu o meu coração. Elas elevaram o nível!”, afirma Fabi Reinert, Head de Engenharia da Ambev Tech.

As participantes da iniciativa destacam que além de estarem se desenvolvendo e aprendendo sobre uma nova área, o programa tem gerado uma identificação entre as participantes. “Sou desenvolvedora na Ambev Tech há 4 anos e tenho participado do Eleve.Elas há alguns meses. O programa tem sido libertador. No meu dia a dia eu não atuo com muitas mulheres desenvolvedoras, mas agora com o programa, duas vezes por semana eu estou em uma sala onde só tem mulher. A gente pode trocar ideia, conhecer coisas novas e o mais importante: podemos trilhar essa jornada e conquistar o nosso espaço na tecnologia”, relata Priscila Graziele, desenvolvedora na Ambev Tech.

Além de desenvolver tecnicamente as participantes, a iniciativa visa também potencializar suas soft skills e outras competências, preparando-as para desafios de cargos mais seniores. Para promover mais diversidade e inclusão na companhia, a empresa tem também vagas afirmativas em aberto, com foco em mulheres, pessoas pretas ou pardas e PCDs. Os interessados podem checar todos os detalhes e se inscrever para o processo seletivo neste site.

Intervenção Artística

Rimon Guimarães é um dos artistas mais celebrados do Paraná atualmente. Do lambe-lambe às pinturas – passando por desenhos, fotografias, instalações e performances – ele se consolidou como um dos traços mais reconhecidos na cidade de Curitiba. Mais do que isso, no mundo: são mais de 27 países ao redor do globo que contam com murais produzidos por Rimon.

Neste último dia 3, o artista apresentou mais uma obra de arte, um pouco diferente do comum: um mural produzido a partir de 6.800 garrafas de vidro retornáveis de Corona, cerveja da Ambev que tem Curitiba como cidade piloto da iniciativa, onde 100% das long necks que a marca distribui são retornáveis. A obra está instalada no parcão do Museu Oscar Niemeyer (MON) até o dia 10 de setembro, trazendo diversas alusões a Curitiba e o Paraná, como a araucária, símbolo do estado presente na obra do artista; já o pôr do sol, eternizado em um cartão postal como o Museu Oscar Niemeyer, fica ao centro.

Além da arte, Rimon Guimarães conta que o projeto com a Corona surgiu da ideia de trazer conscientização para os consumidores, uma vez que nem todos sabem que as long necks da marca são 100% retornáveis na cidade. “Nosso conceito foi de prestar uma homenagem a Curitiba e ao Paraná como um todo, principalmente em um local como o MON, tão querido pela gente”, explica o artista. “É uma honra ter uma obra minha no parcão, ainda mais essa que chama a atenção para a importância da sustentabilidade, tão relevante nos dias atuais”.

Corona é a primeira marca de cerveja a trazer ao Brasil uma garrafa long neck premium retornável e transparente, com uma proposta de diminuição do impacto ambiental, convidando o consumidor a fazer a diferença e estimulando a economia circular com a recompra do vidro, reduzindo o desperdício e a necessidade de reprocessamento.

Após lançar sua primeira long neck retornável em Curitiba, a marca da Ambev convocou pontos de venda, como bares e restaurantes, em julho deste ano, para somarem forças e se tornarem também pontos de coleta das garrafas reutilizáveis. Além disso, os consumidores podem retornar as garrafas ao fazer qualquer pedido via aplicativo Zé Delivery. Desde o lançamento, em 2022, mais de 800 pontos de venda na cidade adotaram a Corona long neck 100% retornável. A novidade, vale ressaltar, também está disponível em todas as cadeias de supermercado da cidade e no Zé Delivery, fazendo com que todas as garrafas de Corona comercializadas na capital paranaense possam ser reutilizadas na cadeia produtiva. O objetivo de Corona é, em breve, substituir 100% de suas garrafas atuais pelas retornáveis em todo o Brasil.

CBLOL

A Heineken 0.0, patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), promoverá pelo segundo ano consecutivo o Halftime Show, apresentação musical durante o intervalo do evento, que este ano acontece no dia 9 de setembro no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, em Recife (PE).

Com objetivo de se conectar com a comunidade gamer e tornar a final do Campeonato ainda mais emocionante, a Heineken 0.0 irá levar um artista de grande relevância para o cenário competitivo de esportes eletrônicos para uma apresentação inédita na final do CBLOL 2023. Durante o show, o público presente no evento receberá uma pulseira personalizada, que irã brilhar com estímulos sonoros em sintonia com as músicas da apresentação, fazendo com que os fãs tenham uma experiência imersiva.

Além disso, a marca terá um bar exclusivo no local do evento, e os copos também serão especiais, com uma personalização única e com tecnologia de realidade aumentada, através de um filtro no Instagram, que responde ao layout do copos, o público presente na final poderá fazer conteúdos com elementos e animações conectados com a apresentação do Halftime Show.

Em 2022, a marca apresentou o primeiro show de intervalo da história do cenário competitivo de LoL, com show da dupla de DJs Cat Dealers e do grupo de hip hop Haikaiss.

“Ficamos muito contentes em viabilizar novamente o Halftime Show. Mais do que nunca, estamos evidenciando que games e socialização andam juntos, celebrando a cultura gamer junto com o público e os fãs de League of Legends. Através do DNA de inovação da Heineken 0.0, buscamos promover a melhor experiência para a comunidade e, estar junto deles nessa ocasião que é tão importante, nos deixa contentes e motivados para, cada vez mais, dedicar ações e momentos de especiais para os gamers e players”, afirma Igor de Castro, gerente sênior de marketing da marca Heineken 0.0 no Brasil.

“A final do CBLOL é uma celebração muito aguardada pela comunidade por ser um momento de entretenimento completo, assim como já é de costume nos eventos da Riot pelo mundo. Com a participação de parceiros como a Heineken, que sempre inova e impacta a audiência de forma única, conseguimos ampliar a experiência e torná-la ainda mais marcante à comunidade. Os fãs saem ganhando e é isso que é nosso grande objetivo”, afirma Diego Martinez, gerente geral da Riot Games.

O evento é criação da Riot Games e toda a ativação da marca Heineken no CBLOL é cocriada e produzida pela Red Door e 3C Gaming.

Premiadas

Georges Schnyder, Pedro Butelli e Mariella Lazaretti / Foto: Divulgação

A Hocus Pocus ganhou quatro prêmios em diferentes categorias na premiação do Melhores da Taça, da Revista Prazeres da Mesa que aconteceu nesta última terça-feira (5/09) em São Paulo. Foram elas: Melhor Cerveja com a Elephants’ Graveyard; Melhor Cervejaria do Brasil; Excelência em Carta de Cerveja SP, com o bar aberto em Pinheiros e também com a unidade carioca em Botafogo. É a Hocus Pocus espalhando sua magia através da cerveja e se destacando no mercado com mais de 500 mil litros de cervejas artesanais vendidas por ano.

Premiada 2

A Ambev conquistou 17 medalhas no Brazil Beer Cup 2023 com as marcas Antártica, Michelob, Bohemia, Brahma, Colorado, Wäls e Goose. O Brasil Beer Cup, o primeiro concurso de cervejas a ser liderado por um time exclusivo de mulheres, uniu 80 jurados de 16 nacionalidades para avaliar mais de 3 mil rótulos inscritos, que resultaram para a Ambev quatro medalhas de ouro, seis de prata e sete de bronze.

“Estamos honrados com essa conquista no Brasil Beer Cup deste ano. Essas medalhas refletem nosso compromisso com a excelência na produção de cerveja e a paixão que investimos em cada cerveja que criamos. Estamos ansiosos para continuar inovando e produzindo cervejas com a cara do Brasil” afirma Elisa Urbano, Head of Beer da Ambev.

Em destaques estão as cervejas da Bohemia, com Bohemia Confraria ganhando ouro, Bohemia Imperial e Bohemia Reserva com medalhas de bronze, e Bohemia 3 Fidalgas com prata. As marcas Antárctica e Michelob também ganharam medalhas de bronze. A premiação ainda reconheceu cervejas como Wäls Dubbel (ouro), Wäls Belgian Witte (ouro), Colorado Appia (ouro), Brahma Duplo Malte Black (prata), Brahma Duplo Malte Block (prata), Wäls Tripel (prata), Goose Yellow Line (prata), Brahma Duplo Malte Trigo (bronze), Colorado IPAçoca (bronze), Goose Honkers (bronze) e Goose IPA (prata).

Copa Cervezas de América

Foto: Divulgação

A lista com os nomes dos jurados responsáveis por avaliar as melhores cervejas da histórica edição de número 10 da Copa Cervezas de América acabou de ser divulgada. Dezesseis dos mais gabaritados profissionais do ramo cervejeiro da América Latina e de países como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha estarão na cidade de Valdivia, no Chile, entre os dias 6 e 12 de novembro em uma grande celebração à cerveja. E as cervejarias que não quiserem perder a oportunidade de terem seus rótulos avaliados por esses craques têm apenas até o dia 14 de setembro, próxima quinta-feira, para se inscreverem pelo link: https://materiales.copacervezasdeamerica.com/lp-copa-pt

Paola Fernández, sócia da Copa Cervezas de América, o quadro de juízes deste ano é um dos pontos altos da 10ª edição. “Sermos considerados a mais importante e tradicional competição cervejeira do continente é um orgulho, mas também é uma grande responsabilidade. Vamos contar com nomes locais e com juízes com larga experiência em competições americanas e europeias. Nossos participantes serão avaliados com uma visão cervejeira mais ampla e global do que nunca. É uma oportunidade incrível!”, ressalta Paola.

As cervejarias brasileiras podem tirar qualquer dúvida sobre o regulamento, inscrição, descontos e envio diretamente com a embaixadora local, Aline Ferreira. Ela está disponível pelo link: https://linktr.ee/copacervezasdeamerica

The Town

Di Ferrero / Foto: Divulgação

Lagunitas trouxe um bar em formato de nave espacial para o The Town 2023 a fim de comunicar a campanha “Californian for Real” onde abduziram um pedaço da Califórnia para o festival. A nave oferece uma atmosfera única, onde os convidados tem a oportunidade de se conectar com a marca e conhecer mais sobre o estilo de vida californiano, estado de origem da cervejaria.

Di Ferrero, vocalista da banda NX Zero, fez uma visita marcante no espaço da cerveja durante o The Town 2023. O evento, que já é conhecido por reunir grandes nomes da música ganhou ainda mais destaque com a presença carismática de Di.

Além de Di Ferrero, também passaram pelo espaço da Lagunitas, Deco Neves, Juvi, Babi Thomaz, Marcelo Tofani entre outros convidados da marca. Lagunitas ofereceu aos presentes uma experiência californiana de alta qualidade, complementando com a IPA mais querida dos festivais de música. Essa combinação de boa música, boa companhia e cerveja especial tornou o espaço da Lagunitas um dos pontos altos do The Town 2023.

Vagas abertas

Foi dada a largada! Está aberta mais uma temporada de inscrições para o tão aguardado Programa de Trainee 2024 da Ambev. Nesta edição, os interessados poderão escolher o Trainee que mais se identificam: Generalista ou Supply Chain. Ao escolher pelo Trainee Generalista, o participante terá contato direto com diversas áreas, que buscam entender as necessidades dos clientes e consumidores e desenvolvem soluções inovadoras, como Financeiro, Marketing, Vendas, Tecnologia, Bees, Zé Delivery, Gente & Gestão, Jurídico e Relações Corporativas.

Quem optar por Supply Chain poderá atuar no processo de fabricação dos líquidos, na logística de distribuição dos produtos, na negociação de insumos e até na produção do malte. O candidato terá contato direto com as Cervejarias, Refrigeranteras, Maltarias, Verticalizadas, Centro de Excelência, Centros de Distribuição, Centro de Engenharia, Centro de Inovação e Tecnologia Cervejeira e o Escritório de Suprimentos e Sustentabilidade.

Além do Trainee, também estão abertas as inscrições para os programas de Estágio e Representa – voltado exclusivamente para pessoas autodeclaradas negras. Os candidatos também poderão escolher qual mundo Ambev mais se identificam: Business ou Supply.

A Ambev passou por uma transformação no seu negócio e, hoje, mais do que uma empresa de bebidas, tem a visão de se tornar uma plataforma, unindo consumidores, clientes, fornecedores e todo o ecossistema para gerar crescimento compartilhado, com mais razões para brindar. Nessa jornada, os programas da companhia estão ainda mais alinhados à evolução cultural dos últimos anos e às estratégias de negócio, além de estarem focados no desenvolvimento e preparação dos participantes para que eles possam assumir grandes desafios.

“Em cada edição dos nossos programas buscamos talentos que tragam novas competências para a companhia, que sejam curiosos, tenham um perfil colaborativo e inovador. Que sejam capazes de desenvolver uma nova estratégia, mas também de executá-la, transformando o nosso negócio. Além disso, os candidatos precisam se identificar com a nossa cultura e ter vontade de construir um futuro com mais razões para brindar”, afirma Illana Kern, Diretora de Atração e Desenvolvimento de Gente da Ambev.

Para tornar os programas ainda mais inclusivos, a Ambev não limita a escolha dos candidatos por faculdade ou curso. Para o programa de Trainee o pré-requisito é ter graduação concluída entre dezembro de 2021 a dezembro de 2023. Já para os programas de estágio é ter formação prevista para dezembro de 2024 até dezembro de 2025.

Sobre o Representa, voltado exclusivamente para pessoas autodeclaradas negras, seu objetivo é promover mais equidade racial no mercado de trabalho. Mais do que um programa de atração, é um programa de desenvolvimento, onde todos os selecionados têm direito a realizar curso de inglês e mentorias. Além de suporte jurídico, psicológico e um salário extra ao início da jornada na companhia para que possam se organizar na nova rotina. O Representa também faz parte da agenda de inclusão produtiva da companhia que busca gerar oportunidades de capacitação, trabalho e renda.

Durante o processo seletivo, os candidatos dos programas de estágio passarão, ao todo, por quatro etapas: inscrição, game, etapa de vídeo, desafio Ambever. Já no Programa de Trainee serão cinco etapas: inscrição, testes online, entrevista, desafio Ambever e painel final.

As inscrições para o Trainee e os programas de Estágio e Representa já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 25 de setembro. Os interessados podem se inscrever e saber mais sobre os programas pelo link aqui.

Prontinho, atualizados! Semana que vem tem mais resumão cervejeiro da semana!

Cheers!

 

#BEEREWINDSemana36

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.