fbpx

Bora começar a semana conferindo o que foi assunto no mundão cervejeiro e está aqui no beerewind? Começando com…

World Beer Awards

A premição dos vencedores acontece no dia 25 de agosto, mas já tem cervejaria do BR que saiu premiada. Teve Avós, Eisenbahn, St. Patrick’s Beer e entre outros. A lista final sairá neste link aqui.

Pesquisa cervejeira

Com a missão de levantar dados do comportamento desse público, trazer essas informações para a sociedade e colaborar com as tomadas de decisões dos profissionais que compõem o mercado cervejeiro, está no ar a 3ª edição da pesquisa Retrato dos consumidores de cervejas. As respostas podem ser enviadas até o dia 31 de agosto pelo link: https://bit.ly/3cVCp2K

Save The Date

Acontece nos dia 7 a 11 de dezembro a nova edição do Mondial de La Biére RJ, agora com cinco dias de curtição. Ainda não se sabe se terá a edição paulista =/ .

Dia dos Pais

Foto: Divulgação

A Cervejaria Doktor Brau fechou parcerias com a Óticas Carol, do Grupo Ribeiro, e com a Óticas Ultrafarma, do Grupo Mourad, para a campanha de Dia dos Pais de 2022. Com o slogan “Meu Paizão, Meu Herói”, as marcas vão promover uma ação especial para comemorar a data com um presente exclusivo.

Na compra de um óculos de grau completo ou um óculos solar da marca Aramis, o cliente ganha uma cerveja artesanal da Doktor Brau. A promoção vai até o dia 31 de agosto ou enquanto durarem os estoques. Serão 22 lojas da Óticas Carol e 7 lojas das Óticas Ultrafarma participando da ação.

Dia Internacional da Cerveja

Foto: Divulgação

Se tem uma coisa que é a essência do brasileiro é sentar no bar e pedir uma cerveja geladinha, chegar em casa e abrir uma gelada pra descansar, juntar os amigos para celebrar enquanto brindam. E é sob esses pretextos que foi criado o Dia da Cerveja, comemorado em mais de 200 cidades em todo mundo para cada um à sua maneira, enaltecer a existência dessa bebida tão querida por todos e, claro, valorizar os encontros e a possibilidade de ser feliz com trocas leves em cada um deles.

E para celebrar essa data em um país tropical como o Brasil, que quando o assunto é cerveja não faltam oportunidades para se refrescar, Devassa escolheu estar ao lado das Pretas Cervejeiras, um grupo criado a partir da união de seis mulheres pretas, com diferentes estilos de vida e profissão, mas com um ponto em comum: a paixão pela cerveja.

A ação que estreou dia 2/8 no Instagram de Devassa ( devassa) e das Pretas Cervejeiras ( pretascervejeiras) e foi ao ar até o dia da cerveja (5/8), trouxe um conteúdo voltado para quem valoriza tanto a degustação da cerveja como a reunião com os amigos. Conta curiosidades sobre a data, sobre a bebida, tradições em torno dela, sempre acompanhado de Devassa Puro Malte, uma cerveja refrescante, e feita com maltes 100% naturais, adaptada para o paladar e para o clima brasileiro.

“Queremos valorizar a cerveja de um jeito autêntico, destacando os atributos que o produto carrega e também valorizando o que nos une em torno dela” conta Ilana Boukai, Gerente de Marketing da marca.

Save the Date 2

A Amstel Ultra, única cerveja puro malte com apenas 72 calorias e sem glúten, desembarca no coração do centro da cidade de São Paulo com o Amstel ULTRA MOMENTS. O evento, realizado em parceria com a agência Atenas, é totalmente gratuito, traz ao público a oportunidade de experienciar atividades físicas outdoor, mergulhar nas sonoridades da programação musical e, acima de tudo, contar momentos no Vale do Anhangabaú, nos dias 13 e 14 de agosto. Para realizar a reserva de um par de ingressos, basta acessar o site oficial e seguir as instruções. Os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 8 de agosto e o resgate pode ser feito até 14 de agosto, estando sujeito a disponibilidade.

Link: https://ultramoments.amstelbrasil.com

Campanha

O Dia Internacional da Cerveja teve um sabor especial em 2022. Este ano, a população pode celebrar a data, dia 5 de agosto, fora do isolamento social, e escolher livremente onde e como brindar. Seja em casa, num bar, na balada ou com os amigos. Mas, poucas pessoas fazem ideia do que está por trás de cada brinde. Qual impacto do mercado da cerveja na economia, na sociedade e no desenvolvimento de um país? Cada gole traz consigo uma história, muito trabalho e o sustento de famílias e de uma grande cadeia de produção. E é por isso que o Grupo Petrópolis aproveitou a data e apresentou a a campanha “Muito Mais que Cerveja” e celebrar a história da cerveja, desde a plantação das matérias-primas até o momento que a bebida mais apreciada do país chega, de preferência bem gelada, nas mãos do consumidor.

Além da campanha, para celebrar a data e a potência da indústria cervejeira, o Grupo realizou uma ação nos dias 5, 6 e 7 de agosto no cinema Petra Belas Artes, em São Paulo. Antes de cada sessão de cinema, um vídeo da campanha mostrou a cadeia de produção das cervejas do Grupo Petrópolis. Após a sessão, o público foi presenteado com kits comemorativos do Dia da Cerveja.

Mais informações sobre todas estas ações você encontra em https://www.grupopetropolis.com.br/sustentabilidade/relatorio-de-sustentabilidade/

Lúpulo nacional

Foto: Divulgação

Depois de frutas, verduras e até mesmo flores, chegou a vez de um ingrediente essencial na produção da cerveja ser plantado sem a necessidade de utilizar o solo: o lúpulo. A produção vertical do insumo no Brasil começará a ser experimentada em ambiente fechado e controlado em São Paulo por meio da técnica de hidroponia. Essa novidade, que marca também o Dia Internacional da Cerveja, só será possível porque o Projeto Fazenda Santa Catarina, da Ambev, e a agtech 100% se uniram para fomentar e incentivar a cultura do lúpulo brasileiro.

Nos últimos anos, a 100% Livre, que tem a maior e mais produtiva fazenda vertical da América Latina, utilizou a técnica para produzir alimentos mais saudáveis, saborosos, livres de agrotóxicos e de maneira mais sustentável. A partir de agora, a agtech, com o apoio da Ambev, vai utilizar as tecnologias do seu laboratório Sprout Labs para criar possibilidades de cultivo e desenvolvimento de lúpulo em ambiente controlado.

“Com a nossa tecnologia e expertise, vamos agora aprofundar e estudar a viabilidade técnica e econômica, junto com a área de pesquisa e desenvolvimento da Ambev, para desenvolver o lúpulo nacional em ambiente controlado”, afirma Diego Gomes, CEO e sócio fundador da 100% Livre. No momento, a empresa testa quatro cultivares diferentes do insumo cervejeiro e já começa a obter respostas distintas do que foi visto no campo, como, por exemplo, uma variedade que não se adaptou bem ao Brasil, dando resultados bem positivos. “Se o propósito da parceria for alcançado, poderemos produzir toneladas de lúpulo indoor”, afirma.

Diferentemente do que acontece com as hortaliças na fazenda vertical da 100% Livre, o lúpulo não será cultivado em prateleira. A estratégia é fazer andares de cinco metros de altura para conseguir trabalhar verticalmente. Atualmente, o que está sendo feito são estudos de produtividade nesse formato, um modelo que ainda não é utilizado na produção de ingredientes cervejeiros.

“O lúpulo no Brasil ainda está no estágio inicial de desenvolvimento, de forma que toda a tecnologia aplicada e conhecimento obtido de outras culturas são muito bem-vindos. Poder participar dessa frente de hidroponia indoor em larga escala, sem dúvida, é algo disruptivo e vai nos trazer grandes aprendizados. É mais uma forma de fomentar a cadeia de lúpulo no país”, comemora Felipe Sommer, Coordenador do Projeto Fazenda Santa Catarina, da Ambev.

O cultivo em ambiente protegido possibilita a produção durante todo o ano, sem depender de fatores externos: desde a iluminação, água e temperatura, incluindo os nutrientes e produtos químicos que são controlados. Nesse processo, também é possível ter economia de água, já que o sistema hidropônico utilizado no ambiente requer apenas 5% da quantidade necessária na produção convencional, e reduzir a emissão de carbono lançado na atmosfera.

Lançamento

Foto: Pedro Pontes

A cerveja Avós, marca especialista em Lagers conhecida e querida por sua hiperatividade criativa, apresenta a terceira edição da Não IPA, linha que homenageia senhoras adoráveis que por algum motivo, não foram avós ou bisavós. A Não IPA 3, batizada de Tia Angela, chega às torneiras e geladeiras da Casa Avós, e pdvs parceiros, com muito, mas muito aroma e história para contar.

Esta India Pale Lager brinda a personalidade acolhedora, afetiva e alto astral de Angela, a tia vista como “mãe” de todos os sobrinhos que estavam de passagem pela cidade onde mora, Vitória -Espírito Santo. Carinhosamente chamada de Angelita, a homenageada da vez é prima de Mariana Silveira, sócia da Avós, e boa companhia para todas as horas. A carismática personagem da vida real empresta sua leveza e alegria ao novo rótulo da Cerveja Avós.

A Não IPA 3 tem visual dourado e levemente turvo, espuma generosa e entrega ao consumidor uma explosão de aromas tropicais que lembram manga e abacaxi, com sutil toque resinoso. A presença de ésteres (compostos gerados pela fermentação) mais evidente, garante uma cerveja com maior complexidade e potência de aromas e amargor.

A novidade está disponível em chope ou lata (R$38/473ml) na sede da marca, a charmosa Casa Avós e também pdvs parceiros.

 

Atualizados? Semana que vem tem mais resumão cervejeiro! Cheers!

#beerewindSemana31

By Henrique Carnevalli

Viciado em música, Pirado na fase psicodélica do Ronnie Von e Corinthiano. Lupúlomaníaco e Beer Sommelier formado no ICB.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.